2024
Matrizes Clássicas da Literatura
Nome: Matrizes Clássicas da Literatura
Cód.: LLT14408M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta unidade busca desenvolver a capacidade de análise no quadro da receção dos clássicos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer e problematizar elementos teóricos matriciais definidos na literatura clássica.
2. Analisar criticamente géneros, caracteres e estruturas narrativas nos contextos específicos da literatura clássica.
3. Discutir os pressupostos da adaptação, transformação e subversão dos modelos clássicos.
4. Desenvolver capacidade de análise no quadro da receção dos clássicos.
2. Analisar criticamente géneros, caracteres e estruturas narrativas nos contextos específicos da literatura clássica.
3. Discutir os pressupostos da adaptação, transformação e subversão dos modelos clássicos.
4. Desenvolver capacidade de análise no quadro da receção dos clássicos.
Conteúdos Programáticos
1. Poética e Retórica: reflexões estético-literárias no quadro literário da Antiguidade Clássica.
2. Criação de modelos (géneros, caracteres, estruturas narrativas): hibridação, transformação, recomposição.
3. Receção:
3.1. Teorização da receção dos clássicos.
3.2. Reescritas e releituras na(s) literatura(s) posteriores: estudos de caso.
2. Criação de modelos (géneros, caracteres, estruturas narrativas): hibridação, transformação, recomposição.
3. Receção:
3.1. Teorização da receção dos clássicos.
3.2. Reescritas e releituras na(s) literatura(s) posteriores: estudos de caso.
Métodos de Ensino
Exposição crítica e articulada dos temas e textos propostos. Pesquisa, análise, discussão e síntese. Avaliação contínua e elaboração de um trabalho (100%) ou avaliação final (100%).
Bibliografia
Clarke, J. et alii (eds.), (2006). Epic Interactions. Perspectives on Homer, Virgil, and the Epic Tradition, Oxford: University Press.
Halliwell, S. (2002). The Aesthetic of Mimesis. Ancient Texts and Modern Problems. Princeton: University Press.
Highet, G. (2015). The classical tradition: Greek and Roman influences on Western literature. Oxford: University Press.
Kennedy, G. A. (1972), The Art of Rhetoric in the Roman World. Princeton: University Press.
Martindale, C. Thomas, F. (2006). Classics and the Uses of Reception. Oxford: Blackwell.
McDonald, Marianne (2003). The living art of Greek tragedy. Indiana University Press.
Rocha Pereira, M. H., Ribeiro Ferreira, J., Oliveira, F. (eds.) (2009). Horácio e a sua Perenidade. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.
Silk, M., Gildenhard, I., & Barrow, R. (2017). The classical tradition: art, literature, thought. West Sussex: Blackwell.
Halliwell, S. (2002). The Aesthetic of Mimesis. Ancient Texts and Modern Problems. Princeton: University Press.
Highet, G. (2015). The classical tradition: Greek and Roman influences on Western literature. Oxford: University Press.
Kennedy, G. A. (1972), The Art of Rhetoric in the Roman World. Princeton: University Press.
Martindale, C. Thomas, F. (2006). Classics and the Uses of Reception. Oxford: Blackwell.
McDonald, Marianne (2003). The living art of Greek tragedy. Indiana University Press.
Rocha Pereira, M. H., Ribeiro Ferreira, J., Oliveira, F. (eds.) (2009). Horácio e a sua Perenidade. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.
Silk, M., Gildenhard, I., & Barrow, R. (2017). The classical tradition: art, literature, thought. West Sussex: Blackwell.