2024
Literatura e Artes
Nome: Literatura e Artes
Cód.: LLT11245M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta uc pretende aprofundar, numa perspetiva comparativista, a reflexão em torno das relações entre a literatura e outras artes, e seus pressupostos epistemológicos e metodológicos. Aplicará essa reflexão à análise da produtividade do mito de Don Juan (na literatura, na ópera, na pintura, no cinema)
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aprofundar a problemática do relacionamento entre literatura e arte, promovendo uma reflexão centrada na ligação das artes visuais com a literatura.
Enriquecer, nos alunos, as suas competências estética, histórico-cultural e literária.
Desenvolver, nos alunos, as suas capacidades de abordagem comparativista do objecto artístico, nos seus suportes, linguagens e pressupostos.
Enriquecer, nos alunos, as suas competências estética, histórico-cultural e literária.
Desenvolver, nos alunos, as suas capacidades de abordagem comparativista do objecto artístico, nos seus suportes, linguagens e pressupostos.
Conteúdos Programáticos
1. Reflexão teórico-metodológica:
1.1 Teoria da Arte e Teoria da Literatura
1.2 A abordagem comparativista, intertextual e intersemiótica da relação entre a Literatura e as outras artes.
2. Reflexão estético-periodológica:
2.1 Do decadentismo à contemporaneidade: a beleza e o tempo.
3. Reflexão analítico-interpretativa:
3.1 Literatura e Mito
3.1.1 O Mito de Don Juan na Literatura, na Ópera, nas Artes Plásticas, no Cinema.
1.1 Teoria da Arte e Teoria da Literatura
1.2 A abordagem comparativista, intertextual e intersemiótica da relação entre a Literatura e as outras artes.
2. Reflexão estético-periodológica:
2.1 Do decadentismo à contemporaneidade: a beleza e o tempo.
3. Reflexão analítico-interpretativa:
3.1 Literatura e Mito
3.1.1 O Mito de Don Juan na Literatura, na Ópera, nas Artes Plásticas, no Cinema.
Métodos de Ensino
1. Sessões presenciais de cariz teórico-prático, em que predominarão as seguintes estratégias de ensino e de avaliação contínua (formativa, observação directa):
- exposição de noções epistemológicas e históricas, centrais aos conteúdos abordados;
- reflexão fundamentada em textos teóricos e críticos;
- exposição teórico-metodológica, com apoio visual, seguida de debate;
- leitura exploratória e dialógica dos textos ou obras propostos, para aplicação e/ou problematização das noções-chaves anteriormente expostas;
- registo das respectivas sínteses hermenêuticas.
2. Trabalho autónomo de investigação individual, materializado na produção escrita de um texto de índole científica, acompanhado pela docente, em que os alunos explorarão, em corpus que apropriadamente escolherem, a produtividade dos temas e noções desenvolvidos nas sessões presenciais. Este trabalho constituirá objeto de avaliação.
- exposição de noções epistemológicas e históricas, centrais aos conteúdos abordados;
- reflexão fundamentada em textos teóricos e críticos;
- exposição teórico-metodológica, com apoio visual, seguida de debate;
- leitura exploratória e dialógica dos textos ou obras propostos, para aplicação e/ou problematização das noções-chaves anteriormente expostas;
- registo das respectivas sínteses hermenêuticas.
2. Trabalho autónomo de investigação individual, materializado na produção escrita de um texto de índole científica, acompanhado pela docente, em que os alunos explorarão, em corpus que apropriadamente escolherem, a produtividade dos temas e noções desenvolvidos nas sessões presenciais. Este trabalho constituirá objeto de avaliação.
Bibliografia
Da Ponte, Lorenzo, Il dissoluto punito ossia Don Giovanni. Letteratura Italiana. http://www.letteraturaitaliana.net/pdf/Volume_7/t164.pdf
Molière, Don Juan ou Le Festin de Pierre. Comédie. Théâtre Classique. http://www.theatre-classique.fr/pages/pdf/MOLIERE_DOMJUAN.pdf
Molina, Tirso de, El Burlador de Sevilla. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/el-burlador-de-sevilla-0/html/d4e56189-b56f-427d-918b-03e170f7073f_2.html
Saramago, José (2005), Don Giovanni ou O dissoluto absolvido. Lisboa: Caminho
Zorrilla, José de, Don Juan Tenorio. Drama religioso-fantástico en dos partes. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/don-juan-tenorio-drama-religiosofantastico-en-dos-partes--0/html/ff68b298-82b1-11df-acc7-002185ce6064_2.html
Obras de Cézanne, Dalí, Duchamp, Gaudí, Klimt, Millais, Picasso, Pollock, Fragonard, P. Rego, Van Gogh e outros.
Filme: Don Juan De Marco, de Jeremy Leven e Francis Ford Coppola.
Molière, Don Juan ou Le Festin de Pierre. Comédie. Théâtre Classique. http://www.theatre-classique.fr/pages/pdf/MOLIERE_DOMJUAN.pdf
Molina, Tirso de, El Burlador de Sevilla. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/el-burlador-de-sevilla-0/html/d4e56189-b56f-427d-918b-03e170f7073f_2.html
Saramago, José (2005), Don Giovanni ou O dissoluto absolvido. Lisboa: Caminho
Zorrilla, José de, Don Juan Tenorio. Drama religioso-fantástico en dos partes. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/don-juan-tenorio-drama-religiosofantastico-en-dos-partes--0/html/ff68b298-82b1-11df-acc7-002185ce6064_2.html
Obras de Cézanne, Dalí, Duchamp, Gaudí, Klimt, Millais, Picasso, Pollock, Fragonard, P. Rego, Van Gogh e outros.
Filme: Don Juan De Marco, de Jeremy Leven e Francis Ford Coppola.
Equipa Docente
- Maria Antónia Sousa Monteiro da Cunha Lima [responsável]