2025
Laboratório de Análise de Dados Qualitativos em Turismo
Nome: Laboratório de Análise de Dados Qualitativos em Turismo
Cód.: SOC15059D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Turismo
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular é dotar os alunos com conhecimento, aptidões e competências para:
. Identificar os procedimentos inerentes à análise de dados qualitativos mais adequados à investigação a desenvolver.
. Selecionar e saber aplicar a análise de dados com base nos pressupostos e procedimentos previstos no âmbito de cada técnica, na investigação em turismo.
. Compreender aprofundadamente o procedimento de análise de conteúdo.
. Adotar o software mais adequado para o tratamento e análise de diferentes tipos de dados qualitativos em turismo.
. Identificar os procedimentos inerentes à análise de dados qualitativos mais adequados à investigação a desenvolver.
. Selecionar e saber aplicar a análise de dados com base nos pressupostos e procedimentos previstos no âmbito de cada técnica, na investigação em turismo.
. Compreender aprofundadamente o procedimento de análise de conteúdo.
. Adotar o software mais adequado para o tratamento e análise de diferentes tipos de dados qualitativos em turismo.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à análise qualitativa
2. Preparação e organização dos dados
3. Análise de conteúdo
3.1. Codificação de dados
3.1.1. Diferentes tipos de identificação de categorias
3.1.2. O processo de codificação
3.3. Cross-case analysis: Identificação de padrões e diferenças entre casos
3.4. Interpretação de resultados e conclusões
4. A partilha dos resultados através publicações científicas
2. Preparação e organização dos dados
3. Análise de conteúdo
3.1. Codificação de dados
3.1.1. Diferentes tipos de identificação de categorias
3.1.2. O processo de codificação
3.3. Cross-case analysis: Identificação de padrões e diferenças entre casos
3.4. Interpretação de resultados e conclusões
4. A partilha dos resultados através publicações científicas
Métodos de Ensino
No decorrer das aulas existirão momentos de exposição oral de novos conceitos e orientações gerais dos procedimentos de tratamento e análise de dados, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, software específico de tratamento e análise de dados qualitativos, artigos científicos, livros e outros materiais que se mostrem relevantes em cada momento, bem como se recorrerá em muitos momentos à aplicação de exercícios práticos, de resolução coletiva ou individual, presencialmente ou à distância. A componente letiva da unidade curricular estrutura-se recorrendo a 3 tipologias de contacto, a que correspondem um total de 30 horas teórico-práticas de ensino, sendo 24 horas de contacto presencial e 6 horas de contacto à distância, em modo assíncrono ou síncrono.
Avaliação
De acordo com o regulamento académico da Universidade de Évora, os alunos podem escolher entre avaliação contínua ou por exame.
Época normal (Avaliação contínua e Exame Normal):
Participação no exercício de recolha de dados em contexto real (20%) + Trabalho individual (80%).
Exame (Épocas recurso e/ou especial):
Participação no exercício de recolha de dados em contexto real (20%) + Exame escrito (80%)
Época normal (Avaliação contínua e Exame Normal):
Participação no exercício de recolha de dados em contexto real (20%) + Trabalho individual (80%).
Exame (Épocas recurso e/ou especial):
Participação no exercício de recolha de dados em contexto real (20%) + Exame escrito (80%)
Bibliografia
Aurini, J., Heath, M., and Howells, S. (2022). Selecting the right tools for the job. The How to of Qualitative Research (2nd edition). Sage.
Clark, T.; Foster,L.; Sloan, L. & Bryman, A. (2021). Bryman's Social Research Methods. 6th Ed. Oxford University Press.
Creswell, J. & Creswell, J. (2022). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 6th Ed. Sage.
Creswell, J. (2016). 30 Essential Skills for the Qualitative Researcher. Sage Publishing.
Hillman,W. & Radel, K. (2018). Qualitative Methods in Tourism Research: Theory and Practice. Channel View Publications.
Silverman, D. (2011). Interpreting qualitative data: A guide to the principles of qualitative research. (4 Ed.). Los Angeles: Sage Publications.
Yin, R.K. (2016). Qualitative research from start to finish. 2nd Edition. New York | London: The Guilford Press.
Clark, T.; Foster,L.; Sloan, L. & Bryman, A. (2021). Bryman's Social Research Methods. 6th Ed. Oxford University Press.
Creswell, J. & Creswell, J. (2022). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 6th Ed. Sage.
Creswell, J. (2016). 30 Essential Skills for the Qualitative Researcher. Sage Publishing.
Hillman,W. & Radel, K. (2018). Qualitative Methods in Tourism Research: Theory and Practice. Channel View Publications.
Silverman, D. (2011). Interpreting qualitative data: A guide to the principles of qualitative research. (4 Ed.). Los Angeles: Sage Publications.
Yin, R.K. (2016). Qualitative research from start to finish. 2nd Edition. New York | London: The Guilford Press.