2025
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso
Nome: Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso
Cód.: PSI13098L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conceptualizar o desenvolvimento, enquanto processo de transformação que ocorre ao longo de todo o ciclo vital.
2. Compreender os processos de desenvolvimento humano, de forma a ser capaz do investigar, descrever e explicar.
3. Conhecer as transformações desenvolvimentais que ocorrem ao longo da idade adulta e velhice, através da reflexão em torno das teorias do desenvolvimento e do contacto com essas 2 etapas do ciclo de vida.
4. Relacionar as diferentes trajetórias desenvolvimentais com os fatores que influenciam a sua construção e com os contextos em que ocorrem.
5. Conceptualizar as relações entre desenvolvimento e bem-estar papel do psicólogo na promoção deste, nomeadamente no processo de envelhecimento
2. Compreender os processos de desenvolvimento humano, de forma a ser capaz do investigar, descrever e explicar.
3. Conhecer as transformações desenvolvimentais que ocorrem ao longo da idade adulta e velhice, através da reflexão em torno das teorias do desenvolvimento e do contacto com essas 2 etapas do ciclo de vida.
4. Relacionar as diferentes trajetórias desenvolvimentais com os fatores que influenciam a sua construção e com os contextos em que ocorrem.
5. Conceptualizar as relações entre desenvolvimento e bem-estar papel do psicólogo na promoção deste, nomeadamente no processo de envelhecimento
Conteúdos Programáticos
1.O desenvolvimento ao longo do ciclo de vida.Desenvolvimento, contextos e construção de trajetórias de vida. Questões de investigação no estudo do desenvolvimento
2.A adultez e a velhice e o seu significado em termos evolutivos. Da adultez emergente ao adulto mais velho. O envelhecimento no contexto do desenvolvimento. Modelos teóricos do desenvolvimento do adulto
3.Aspetos do desenvolvimento do adulto. As transformações físicas e a vivência do corpo. O desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento socioafetivo e os seus contextos (as relações amorosas e a conjugalidade; a parentalidade e as relações intergeracionais na família; as relações de amizade e as redes sociais; o trabalho, a reforma e o lazer)
4.O conceitos de bem- estar e a sua relação com o desenvolvimento. O envelhecimento bem-sucedido. Riscos no envelhecimento. O lugar da psicologia na promoção do bem-estar ao longo do envelhecimento
2.A adultez e a velhice e o seu significado em termos evolutivos. Da adultez emergente ao adulto mais velho. O envelhecimento no contexto do desenvolvimento. Modelos teóricos do desenvolvimento do adulto
3.Aspetos do desenvolvimento do adulto. As transformações físicas e a vivência do corpo. O desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento socioafetivo e os seus contextos (as relações amorosas e a conjugalidade; a parentalidade e as relações intergeracionais na família; as relações de amizade e as redes sociais; o trabalho, a reforma e o lazer)
4.O conceitos de bem- estar e a sua relação com o desenvolvimento. O envelhecimento bem-sucedido. Riscos no envelhecimento. O lugar da psicologia na promoção do bem-estar ao longo do envelhecimento
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas apresentam-se os quadros teóricos, utilizando-se o questionamento e a discussão crítica. Procura-se orientar o estudo autónomo dos alunos e que este parta da exploração dum conjunto de questões levantadas nas aulas. Procura-se também, que os alunos entre em contactos com a investigação nesta área. Nas aulas práticas utilizam-se metodologias mais participativas, que promovam competências para investigar e pensar sobre diferentes aspectos do desenvolvimento.
Desta forma procura-se promover uma aprendizagem activa, centrada no estuante, que leve à construção de conhecimentos significativos, desenvolvendo o interesse pela investigação dos processo de desenvolvimento.
Desta forma procura-se promover uma aprendizagem activa, centrada no estuante, que leve à construção de conhecimentos significativos, desenvolvendo o interesse pela investigação dos processo de desenvolvimento.
Avaliação
REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA-75%de assiduidade
Inclui duas componentes de avaliação, sendo obrigatório ter mais de 9,5 em cada uma delas Componente 1 (50%)- prova escrita.Componente 2 (50%)-trabalho de grupo sobre o desenvolvimento e bem-estar ao longo da idade adulta, sua apresentação e discussão (80%) e análise duma artigo de investigação sobre processos de desenvolvimento (20%). A análise deste artigo pode ser substituída pela participação numa investigação, na área do desenvolvimento. Para os estudantes, com regimes especiais, que não possam ter a assiduidade às aulas e queiram integrar este regime de avaliação o trabalho de grupo é feito individualmente sem apresentação na aula
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL Prova escrita com duas partes, uma delas de natureza mais prática ( cada uma das partes do exame corresponde a 50% do resultado final). Esta última parte do exame, pode ser substituída pela classificação obtida na componente 2 da avaliação contínua
Inclui duas componentes de avaliação, sendo obrigatório ter mais de 9,5 em cada uma delas Componente 1 (50%)- prova escrita.Componente 2 (50%)-trabalho de grupo sobre o desenvolvimento e bem-estar ao longo da idade adulta, sua apresentação e discussão (80%) e análise duma artigo de investigação sobre processos de desenvolvimento (20%). A análise deste artigo pode ser substituída pela participação numa investigação, na área do desenvolvimento. Para os estudantes, com regimes especiais, que não possam ter a assiduidade às aulas e queiram integrar este regime de avaliação o trabalho de grupo é feito individualmente sem apresentação na aula
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL Prova escrita com duas partes, uma delas de natureza mais prática ( cada uma das partes do exame corresponde a 50% do resultado final). Esta última parte do exame, pode ser substituída pela classificação obtida na componente 2 da avaliação contínua
Bibliografia
Arnett, J. J. (2014). Emerging adulthood: The winding road from the late teens through the twenties (2nd Ed.). Oxford University Press.
Fonseca, A. M. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores.
Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto.
Marchand, H. (2005). A idade da sabedoria Maturidade e envelhecimento. Porto: Ambar.
Paúl, C. & Ribeiro, O. (Eds) (2012). Envelhecimento ativo. Lidel. Porto
Ryff, C. (2023) Contributions of eudaimonic well-being to mental health practice . Mental Health anda Social Inclusion, 27 (4):276-283.
Whitbourne, S.K., & Whitbourne, S.B (2017). Adult Development and Aging: Biopsychosocial Perspectives, 7th Edition. New York: Wiley. ISBN: 111842519
Fonseca, A. M. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores.
Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto.
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Paúl, C. & Ribeiro, O. (Eds) (2012). Envelhecimento ativo. Lidel. Porto
Ryff, C. (2023) Contributions of eudaimonic well-being to mental health practice . Mental Health anda Social Inclusion, 27 (4):276-283.
Whitbourne, S.K., & Whitbourne, S.B (2017). Adult Development and Aging: Biopsychosocial Perspectives, 7th Edition. New York: Wiley. ISBN: 111842519