2025

Seminário em Didática e Educação em Ciências

Nome: Seminário em Didática e Educação em Ciências
Cód.: PED15853M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Analisar criticamente questões atuais do ensino da Física e da Química;
2. Compreender o papel do professor de ciências no mundo atual;
3. Compreender fenómenos do mundo físico e natural a partir de temáticas que articulem conteúdos nucleares das diferentes áreas do conhecimento em ciências e educação para a sustentabilidade;
4. Analisar a avaliação pedagógica no contexto das políticas educativas vigentes;
5. Explorar potencialidades de aprendizagens não-formais em educação em ciências;
6. Analisar casos de práticas de ensino da Física e da Química em diferentes dimensões.

Conteúdos Programáticos

1. Problemas atuais no ensino da Física e da Química
2. Desenvolvimento profissional do professor
3. Abordagens interdisciplinares e estratégias integradas na educação em ciências e para a sustentabilidade.
4. Questões críticas da avaliação pedagógica
4.1. Avaliação sumativa e formativa
4.2. Avaliação e classificação
5. Aprendizagens não-formais em educação em ciências
5.1. Do gozo intelectual da aprendizagem da Física da Química
5.2. Museus, Centros de Ciência, Associações, ONG
5.3. Investigação, responsabilidade e inovação
6. Prática do ensino das Ciências: análise de casos práticos

Métodos de Ensino

As metodologias pedago?gicas privilegiam a participac?a?o ativa dos estudantes na co-construc?a?o do conhecimento, atrave?s de estrate?gias diversificadas, como o debate, a ana?lise de situac?o?es relatadas ou experienciadas, a reflexa?o e cri?tica fundamentada em dados e exemplos da investigac?a?o realizada nesta a?rea, em momentos de trabalho individual e de trabalho colaborativo. Nas situações de aprendizagem sa?o mobilizados diferentes recursos (documentos, vi?deos, observac?a?o direta). A equipa docente mobiliza instrumentos facilitadores da autonomia e autorregulac?a?o das aprendizagens, designadamente, guias de aprendizagem e rubricas de avaliac?a?o. Preve?-se a participac?a?o de especialistas em determinadas tema?ticas e as visitas a diferentes ambientes de educac?a?o-formal e na?o formal que contribuem para a diversificac?a?o de experie?ncias de aprendizagem e um maior enriquecimento da formac?a?o.

Avaliação

A avaliação segue o regime de avaliação da Universidade de Évora, que prevê duas modalidades:

Avaliação contínua
A avaliação está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. Ocorre ao longo do semestre, de forma contínua, mediante a realização de atividades e envolvimento dos estudantes em tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo, em cada um dos temas abordados. Todas as tarefas são avaliadas e classificadas com base em critérios de avaliação previamente definidos com os estudantes.
A classificação final (CF) será obtida a partir da avaliação do portfólio que inclui todas as tarefas (T), uma reflexão (R) sobre as aprendizagens realizadas na unidade curricular e também será tida em conta a assiduidade e participação dos estudantes.
Portfólio = 90% (60% T + 30% R)
Assiduidade e participação = 10%
CF= 90% Portefólio + 10% A+P

Avaliação final
Os estudantes que não desenvolvam o processo de avaliação contínua realizam uma prova escrita (PE), cuja classificação será a classificação final da UC
CF = 100% PE

Bibliografia

- Arau?jo, L., Rosa?rio, F. & Fialho, I. (2014). Avaliac?a?o formativa e formac?a?o de professores. Um estudo explorato?rio. In J. B. Nico & L. Nico (Eds.), Educac?o?es no Alentejo (pp.182-192). Pedago
- Peralta, H, Roldão, M. C., & Martins, I. (2018). Currículo do ensino básico e do ensino secundário para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil dos alunos. ME.
- Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Propostas e estrate?gias de ac?a?o. Porto Editora.
- Holst, J. (2023). Towards coherence on sustainability in education: a systematic review of Whole Institution Approaches. Sustainability Science, 18(2), 1015-1030.
- Schneider, B., Krajcik, J., Lavonen, J? & Bartz, K. (2022). Improving science achievemen. Is it possible? Evaluating the efficacy of a high school chemistry and physics project-based learning intervention. Educational Researcher, 51(2), 109-121.