2023

Seminário de Investigação Avançada em História da Arte

Nome: Seminário de Investigação Avançada em História da Arte
Cód.: HIS14613D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História da Arte

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

Seminário que visa dotar os estudantes das competências conceptuais, teóricas e metodológicas necessárias à realização de uma tese de doutoramento na área científica de História da Arte.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo geral: dotar os estudantes das competências conceptuais, teóricos e metodológicos necessárias à realização de uma tese de doutoramento.
Objetivos específicos:
- Capacidade de definir, com rigor e clareza, o problema a investigar.
- Capacidade de fundamentar teoricamente o tema de estudo/investigação e os objetivos a atingir com a tese de doutoramento.
- Capacidade de definir e justificar as metodologias mais adequadas ao tema de estudo / investigação.
- Capacidade de demonstrar a relevância do tema de estudo/investigação no contexto do respetivo debate crítico e historiográfico.
- Capacidade de elaborar um projeto de investigação original, rigoroso e claro.

Conteúdos Programáticos

1. A natureza epistemológica da História da Arte enquanto área científica.
2. A problemática da investigação em História da Arte.
3. A fundamentação teórica e crítica da investigação em História da Arte: definir um tema/problema de investigação.
4. As opções / estratégias da investigação em História da Arte: da análise formal e estudo material dos objetos artísticos à documentação secundária.
5. A abordagem patrimonial da História da Arte.
6. As possibilidades da interdisciplinaridade.
7. Estruturas e normas do projeto de tese de doutoramento.
8. Estudos de caso.

Métodos de Ensino

Cada uma das alíneas do programa corresponde a uma sessão expositiva por parte de um dos docentes da unidade curricular. Após cada uma das sessões expositivas, os estudantes terão de elaborar uma tarefa fora das horas de contacto, correspondente a um ponto do projeto de tese, a qual deverá ser apresentada oralmente na sessão seguinte. Deste modo, a seguir às sessões correspondentes às alíneas 1 e 2 dos conteúdos programáticos, os discentes deverão apresentar os seus temas de doutoramento e justificar a sua relevância para a área da História da Arte. A seguir à alínea 3, dever ser apresentado o estado da arte relativo ao tema em estudo. No final do seminário, o projeto de tese deve estar concluído. As sessões expositivas serão intercaladas por sessões de apresentação oral das tarefas.
A avaliação é qualitativa (“aprovado” ou “não aprovado”) e incide nas apresentações orais e no resultado final do projeto de tese.

Bibliografia

Barral I Altet, X. (2018). História da Arte. Lisboa: Edições 70.

Bazin, G. (1989). História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes.

Belting, H. (1995). Art History after Modernism. The University of Chicago Press.

Danto, A. C. (1997). After the end of art. Contemporary art and the pale of history. Princeton University Press.

Didi-Huberman, G. (2017). Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Lisboa: Orfeu Negro.

Drucker, J. (2013). Is there a “Digital” art history? Visual Resources, 29 (1–2), 5–13.

Elkins, J. (2007). Is Art History Global?. Routledge.

Huys, V.; Vernant, D. (2019). Histoire de l’Art. Théories, méthodes et outils. Paris: Armand Colin.

Kultermann, U. (1996). Historia de la Historia del Arte. El caminho de una ciencia. Madrid: Akal.

Serrão, V. (2001). A Cripto-História da Arte. Lisboa: Livros Horizonte.

Shone, R.; Stonard, J.-P. (2013). The Books that Shaped Art History. From Gombrich and Greenberg to Alpers and Krauss. London.

Equipa Docente