Língua - Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O Programa de Língua Portuguesa (Iniciação) para os estudantes do Master TPTI visa, essencialmente, iniciar e desenvolver uma competência comunicativa básica em Língua Portuguesa, de modo a capacitar os estudantes a uma aprendizagem eficaz e a uma interação prática e útil com a comunidade universitária e a sociedade portuguesa em geral.
Este Programa pretende ainda, complementarmente, apetrechar os alunos com noções elementares sobre a estrutura e as regras linguísticas do Português, de forma a aliar a correção gramatical à utilização funcional da língua (oral e escrita).
Conteúdos Programáticos
A - Áreas Temáticas e Lexicais
1. Vida em sociedade: gostos, ocupações e actividades; tempos livres e desportos; países e línguas; no hotel; no banco
2. Quotidiano: meios de transporte; família; refeições e bebidas; partes do dia, dias da semana, meses do ano; numerais ordinais; rotina diária; movimentações;
B - Actos de Fala
1. Apresentar e apresentar-se; cumprimentar, agradecer e despedir-se;
2. Localizar, descrever e pedir informações sobre lugares; falar de acções da vida quotidiana; falar de acções que decorrem no momento; expressar reacções pessoais (concordância, discordância, incerteza, satisfação, etc.)
C - Conteúdos Gramaticais
1. Gramática da frase:
1.1 Estrutura da frase simples;
1.2 Tipos de frase (afirmativa, interrogativa, negativa).
2. Gramática das palavras:
2.1 Artigos;
2.2 Determinantes possessivos
2.3 Substantivos (géneros e número)
2.4 Pronomes (pessoais sujeito e reflexo; formas de tratamento);
2.5 Verbos no presente do indicativo: regulares terminados em “–ar”, “-er” e “.ir”; verbos fazer, ler, ir; verbos reflexos; ir + infinitivo
2.6 Preposições (de, em);
2.7 Expressões interrogativas
3. Gramática dos sons:
3.1 Fonética (sons portugueses, vogais/ditongos orais e nasais, consoantes);
3.2 Grafia (ortografia, pontuação e acentuação).
Métodos de Ensino
- Audição de gravações;
- Visionamento de imagens;
- Exercícios de compreensão/expressão oral e escrita;
- Exercícios de aplicação de regras gramaticais;
- Diálogo;
- Leitura;
- Produção de texto (resposta a questionário, bilhete informal, título, diálogo, comentário pessoal, relato, anedota...).
Avaliação
Oralidade: valoriza-se a progressão observada ao longo das sessões presenciais.
Escrita: prova escrita de avaliação, no final.
Bibliografia
CARMO, Leonete. Olá! Como está?. (Livro de Textos e Livro de Actividades), Lisboa, Lidel, 2004. [Unidades 1-4].
CUNHA, Celso e LINDLEY CINTRA, Luís. Nova Gramática do Português Contemporâneo (9ª ed.), Lisboa, Sá da Costa, 1992.
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 2002.
Equipa Docente
- Maria Filomena Candeias Gonçalves [responsável]