2024
Problemas Aprofundados de Filosofia da Educação
Nome: Problemas Aprofundados de Filosofia da Educação
Cód.: FIL12650D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Identificar questões educativas relevantes na Filosofia Contemporânea
2. Reconhecer o valor da educação e da sua função estruturante e projetiva
3. Articular educação e compromissos societais e desafios existenciais
4. Enquadrar a fundamentação e o horizonte das investigações dos/as doutorandos/as
5. Compreender a referência filosófica para o aprofundamento do debate e das práticas educativas
2. Reconhecer o valor da educação e da sua função estruturante e projetiva
3. Articular educação e compromissos societais e desafios existenciais
4. Enquadrar a fundamentação e o horizonte das investigações dos/as doutorandos/as
5. Compreender a referência filosófica para o aprofundamento do debate e das práticas educativas
Conteúdos Programáticos
1. A importância da Filosofia na compreensão da educação
2. O que é um problema educativo do ponto de vista da Filosofia
3. Educação e mudanças paradigmáticas
3.1 A condição de cidadania global e o compromisso comunitário
3.2 Novos paradoxos e dilemas educativos
3.3 Novos desafios e novas configurações
4. O valor da educação e as dimensões éticas de educadores e professores
4.1 A ideia de bem comum e de bem educativo
4.2 A ideia do humano bom e do bem humano
4.3 A ideia de felicidade aplicada à educação
5. Educação em diferentes perspetivas: espaço de diálogo com doutorandos de acordo com as propostas de projeto
2. O que é um problema educativo do ponto de vista da Filosofia
3. Educação e mudanças paradigmáticas
3.1 A condição de cidadania global e o compromisso comunitário
3.2 Novos paradoxos e dilemas educativos
3.3 Novos desafios e novas configurações
4. O valor da educação e as dimensões éticas de educadores e professores
4.1 A ideia de bem comum e de bem educativo
4.2 A ideia do humano bom e do bem humano
4.3 A ideia de felicidade aplicada à educação
5. Educação em diferentes perspetivas: espaço de diálogo com doutorandos de acordo com as propostas de projeto
Métodos de Ensino
A metodologia recorre a técnicas heurísticas, criando situações que proporcionam atitudes de questionamento, definição e análise crítica de problemas e das respectivas soluções. Uma das sessões contará com a presença de professor/a convidado/a.
A avaliação será a contínua. Serão propostos trabalhos escritos com apresentação oral e relacionados com questões decorrentes do projecto de tese. Critérios de avaliação: 1) assiduidade (10%); 2) participação activa (10%); 3) redação de texto sobre uma das temáticas de um dos tópicos ou de relatório de aula, ambos com cerca de 12 p. (60%); 4) apresentação oral do trabalho (20%).
Do ponto de vista dos conteúdos, a apreciação terá como referência: (1) verificação de leituras e de conhecimentos; (2) identificação de capacidade de análise e compreensão de problemas; (3) identificação de capacidade de síntese e comentário; (4) identificação de capacidade de elaboração de um texto próprio em torno de uma problemática, com rigor e clareza.
A avaliação será a contínua. Serão propostos trabalhos escritos com apresentação oral e relacionados com questões decorrentes do projecto de tese. Critérios de avaliação: 1) assiduidade (10%); 2) participação activa (10%); 3) redação de texto sobre uma das temáticas de um dos tópicos ou de relatório de aula, ambos com cerca de 12 p. (60%); 4) apresentação oral do trabalho (20%).
Do ponto de vista dos conteúdos, a apreciação terá como referência: (1) verificação de leituras e de conhecimentos; (2) identificação de capacidade de análise e compreensão de problemas; (3) identificação de capacidade de síntese e comentário; (4) identificação de capacidade de elaboração de um texto próprio em torno de uma problemática, com rigor e clareza.
Bibliografia
Aristóteles ([2004]). Ética a Nicómaco. Trad. António Caeiro. Lisboa: Quetzal.
Bauman, Z. (2001). Modernidade Líquida. São Paulo: Ed. Zahar.
Carvalho, A. (2000). A educação e os limites dos direitos humanos: ensaios de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora.
Comte-Sponville, A., Ferry, L. (2000). A sabedoria dos modernos: dez questões para o nosso tempo. Lisboa: Instituto Piaget.
Cortina, A. (2005). Ciudadanos del mundo. Hacia una teoria de la ciudadania. Madrid: Alianza.
Cortina, A. (2007). Ética de la razon cordial; educar en la ciudadania en el siglo XXI. Oviedo: Nobel. Ciudadanos del mundo. Hacia una teoria de lla ciudadania. Madrid: Alianza.
Derrida, J. (1989). La pharmacie de Platon. Paris: Flamarion.
Nussbaum, M. (2010). Not for profit : why democracy needs the humanities. New Jersey: Princeton University Press.
Nussbaum, M. (2012). Crear capacidades. Propuesta para el desarrollo humano. Barcelona: Paidós.
Bauman, Z. (2001). Modernidade Líquida. São Paulo: Ed. Zahar.
Carvalho, A. (2000). A educação e os limites dos direitos humanos: ensaios de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora.
Comte-Sponville, A., Ferry, L. (2000). A sabedoria dos modernos: dez questões para o nosso tempo. Lisboa: Instituto Piaget.
Cortina, A. (2005). Ciudadanos del mundo. Hacia una teoria de la ciudadania. Madrid: Alianza.
Cortina, A. (2007). Ética de la razon cordial; educar en la ciudadania en el siglo XXI. Oviedo: Nobel. Ciudadanos del mundo. Hacia una teoria de lla ciudadania. Madrid: Alianza.
Derrida, J. (1989). La pharmacie de Platon. Paris: Flamarion.
Nussbaum, M. (2010). Not for profit : why democracy needs the humanities. New Jersey: Princeton University Press.
Nussbaum, M. (2012). Crear capacidades. Propuesta para el desarrollo humano. Barcelona: Paidós.
Equipa Docente
- Maria Teresa Carrasco Salvador Gonçalves Santos [responsável]