2024
Análise da Prática Psicomotora
Nome: Análise da Prática Psicomotora
Cód.: DES13911L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Pretende-se compreender a potencialidade da prática psicomotora em contexto educacional, através da observação e intervenção direta com crianças, ao nível do 1º ciclo
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Ao nível dos conhecimentos, os objetivos são:
- Conhecer e compreender a especificidade da prática psicomotora em contexto educativo;
- Conhecer e relacionar as fases do processo de ensino-aprendizagem;
- Conhecer e descrever os fatores de sucesso pedagógico na intervenção psicomotora;
- Conhecer e descrever os fatores de eficácia psicomotora;
- Conhecer e compreender as etapas do modelo de intervenção psicomotora;
- Compreender o processo de observação psicomotora.
Ao nível das competências, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e aplicar as estratégias necessárias para uma intervenção psicomotora em contexto educativo eficaz;
- Definir os diferentes níveis de objetivos em função das características do programa de intervenção definido;
- Planear uma sessão adequada e coerente às características de um grupo;
- Identificar e definir as etapas de observação psicomotora.
- Conhecer e compreender a especificidade da prática psicomotora em contexto educativo;
- Conhecer e relacionar as fases do processo de ensino-aprendizagem;
- Conhecer e descrever os fatores de sucesso pedagógico na intervenção psicomotora;
- Conhecer e descrever os fatores de eficácia psicomotora;
- Conhecer e compreender as etapas do modelo de intervenção psicomotora;
- Compreender o processo de observação psicomotora.
Ao nível das competências, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e aplicar as estratégias necessárias para uma intervenção psicomotora em contexto educativo eficaz;
- Definir os diferentes níveis de objetivos em função das características do programa de intervenção definido;
- Planear uma sessão adequada e coerente às características de um grupo;
- Identificar e definir as etapas de observação psicomotora.
Conteúdos Programáticos
a. Psicomotricidade na escola segundo João dos Santos, Bernand Aucouturier, André Lapierre, e Pedro Onofre
b. Processo de ensino aprendizagem
c. Fatores de eficácia pedagógica
d. Estratégias de intervenção
e. Modelo de intervenção psicomotora
f. Introdução ao planeamento
g. Objetivos gerais, específicos e operacionais
h. Introdução à observação psicomotora
i. Aball programa de intervenção
b. Processo de ensino aprendizagem
c. Fatores de eficácia pedagógica
d. Estratégias de intervenção
e. Modelo de intervenção psicomotora
f. Introdução ao planeamento
g. Objetivos gerais, específicos e operacionais
h. Introdução à observação psicomotora
i. Aball programa de intervenção
Métodos de Ensino
Esta UC contempla, semanalmente, uma aula T (60 min) e uma aula TP (120 min), realizadas na sala de aula, na sala de psicomotricidade e em escolas da comunidade.
Nas aulas T serão abordados os conteúdos teóricos necessários para a contextualização e compreensão da intervenção psicomotora. Nas aulas TP, far-se-á a transposição destes conteúdos, através da dinamização e observação prática de um plano de sessão, junto da população alvo.
A avaliação contínua será realizada através da entrega de reflexões de textos analisados, plano de sessão dinamizado pelos alunos, relatório de observação de uma sessão, e uma frequência escrita. É necessária a presença em pelo menos 75% das sessões. O aluno não pode obter nota inferior a 9,5 valores em nenhum momento de avaliação.
A avaliação por exame consistirá numa prova escrita e numa prova prática.
Nas aulas T serão abordados os conteúdos teóricos necessários para a contextualização e compreensão da intervenção psicomotora. Nas aulas TP, far-se-á a transposição destes conteúdos, através da dinamização e observação prática de um plano de sessão, junto da população alvo.
A avaliação contínua será realizada através da entrega de reflexões de textos analisados, plano de sessão dinamizado pelos alunos, relatório de observação de uma sessão, e uma frequência escrita. É necessária a presença em pelo menos 75% das sessões. O aluno não pode obter nota inferior a 9,5 valores em nenhum momento de avaliação.
A avaliação por exame consistirá numa prova escrita e numa prova prática.
Bibliografia
Fernandes, J., Filho, P., & Rezende, A. (2018). Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: Contribuições para a intervenção. Cad. Bras. Ter. Ocup, 26(3), 702709. https://doi.org/10.4322/2526-8910
Fonseca, V. (2010). Manual de observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos factores psicomotores (3a). Âncora.
Lapierre, A. (2002). Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação.
Lapierre, A., & Aucouturier, B. (2004). A simbologia do movimento: Psicomotricidade e educação (3a). Filisofart.
Martinez, M., Peñalver, I., & Sanchez, P. (2003). A psicomotricidade na educação infantil uma prática preventiva e educativa. Artes Médicas.
Onofre, P. (2004). A criança e a sua psicomotricidade. Trilhos Editora.
Santos, J. dos. (1991). Ensaios Sobre Educação I. A criança quem é? Livros Horizonte.
Wauters-Krings, F. (2009). Psychomotricité à lécole maternelle. de boeck.
Fonseca, V. (2010). Manual de observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos factores psicomotores (3a). Âncora.
Lapierre, A. (2002). Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação.
Lapierre, A., & Aucouturier, B. (2004). A simbologia do movimento: Psicomotricidade e educação (3a). Filisofart.
Martinez, M., Peñalver, I., & Sanchez, P. (2003). A psicomotricidade na educação infantil uma prática preventiva e educativa. Artes Médicas.
Onofre, P. (2004). A criança e a sua psicomotricidade. Trilhos Editora.
Santos, J. dos. (1991). Ensaios Sobre Educação I. A criança quem é? Livros Horizonte.
Wauters-Krings, F. (2009). Psychomotricité à lécole maternelle. de boeck.