2025
Didática da Educação Física II
Nome: Didática da Educação Física II
Cód.: PED14734M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Conhecer a documentação normativa que enquadra as orientações metodológicas e a estrutura curricular de EF nos ensinos básico e secundário
2.Saber identificar as fontes estruturantes do planeamento em EF e compreender a articulação entre os vários níveis de decisão
3. Compreender a relação entre o planeamento e a avaliação
4.Compreender os vários fatores determinantes da preparação, realização e avaliação das aulas de EF
5.Conhecer os estilos de ensino e saber implementar diversas estratégias de ensino e técnicas de intervenção pedagógica adequadas a vários contextos de aprendizagem
6.Conhecer e saber implementar os aspectos metodológicos fundamentais do ensino de várias atividades físicas que integram o currículo da Educação Física e o desporto escolar
7.Saber estruturar, hierarquizar e variar a complexidade das tarefas motoras
8.Elaborar análises e reflexões fundamentadas sobre as decisões e os comportamentos de ensino associados ao sucesso pedagógico em EF e Desporto Escolar
2.Saber identificar as fontes estruturantes do planeamento em EF e compreender a articulação entre os vários níveis de decisão
3. Compreender a relação entre o planeamento e a avaliação
4.Compreender os vários fatores determinantes da preparação, realização e avaliação das aulas de EF
5.Conhecer os estilos de ensino e saber implementar diversas estratégias de ensino e técnicas de intervenção pedagógica adequadas a vários contextos de aprendizagem
6.Conhecer e saber implementar os aspectos metodológicos fundamentais do ensino de várias atividades físicas que integram o currículo da Educação Física e o desporto escolar
7.Saber estruturar, hierarquizar e variar a complexidade das tarefas motoras
8.Elaborar análises e reflexões fundamentadas sobre as decisões e os comportamentos de ensino associados ao sucesso pedagógico em EF e Desporto Escolar
Conteúdos Programáticos
1.O Currículo em EF no ensino básico e secundário: enquadramento conceptual; competências essenciais, orientações metodológicas;
2.O planeamento e a avaliação do ensino em EF: fontes estruturantes; níveis de decisão e sua articulação.
3.A intervenção pedagógica em EF: fatores determinantes da preparação da aula; estrutura da aula; estilos de ensino e estratégias de ensino; gestão da aula; princípios de intervenção pedagógica nas dimensões instrução, organização, disciplina e clima; a observação e a avaliação do desempenho motor, e o feedback pedagógico; a variabilidade e hierarquização das tarefas motoras; Inclusão e diferenciação pedagógica
4.Aspectos metodológicos do ensino de algumas atividades físicas do currículo da EF e do desporto escolar.
2.O planeamento e a avaliação do ensino em EF: fontes estruturantes; níveis de decisão e sua articulação.
3.A intervenção pedagógica em EF: fatores determinantes da preparação da aula; estrutura da aula; estilos de ensino e estratégias de ensino; gestão da aula; princípios de intervenção pedagógica nas dimensões instrução, organização, disciplina e clima; a observação e a avaliação do desempenho motor, e o feedback pedagógico; a variabilidade e hierarquização das tarefas motoras; Inclusão e diferenciação pedagógica
4.Aspectos metodológicos do ensino de algumas atividades físicas do currículo da EF e do desporto escolar.
Métodos de Ensino
A UC tem uma aula TP semanal de 3 horas + 2 horas/semana de trabalho de campo em contexto real de ensino.
As metodologias variam em função da natureza dos conteúdos a abordar, consistindo predominantemente em: análise e discussão de textos de apoio e de registos de observações decorrentes do trabalho de campo, discussão em grupo e debate participado nas temáticas com uma orientação mais reflexiva; pesquisa individual e/ou em grupo, orientada e acompanhada pela docente.
Utiliza-se o Moodle como ferramenta de suporte às aprendizagens
As metodologias variam em função da natureza dos conteúdos a abordar, consistindo predominantemente em: análise e discussão de textos de apoio e de registos de observações decorrentes do trabalho de campo, discussão em grupo e debate participado nas temáticas com uma orientação mais reflexiva; pesquisa individual e/ou em grupo, orientada e acompanhada pela docente.
