2023

Seminário III - Processos Geológicos

Nome: Seminário III - Processos Geológicos
Cód.: GEO14558D
3 ECTS
Duração: 30 semanas/78 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular pretende contribuir para dotar os estudantes de cultura científica relacionada com a geologia e processos geológicos, quer no âmbito teórico quer no das aplicações, enquanto proporciona um acompanhamento do progresso do trabalho de tese.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos são:
- estimular nos estudantes a curiosidade, interesse e cultura científica relacionada com as ciências geológicas, proporcionando-lhes autonomia científica e espírito crítico;
- permitir que os alunos tomem contato com trabalhos de investigação de ponta relacionados com a temática da Geologia nas suas diferentes dimensões e que conheçam os principais problemas a solucionar e as novas abordagens metodológicas;
- compreendam modelos científicos nesta área e que desenvolvam as capacidades de análise crítica;
- que sejam capazes de apresentar e discutir informação científica com outros estudantes e, em particular, com os docentes, investigadores, e com a comunidade científica em geral.

A aquisição destas competências pelo estudante será assegurada através da participação em seminários temáticos periódicos e da sua participação num encontro anual final, no qual participarão ativamente, apresentando o progresso dos seus trabalhos de tese.

Conteúdos Programáticos

Proporcionar aos estudantes conhecimentos avançados na área de Processos Geológicos, em particular nos seguintes domínios relevantes:

- Processos Orogénicos;
- Regimes transpressivos; da cinemática à dinâmica;
- Isótopos não convencionais;
- Técnicas micro-analíticas em Ciências da Terra;
- Modelação da deformação crustal;
- Sismotectónica;
- Reologia da Terra;
- Geocronologia de Processos Orogénicos.

Métodos de Ensino

O ensino será baseado em seminários na área de processos geológicos sobre os temas apresentados nos conteúdos programáticos, que incluem discussão crítica em que os estudantes são também intervenientes ativos. Haverá também acompanhamento tutorial dos estudantes, para preparação dos trabalhos a apresentar no workshop final. Neste encontro haverá apresentações orais dos estudantes que apresentam progressos dos trabalhos conducentes à tese de doutoramento, reservando-se uma parte do workshop para discussão científica. Sempre que possível haverá também uma contribuição escrita destes trabalhos, reflectindo-se em artigos a serem publicados.

A avaliação é qualitativa (Aprovado ou Reprovado) e será feita com base na participação ativa e crítica nos seminários realizados ao longo do ano (participação no mínimo em metade dos seminários para aprovação), assim como na apresentação final (obrigatória para aprovação).

Bibliografia

- Vários artigos científicos da atualidade sobre os temas tratados na unidade curricular.

- Allegre, C. J. (2008). Isotope Geology. Cambridge University Press: Cambridge.
- Nance, R. D; Murphy, J. B; Santosh, M. (2014). The Supercontint cycle: a retrospective essay. Gondwana Research, 25; 4-29.
- Santosh, M. 2010. A synopsis of recent conceptual models on supercontinent tectonics in relation to mantle dynamics, life evolution and surface environment. Journal of Geodynamics 50, 116–133.
- Turcotte D., 2014. Geodynamics, Cambridge University Press.