2024

Sociologia da Educação e da Formação

Nome: Sociologia da Educação e da Formação
Cód.: SOC14723M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A(o) aluna(o) deve ser capaz de…:
1. Conhecer as principais abordagens teóricas da sociologia;
2. Analisar o papel da educação e da formação no controlo e mudança sociais;
3. Problematizar a sociogenia das desigualdades educativas e formativas e os seus efeitos sociais;
4. Caracterizar o “ofício” de aluno e debater a profissão professor;
5. Conhecer as principais conceções da sociologia do currículo;
6. Problematizar a avaliação das escolas enquanto processos de accountability;
7. Caracterizar os fatores sociais explicativos do insucesso escolar e do abandono escolares;
8. Debater formas de violência em contextos educativos e formativos;
9. Analisar as organizações educativas e formativas como sistemas de ação concretos;
10. Avaliar a natureza das relações escola-família-comunidade;
11. Discutir criticamente as “teses da desescolarização”;
12. Problematizar os desafios educativos e formativos.

Conteúdos Programáticos

1. A Sociologia da Educação (objeto, métodos, paradigmas e principais teorias sociológicas);
2. Educação, controlo social e mudança social;
3. Educação, desigualdades e estratificação social;
4. O “ofício” de aluno e a profissão professor (do mandato social à construção da sua identidade profissional);
5. O currículo na perspetiva da sociologia;
6. A avaliação das organizações educativas e formativas na perspetiva da sociologia;
7. O insucesso e o abandono escolares na perspetiva sociológica;
8. A violência nas instituições educativas e formativas;
9. As organizações educativas como sistemas sociais de ação concreta;
10. As relações escola-família-comunidade;
11. A «crise» da educação escolar (teses da desescolarização e respetivas críticas);
12. Desafios da educação e da formação.

Métodos de Ensino

O ensino-aprendizagem será organizado em sessões coletivas teórico-práticas. Valorizar-se-á a articulação entre ensino e investigação, mediante o recurso a: a) estudos de caso que forneçam exemplos concretos de questões sociológicas relacionadas com a profissão de professor; b) envolvimento dos alunos na recolha e análise de dados; c) discussão de estudos empíricos realizados pelo docente e/ou publicados na área; d) aulas abertas com profissionais da educação/formação e investigadores que podem suscitar nos alunos insights práticos e a aplicar a sociologia em contextos reais; e) observação de dinâmicas sociais em contextos educacionais; f) discussões sobre a aplicação de teorias sociológicas a contextos educacionais reais. Os alunos também desenvolverão trabalho autónomo (individual ou de grupo). Usar-se-á a plataforma moodle e tecnologias digitais para comunicar e partilhar recursos didáticos. O apoio às/aos alunos será prestado sempre que necessário, presencialmente e a distância.

Avaliação

A/O aluna/o pode escolher 1 de 2 modalidades de avaliação;
1ª: Avaliação Contínua: Uma prova escrita (PE) sobre os conteúdos (peso 60%) e de um trabalho escrito (TR) (peso 40%). Neste caso: CF (100%) = (PE*60%)+(TR*40%).
2ª: Avaliação Mista: Uma prova escrita (época normal, recurso ou especial) - 80% da classificação final) + trabalho escrito (peso 20%). Neste caso: CF (100%) = (PE*80%)+(TR*20%).
Observações:
- As provas têm que ter classificação igual ou superior a 9 valores.
- A classificação final é aferida pelas apreciações sobre o perfil socioafetivo do estudante e da presença e participação nas aulas, podendo o docente manter, subir ou baixar a média da classificação final num intervalo de -1 a +1 valores.
- As/os trabalhadoras/es com estatuto de trabalhador/a-estudante ou equiparado não estão dispensados da realização do trabalho
- O Trabalho é apresentado oralmente numa das sessões coletivas. As componentes escrita e oral têm pesos de 60% e 40%, respetivamente.

Bibliografia

Canário, R. (2005). O que é a escola? Um “olhar” Sociológico. Porto Editora.
Enguita, M. F. (edit.) (1999). Sociología de la Educación. Ariel.
Fialho, J., Silva, C. e Saragoça, J. (2013) (coord.). Formação Profissional. Práticas organizacionais e políticas públicas e estratégias de ação. Edições Sílabo.
Saragoça, J. (2009). TIC, Educação e Desenvolvimento dos Territórios. Fundação Alentejo.
Saragoça, J. (2013). A educação como instituição. O caso particular da escola. In M. M. Serrano (org.), Um retrato das Instituições Sociais na Sociedade Contemporânea. Universidade de Évora.
Saragoça, J. et al (2021). Impacto do novo referencial de avaliação externa de escolas em Portugal nas escolas e nas práticas dos avaliadores: a opinião de inspetores e de peritos externos. In M. P. Bermúdez (Ed.), Avances en ciencias de la educación. Investigacion y prática (pp.102-107). Editorial DYKINSON.

Equipa Docente