2024

Língua - Português

Nome: Língua - Português
Cód.: LLT11045M
2.5 ECTS
Duração: 15 semanas/65 horas
Área Científica: Línguas e Literaturas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O Programa de Língua Portuguesa (Iniciação) para os estudantes do Master TPTI visa, essencialmente, iniciar e desenvolver uma competência comunicativa básica em Língua Portuguesa, de modo a capacitar os estudantes a uma aprendizagem eficaz e a uma interação prática e útil com a comunidade universitária e a sociedade portuguesa em geral.


 


Este Programa pretende ainda, complementarmente, apetrechar os alunos com noções elementares sobre a estrutura e as regras linguísticas do Português, de forma a aliar a correção gramatical à utilização funcional da língua (oral e escrita).

Conteúdos Programáticos

A - Áreas Temáticas e Lexicais


1.      Vida em sociedade: gostos, ocupações e actividades; tempos livres e desportos; países e línguas; no hotel; no banco


2.      Quotidiano: meios de transporte; família; refeições e bebidas; partes do dia, dias da semana, meses do ano; numerais ordinais; rotina diária; movimentações;


B - Actos de Fala


1.      Apresentar e apresentar-se; cumprimentar, agradecer e despedir-se;  


2.      Localizar, descrever e pedir informações sobre lugares; falar de acções da vida quotidiana; falar de acções que decorrem no momento; expressar reacções pessoais (concordância, discordância, incerteza, satisfação, etc.)


C - Conteúdos Gramaticais


1.      Gramática da frase:


1.1 Estrutura da frase simples;


1.2 Tipos de frase (afirmativa, interrogativa, negativa).


2.      Gramática das palavras:


2.1 Artigos;


2.2 Determinantes possessivos


2.3 Substantivos (géneros e número)


2.4 Pronomes (pessoais sujeito e reflexo; formas de tratamento);


2.5 Verbos no presente do indicativo: regulares terminados em “–ar”, “-er” e “.ir”; verbos fazer, ler, ir; verbos reflexos; ir + infinitivo


2.6 Preposições (de, em);


2.7 Expressões interrogativas


3.      Gramática dos sons:


3.1 Fonética (sons portugueses, vogais/ditongos orais e nasais, consoantes);


      3.2 Grafia (ortografia, pontuação e acentuação).

Métodos de Ensino

-    Audição de gravações;


-    Visionamento de imagens;


-          Exercícios de compreensão/expressão oral e escrita;


-          Exercícios de aplicação de regras gramaticais;


-          Diálogo;


-          Leitura;


 


-          Produção de texto (resposta a questionário, bilhete informal, título, diálogo, comentário pessoal, relato, anedota...).

Avaliação

Oralidade: valoriza-se a progressão observada ao longo das sessões presenciais.


Escrita: prova escrita de avaliação, no final.

Bibliografia

CARMO, Leonete. Olá! Como está?. (Livro de Textos e Livro de Actividades), Lisboa, Lidel, 2004. [Unidades 1-4].


CUNHA, Celso e LINDLEY CINTRA, Luís. Nova Gramática do Português Contemporâneo (9ª ed.), Lisboa, Sá da Costa, 1992.


 


Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 2002.

Equipa Docente