2025

Métodos de Relaxação

Nome: Métodos de Relaxação
Cód.: DES13905L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A relaxação é uma das principais técnicas de intervenção psicomotora. Nesta UC são abordados os fundamentos básicos da relaxação e os métodos essenciais à prática do psicomotricista.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram:
A.Conhecimentos
-Conhecer os aspetos históricos e epistemológicos das intervenções de relaxação
-Compreender o impacto da relaxação nos domínios fisiológico, sensorial, psicomotor e emocional
-Conhecer técnicas de ação terapêutica em relaxação
-Conhecer os aspetos técnicos e metodológicos dos métodos de relaxação: Treino Autógeno, R. Progressiva, R. Ativo-Passiva, Concentração-Relaxação, Eutonia
-Conhecer as técnicas de prescrição, planeamento, implementação e avaliação de intervenções de relaxação enquanto processo terapêutico

B.Competências
-Autorregulação do corpo e das emoções, na relação com o outro
-Prescrição, planeamento, implementação e avaliação de programas de intervenção terapêutica em relaxação baseados em diferentes métodos de relaxação
-Estabelecimento e manutenção da relação terapêutica
-Uso e adequação do corpo e das técnicas na relação com o outro, com disponibilidade para a empatia tónica

Conteúdos Programáticos

1) Os aspetos históricos e epistemológicos das intervenções de relaxação em psicomotricidade
a. A resposta de stress e a resposta de relaxação;
b. Impacto ao nível da propriocetividade e da interocetividade;
c. Impacto ao nível da tonicidade, do esquema e da imagem corporal, das praxias;
d. Impacto ao nível da consciência e da regulação emocional.

2) Orientação metodológica da relaxação enquanto abordagem terapêutica:
a. Técnicas de prescrição;
b. Planeamento, implementação e monitorização da intervenção;
i. As técnicas de ação terapêutica em relaxação;
ii. A relação terapêutica;
iii. A observação do paciente;
iv. Os bloqueios e conflitos em relaxação;
v. Adaptações às intervenções com crianças.
c. A avaliação da intervenção

3) Treino Autógeno de Schultz, Relaxação Progressiva, Relaxação Ativo-Passiva, Concentração-Relaxação Eutonia: princípios teóricos e aspetos metodológicos.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas (T) seguem um modelo de aprendizagem ativa. Os estudantes são organizados em grupos de trabalho (G), aos quais são atribuídos casos clínicos que implicam a prescrição de um plano de intervenção baseado em métodos de relaxação. Na primeira aula teórica, é apresentada a metodologia de prescrição que orientará o trabalho ao longo de todas as sessões. A resolução do problema requer leitura prévia e discussão em aula, recorrendo a diferentes formatos, como mapas conceptuais, debate oral ou outras formas de análise em grupo, sempre em interação com a docente. Cada sessão termina com a sistematização conjunta da matéria, apoiada em resumos visuais, vídeos ou esquemas.
As aulas práticas (P) centram-se na vivência, aprendizagem técnica e aplicação dos diferentes métodos de relaxação. Nas primeiras sessões, as experiências de relaxação são dinamizadas pela docente, permitindo aos estudantes compreender e sentir na prática os métodos apresentados. Progressivamente, os estudantes passam a planear e implementar as sessões, aplicando os conhecimentos adquiridos e assumindo um papel ativo na condução das práticas, sempre com a supervisão da docente. Para além da componente técnica, as aulas práticas incentivam a expressão e reflexão sobre o impacto das vivências corporais, recorrendo a diferentes meios ? como partilhas orais, registos escritos ou representações visuais ? de forma a favorecer a integração pessoal e académica da experiência.
Este modelo pedagógico promove a autonomia, a consolidação de competências técnicas e a experiência direta, assegurando múltiplos meios de envolvimento, representação e expressão, em linha com os princípios do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA).

Avaliação

A avaliação contínua dos (i) conhecimentos envolve a análise e apresentação de um texto (45%,Grupo), e das (ii)competências envolve a aplicação da relaxação ativo-passiva (5%,individual-I), o planeamento e dinamização de 2 sessões e respetivo relatório (50%,Grupo).
A avaliação por exame inclui prova escrita (45%) e prático (55%).

Bibliografia

Juillard, A. (2023). Psychomotricité et relaxation(s). Clinique Psychomotrices. France.
Martins, R. (2001). A relaxação terapêutica no contexto da saúde mental ? o corpo como ponte entre a emoção e a razão. In Fonseca, V., & Martins, R. (Eds.) Progressos em psicomotricidade (95-108). Cruz Quebrada: FMH Edições. Disponível na Biblioteca da UE; cota: 159.922 FON p
Veiga, G., Rieffe, C. (2014). Ligar o corpo à emoção ? intervenção psicomotora na promoção de crianças emocionalmente competentes. In J. Fernandes & P. F. Gutierres (Eds), Psicomotricidade: atualidades da prática psicomotora. Rio de Janeiro: Wak.
Métodos
Guiose, M. (2007). Relaxations thérapeutiques. Paris: Éditions Heures de France. Disponível na Biblioteca da UE; cota: 615.8 GUI r
Brieghel, G. & Muller, M. (1987). Eutonia e relaxamento muscular: relaxamento corporal e mental. São Paulo: Manole.
Choque, J. (1994). Concentration et relaxation pour les enfants. Paris: Michel Albim.