2024
Modelos Paradigmas e Itinerários Monumentais
Nome: Modelos Paradigmas e Itinerários Monumentais
Cód.: HIS13184M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Património Cultural
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Estudo das ideias interpretativas, dos modos de registo e do conhecimento da valorização de lugares e complexos construtivos especialmente definidos como arquétipos da percepção estética e da intervenção cultural na longa duração, conducentes à compreensão das noções de monumentalidade e património monumental nos Estudos em Património e temáticas correlativas com os estudos em História da Arte, das formas arquitectónicas e urbanas e sua gestão.
Conteúdos Programáticos
1. Modelos e abordagens da monumentalidade: espaço, lugar e paisagem; Natureza e construção cultural; identidade e memória.
2. Modelos sagrados, religiosos e simbólicos e a expressão dos arquétipos: as tipologias antigas, a cidade, o templo e a peregrinação.
3. Modelos históricos e instauração dos itinerários: o modelo bíblico da Terra Santa, o referente helenístico das Sete Maravilhas e a consagração civilizacional e religiosa de Roma.
4. Os modelos monumentais e a fixação das tipologias arquitetónicas e sua conotação imagética e civilizacional; o monumento como didática.
5. Modelos e itinerários monumentais: as descobertas arqueológicas e especulações estéticas dos sécs. XVI-XVII, ao Grand Tour e redescoberta do Oriente de sécs. XVIII-XIX.
6. Modelos cosmopolitas: renovação urbana e confrontos revivalistas.
7. Modelos utópicos e distópicos: das paisagens e territórios imaginários à recriação arquitetónica e urbana nas Artes e literaturas; a reconstituição virtual e digital.
2. Modelos sagrados, religiosos e simbólicos e a expressão dos arquétipos: as tipologias antigas, a cidade, o templo e a peregrinação.
3. Modelos históricos e instauração dos itinerários: o modelo bíblico da Terra Santa, o referente helenístico das Sete Maravilhas e a consagração civilizacional e religiosa de Roma.
4. Os modelos monumentais e a fixação das tipologias arquitetónicas e sua conotação imagética e civilizacional; o monumento como didática.
5. Modelos e itinerários monumentais: as descobertas arqueológicas e especulações estéticas dos sécs. XVI-XVII, ao Grand Tour e redescoberta do Oriente de sécs. XVIII-XIX.
6. Modelos cosmopolitas: renovação urbana e confrontos revivalistas.
7. Modelos utópicos e distópicos: das paisagens e territórios imaginários à recriação arquitetónica e urbana nas Artes e literaturas; a reconstituição virtual e digital.
Métodos de Ensino
Lecionação de temas com recurso a meios auxiliares de ensino, conducente ao confronto expositivo com exemplos significativos e acompanhamento orientado do progresso de conhecimentos.
Avaliação contínua:?elaboração de um trabalho escrito, contendo um relatório crítico-descritivo de dois temas da unidade curricular(com registo das atividades programadas) (20%) e que contribua, em termos temáticos, para a realização de um Paper (com texto até 5000 caracteres, sem espaços incluídos, bibliografia e anexos não incluídos) (65%), com apresentação oral (15%).
Exame: Entrega de um trabalho escrito sobre tema acordado com a equipa docente (100%).
Avaliação contínua:?elaboração de um trabalho escrito, contendo um relatório crítico-descritivo de dois temas da unidade curricular(com registo das atividades programadas) (20%) e que contribua, em termos temáticos, para a realização de um Paper (com texto até 5000 caracteres, sem espaços incluídos, bibliografia e anexos não incluídos) (65%), com apresentação oral (15%).
Exame: Entrega de um trabalho escrito sobre tema acordado com a equipa docente (100%).
Bibliografia
AAVV. (1997). Science et Conscience du Patrimoine. Paris.
Adam, J.-P.; Blanc, N. (1989). Les Sept Merveilles du Monde. Paris.
Barkan, L. (1999). Unearthing the Past. Archaeology and Aesthetics in the making of Renaissance Culture. New Haven London.
Boyer, M. C. (1996). The City of Collective Memory. Historical Imagery and Architectural Entertainments. Massachusetts.
Choay, F. Alegoria do Património. Lisboa: vvs.eds.
Idem. (2007). A Regra e o Modelo. Sobre a Teoria da Arquitectura e do Urbanismo. Casal de Cambra.
Gombrich, E.H. (1999). The Uses of Image. Studies in the Social Function of Art. Londres.
Lowenthal, D. (2002). The Past is a Foreign Country. Cambridge.
Adam, J.-P.; Blanc, N. (1989). Les Sept Merveilles du Monde. Paris.
Barkan, L. (1999). Unearthing the Past. Archaeology and Aesthetics in the making of Renaissance Culture. New Haven London.
Boyer, M. C. (1996). The City of Collective Memory. Historical Imagery and Architectural Entertainments. Massachusetts.
Choay, F. Alegoria do Património. Lisboa: vvs.eds.
Idem. (2007). A Regra e o Modelo. Sobre a Teoria da Arquitectura e do Urbanismo. Casal de Cambra.
Gombrich, E.H. (1999). The Uses of Image. Studies in the Social Function of Art. Londres.
Lowenthal, D. (2002). The Past is a Foreign Country. Cambridge.