Utiliza-se o Moodle como ferramenta de suporte às aprendizagens
Avaliação
A avaliação contínua é o regime de avaliação aconselhado e considera as seguintes componentes de avaliação:
1) Trabalho individual (planificação, realização e posterior reflexão crítica de uma aula de EF, desenvolvida em contexto real de ensino): 40%;
2) Um trabalho de pesquisa em grupo sobre uma temática selecionada pelos estudantes que será apresentado e discutido nas aulas: 40% . Os critérios de avaliação serão acordados com os estudantes.
3) Trabalhos teórico-práticos realizados e discutidos durante as aulas (20%)
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta pelas duas componentes:
(60%)-Prova escrita.
(40%)- Trabalho individual (planificação, realização e posterior reflexão crítica de uma aula de EF, desenvolvida em contexto real de ensino). Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua (c.f. Regulamento Académico da UÉ).
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 10 valores.
1) Trabalho individual (planificação, realização e posterior reflexão crítica de uma aula de EF, desenvolvida em contexto real de ensino): 40%;
2) Um trabalho de pesquisa em grupo sobre uma temática selecionada pelos estudantes que será apresentado e discutido nas aulas: 40% . Os critérios de avaliação serão acordados com os estudantes.
3) Trabalhos teórico-práticos realizados e discutidos durante as aulas (20%)
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta pelas duas componentes:
(60%)-Prova escrita.
(40%)- Trabalho individual (planificação, realização e posterior reflexão crítica de uma aula de EF, desenvolvida em contexto real de ensino). Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua (c.f. Regulamento Académico da UÉ).
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 10 valores.
Bibliografia
Bento, Jorge (1998). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte.
Carreiro da Costa, F, et al. (1996). Formação de Professores em Educação Física. Concepções, investigação, prática. Edições FMH.
Ennis, C. (Ed.) (2017). Routledge Handbook of Physical Education pedagogies. Taylor & Francis
Kirk, D.,Macdonald, D.,& Sullivan, M.(2006). The handbook of physical education. London: Sage.
Onofre, M. (1995). Prioridades de formação didáctica em educação física. Boletim SPEF, 12: 75-97.
Piéron, M. (1996). Formação de Professores- Aquisição de Técnicas de Ensino e Supervisão Pedagógica. Cruz Quebrada. Edições FMH.
Rosado, A.& Mesquita, I.(2009). Pedagogia do Desporto. Ed.FMH
Siedentop, D. (1991). Aprender a enseñar la educación física.INDE Pub.
SPEF (2019).Avaliação em Educação Física: Perspetiva e desenvolvimento. Omniserviços.
Aprendizagens essenciais em Educação Física e Programas Nacionais de Educação Física disponíveis em: http://dge.mec.pt/
Carreiro da Costa, F, et al. (1996). Formação de Professores em Educação Física. Concepções, investigação, prática. Edições FMH.
Ennis, C. (Ed.) (2017). Routledge Handbook of Physical Education pedagogies. Taylor & Francis
Kirk, D.,Macdonald, D.,& Sullivan, M.(2006). The handbook of physical education. London: Sage.
Onofre, M. (1995). Prioridades de formação didáctica em educação física. Boletim SPEF, 12: 75-97.
Piéron, M. (1996). Formação de Professores- Aquisição de Técnicas de Ensino e Supervisão Pedagógica. Cruz Quebrada. Edições FMH.
Rosado, A.& Mesquita, I.(2009). Pedagogia do Desporto. Ed.FMH
Siedentop, D. (1991). Aprender a enseñar la educación física.INDE Pub.
SPEF (2019).Avaliação em Educação Física: Perspetiva e desenvolvimento. Omniserviços.
Aprendizagens essenciais em Educação Física e Programas Nacionais de Educação Física disponíveis em: http://dge.mec.pt/
Equipa Docente
- Clarinda de Jesus Banha Pomar [responsável]
- Mafalda Brandão