2023

Seminário de Investigação

Nome: Seminário de Investigação
Cód.: HIS13227M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Património Cultural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo deste seminário é levar cada aluno a apresentar o Plano de trabalho para a tese de mestrado, enunciando o “estado da arte” sobre o seu objecto de estudo, a problemática, os objectivos, os recursos, as metodologias e o calendário de execução. A participação dos alunos em cada sessão tem em vista esse objectivo final, sendo que ao longo das sessões os mestrandos deverão adquirir/desenvolver as seguintes competências:
- Capacidade de reflectir sobre os principais aspectos teóricos que intervêm na conceptualização das várias tipologias de Património Cultural, partindo dos enfoques de outras áreas científicas;
- Capacidade de análise conceptual e de reflexão crítica acerca das problemáticas relacionadas com as diferentes tipologias de património cultural e dos contextos e circunstâncias histórico- culturais da sua produção e apreensão;
- Capacidade para desenvolver investigação nas diferentes áreas do Património Cultural.

Conteúdos Programáticos

Este seminário visa proporcionar aos alunos de 2º Ciclo uma actualização teórica, acompanhada de metodologias e de instrumentos de trabalho tendo em vista a elaboração de um projecto consistente com vista à elaboração da dissertação ou relatório de estágio.

Temas iniciais fixos:
- A escolha dos temas de estudo: exequibilidade, adequação e pertinência;
- A formulação da investigação: a pesquisa, a determinação, selecção, crítica, interpretação e utilização das fontes; as leituras complementares;
- Definição da metodologia e o tratamento dos dados;
- Normativa da redacção e apresentação da dissertação.
A formação ministrada é depois centrada no projecto individual de cada mestrando, do qual se espera uma participação activa em cada sessão com reflexões, análises e trabalho sobre contribuições teóricas na sua área.

Métodos de Ensino

Embora assentes num corpus teórico sobre o percurso da investigação em Ciências Sociais, as sessões do Seminário serão essencialmente práticas, permitindo o debate sobre os diversos temas e metodologias reconhecidos como de interesse para os projectos de tese dos mestrandos.

Avaliação contínua:Desenvolvimento de um trabalho escrito contendo os aspectos teóricos e o "estado da arte” ligados com o seu tema de trabalho; um cronograma até à entrega do trabalho final e uma proposta do Plano de Dissertação ou Relatório de Estágio (90%), com apresentação oral (10%).
Exame: Entrega de um trabalho com conteúdos similares ao descrito para a avaliação contínua (100%).




Bibliografia

Berthelot, Jean-Michel (ed.) (2001). Epistémologie des sciences sociales. Paris: PUF.
Bryman, Alan. (2008). Social research methods. Oxford: Oxford University Press.
Eriksen, Anne. (2014). From antiquities to heritage - transformations of cultural memory. New York: Berghahn
Kaeble, Hartmut. (1995). La recherche européenne en histoire sociale comparative (XIXe-XXe siècle). Actes de la Recherche en Sciences Sociales. Paris, 106-107, p.67-79.
Messenger, Phyllis Mauch; Smith, George S. (eds.). (2014). Cultural heritage management - a global perspective. Gainesville: University Press of Florida.
Neuman, William Lawrence. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston: Pearson Education. (6ª ed.)
Øyen, Else (ed.) (1992). Comparative methodology: theory and practice in Internacional Social Research. Londres: Sage Publications.
Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Equipa Docente