2024

Didática da Biologia e Geologia I

Nome: Didática da Biologia e Geologia I
Cód.: PED14718M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender o papel da ciência no desenvolvimento sustentável das sociedades.
2. Analisar quadros epistemológicos da construção do conhecimento científico e suas implicações.
3. Conhecer os princípios orientadores da bioética e da geoética.
4. Reconhecer a importância da aprendizagem da Biologia e da Geologia para a melhoria da qualidade de vida das sociedades.
5. Compreender as principais linhas de força do ensino e da aprendizagem da Biologia e Geologia.

Conteúdos Programáticos

1. Conceções sobre a natureza da ciência e suas relações com a tecnologia, a sociedade, o ambiente, a matemática e a arte.
2. Didática e história da ciência: dos grandes debates.
3. Bioética e geoética.
4. Princípios epistemológicos e pedagógico-didáticos orientadores do ensino da Biologia e Geologia.
5. Construção do conhecimento e pensamento reflexivo.
6. Cognição e ensino da Biologia e da Geologia.
7. O currículo das ciências experimentais: literacia científica e modelos didáticos.

Métodos de Ensino

Privilegiam-se práticas reflexivas, dialógicas e cooperativas, assentes na confrontação entre perceções e representações dos estudantes sobre o ensino e a aprendizagem, na análise de documentos orientadores da prática letiva e de casos práticos, enquadrados numa visão de educação como espaço de formação de consciências. Dá-se ênfase a atividades de simulação relacionadas com IBL, Project and Problem BL e TBL. Promove-se o desenvolvimento de soft skills: pensamento crítico e criativo, gestão do tempo, motivação, flexibilidade, capacidade de adaptação a ambiente multicultural. A articulação entre ensino e investigação faz-se com a capitalização da produção científica do docente responsável para análise em aula e o desenvolvimento de pequenas investigações por parte dos alunos, com qualidade para publicação. Faz-se uso de ferramentas digitais para a promoção da aprendizagem, da comunicação e flexibilização. A avaliação é encarada de modo autorregulador.

Avaliação

Avaliação contínua e final: coavaliação do desempenho individual nos contextos de sala de aula e/ou de trabalho de grupo. a) teste escrito (40%); b) artigo de revisão da literatura (30%); c) Planificação e apresentação de um trabalho prático (30%).

Bibliografia

Alfaro, P. (2011). Biología y geología: complementos de formación disciplinar. Grao.
AAVV (2018). Innovando la docencia desde la formación del profesorado. Sintesis.
Bonito, J. (2012). Panoramas atuais acerca do ensino das ciências. U Federal de Roraima.
Cañal, P. (2011). Biología y geología: Investigación, innovación y buenas prácticas. Graó.
Cañal, P. (2011). Didáctica de la biología y la geología. Graó.
Fernandez, J., & Morales, M. (2022). La evaluación formativa. SM.
Hassard, J., & Dias, M. (2009). The art of teaching science. Routledge.
Lopez, E. (2016). Didactica general y formación del profesorado. SA
Mora, F. (2021). Neuroeducación. Alianza Editorial.
Pedrosa-de-Jesus, M. H. (2019). Questionar, ensinar e aprender. In I. Martins (Org.), Percursos de investigação em educação no CIDTFF (pp 509-548). Universidade de Aveiro.
Pérez, A. I. (2010). Aprender a enseñar en la práctica. Grao.
Strahler, A. N. (1987). Science and Earth history: the evolution / creation controversy. Prometh

Equipa Docente