2025
Linguística Portuguesa III
Nome: Linguística Portuguesa III
Cód.: LLT10864L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
No contexto de um 1º ciclo em Línguas e Literaturas, esta Unidade Curricular tem como objetivos de ODS, por um lado, promover a "aprendizagem e ensino" e, por outro, contribuir para a "investigação".
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A partir de competências e saberes de Linguística Geral e de Linguística Descritiva, adquiridos em unidades curriculares dos dois primeiros anos do Curso, esta unidade tem como objetivo perspetivar a língua portuguesa como entidade construída historicamente e à qual são inerentes a variação e a mudança. São objetivos específicos da UC: a) Proporcionar o contacto com o objeto e os métodos da Linguística Histórica e da História da Língua; b) Caracterizar a mudança como propriedade intrínseca da língua; c)Traçar um quadro geral da diacronia do português; d) Desenvolver competências relativas ao conhecimento da memória textual da língua portuguesa. No final do semestre os alunos deverão estar em condições de: a) Reconhecer as distintas fases evolutivas da língua portuguesa; b) Identificar as suas principais mudanças estruturais); c) Descrever e explicar algumas dessas mudanças; d) Comentar textos escritos de distintas épocas (em especial do português antigo.
Conteúdos Programáticos
1. A língua no tempo e os tempos da língua; 1.1. Mudança linguística e diacronia; 1.1.1. Problemas teóricos e metodológicos; 1.2. A periodização da história da língua portuguesa: principais propostas de periodização. Períodos e sua exemplificação por meio de textos: português antigo, português médio, português clássico e português moderno. 2.Do texto à língua e a língua dos textos; 2.1. O texto antigo: questões filológicas e linguísticas; 2.2. Diacronia das estruturas fundamentais e sua análise em textos de vários períodos; 2.3. Fenómenos fonéticos de natureza sintagmática e paradigmática; 3.3.1. Evolução fonética do Latim ao Português atual: tipos de fenómenos. Exercícios; 2.4. Aspetos de morfologia e de sintaxe histórica (traços fundamentais) através de textos de diversos períodos; 2.5. Aspetos do léxico; 2.6. Comentário linguístico de textos. NOTA: O comentário de textos realizar-se-á no decurso do tratamento de cada um dos pontos anteriores.
Métodos de Ensino
As sessões presenciais (4h) consistem na apresentação de certos conteúdos, ilustração prática e discussão dos temas do programa, completadas com a realização de exercícios cuja correção caberá aos alunos com a supervisão do docente ou a exposição, pelos estudantes, dos resultados de pesquisa individual ou em grupo. O aprofundamento de algumas matérias será realizado por meio de recensões bibliográficas, da leitura de textos, da consulta de dicionários históricos e sítios especializados na rede. As tutorias facultam auxílio metodológico e bibliográfico para os trabalhos individuais e para a realização de tarefas ou exercícios.
Avaliação
A) Avaliação contínua: (RAUE) ? O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino.
A Avaliação Contínua terá por base os seguintes elementos:
a) uma prova de frequência (60 %);
b) um teste escrito a meio do semestre ou um pequeno trabalho escrito individual que deverá ter um mínimo de 12-15 pp. (40%) a ser apresentado oralmente.
B) Avaliação final: O regime de exame constará apenas de uma prova escrita (100%), havendo lugar a oral caso a nota obtida nesta prova se situe entre os 8 e 9,4 valores (sem arredondamento).
Calendário da avaliação
Avaliação contínua - a ser estabelecido de comum acordo com os alunos;
Avaliação final: de acordo com a Comissão de Curso e o Conselho Pedagógico.
A Avaliação Contínua terá por base os seguintes elementos:
a) uma prova de frequência (60 %);
b) um teste escrito a meio do semestre ou um pequeno trabalho escrito individual que deverá ter um mínimo de 12-15 pp. (40%) a ser apresentado oralmente.
B) Avaliação final: O regime de exame constará apenas de uma prova escrita (100%), havendo lugar a oral caso a nota obtida nesta prova se situe entre os 8 e 9,4 valores (sem arredondamento).
Calendário da avaliação
Avaliação contínua - a ser estabelecido de comum acordo com os alunos;
Avaliação final: de acordo com a Comissão de Curso e o Conselho Pedagógico.
Bibliografia
BANZA, A. P. & GONÇALVES, M. F. (2018), Roteiro de História da Língua. Évora: UNESCO Chair in Intangible Heritage and traditional Know-how: Linking heritage. Disponível em: http://www.catedra.uevora.pt/unesco/index.php/unesco_de/Investigacao/Publications/Books/Roteiro-de-Historia-da-Lingua-Portuguesa
CARDEIRA, E. (2006), O essencial sobre a História do Português, Lisboa, Caminho.
CARDEIRA, E. (2021), Gramática histórica do português europeu, São Paulo, Parábola.
CASTRO, I. (2006), Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.
BROCARDO, M. T. (2014), Tópicos de História da Língua Portuguesa, Lisboa, Colibri.
CASTRO, I. (2006), Introdução à História do Português, Lisboa: Colibri.
FARACO, C. A. (2019), História do Português, São Paulo Parábola.
MATTOS e SILVA, R. V. (2006), O português arcaico (fonologia, morfologia e sintaxe), São Paulo, Contexto.
NUNES, J. J. ( 1989), Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa (Fonética e Morfologia), 9ªed., Lisboa, Clássica Editora.
CARDEIRA, E. (2006), O essencial sobre a História do Português, Lisboa, Caminho.
CARDEIRA, E. (2021), Gramática histórica do português europeu, São Paulo, Parábola.
CASTRO, I. (2006), Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.
BROCARDO, M. T. (2014), Tópicos de História da Língua Portuguesa, Lisboa, Colibri.
CASTRO, I. (2006), Introdução à História do Português, Lisboa: Colibri.
FARACO, C. A. (2019), História do Português, São Paulo Parábola.
MATTOS e SILVA, R. V. (2006), O português arcaico (fonologia, morfologia e sintaxe), São Paulo, Contexto.
NUNES, J. J. ( 1989), Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa (Fonética e Morfologia), 9ªed., Lisboa, Clássica Editora.
Equipa Docente
- Maria Filomena Candeias Gonçalves [responsável]
