2025
Fundamentos do Treino e Benefícios para a Saúde em Educação Física e Desporto Escolar
Nome: Fundamentos do Treino e Benefícios para a Saúde em Educação Física e Desporto Escolar
Cód.: DES15865M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular abrange várias questões referentes ao desenvolvimento da aptidão física e de hábitos de vida saudável relacionados com a atividade física (AF).
O/A estudante deve:
1.Conhecer os principais os benefícios da AF para os jovens e ser capaz de integrar e desenvolver essa temática no currículo em Educação Física (EF);
2.Conhecer e ser capaz de planear estratégias de promoção do gosto pela prática regular das atividades físicas;
3.Conhecer as recomendações internacionais de prática de AF para crianças e jovens e desenvolver destrezas de ensino facilitadoras da obtenção dos níveis desejáveis de AF;
4.Contextualizar a importância das diversas capacidades motoras em EF e Desporto Escolar (DE).
5.Conhecer e ser capaz de aplicar os princípios do treino em EF e DE;
6.Planear, implementar e avaliar o desenvolvimento das capacidades motoras em EF e DE.
O/A estudante deve:
1.Conhecer os principais os benefícios da AF para os jovens e ser capaz de integrar e desenvolver essa temática no currículo em Educação Física (EF);
2.Conhecer e ser capaz de planear estratégias de promoção do gosto pela prática regular das atividades físicas;
3.Conhecer as recomendações internacionais de prática de AF para crianças e jovens e desenvolver destrezas de ensino facilitadoras da obtenção dos níveis desejáveis de AF;
4.Contextualizar a importância das diversas capacidades motoras em EF e Desporto Escolar (DE).
5.Conhecer e ser capaz de aplicar os princípios do treino em EF e DE;
6.Planear, implementar e avaliar o desenvolvimento das capacidades motoras em EF e DE.
Conteúdos Programáticos
1.Benefícios da AF para a saúde, bem-estar e desenvolvimento global das crianças e jovens;
2.Recomendações internacionais para a prática de AF em crianças e jovens;
3.Formas de controlo da intensidade e quantidade de AF nas aulas de EF;
4.Relações dose-resposta entre AF, aptidão física e saúde;
5.Barreiras e facilitadores da prática de AF em crianças e jovens;
6.O processo de treino e competição em crianças e jovens: os principais aspectos metodológicos, pedagógicos e éticos;
7.Aplicação dos princípios do treino desportivo em EF e DE;
8.Desenvolvimento das capacidades motoras na criança e jovem: velocidade, força, resistência e flexibilidade; capacidades coordenativas
9.Planeamento do desenvolvimento da aptidão física considerando os constrangimentos (e.g., horários, períodos letivos, extensão curricular) da EF;
10.Métodos de avaliação da aptidão física / capacidades motoras, incluindo a bateria FITescola.
2.Recomendações internacionais para a prática de AF em crianças e jovens;
3.Formas de controlo da intensidade e quantidade de AF nas aulas de EF;
4.Relações dose-resposta entre AF, aptidão física e saúde;
5.Barreiras e facilitadores da prática de AF em crianças e jovens;
6.O processo de treino e competição em crianças e jovens: os principais aspectos metodológicos, pedagógicos e éticos;
7.Aplicação dos princípios do treino desportivo em EF e DE;
8.Desenvolvimento das capacidades motoras na criança e jovem: velocidade, força, resistência e flexibilidade; capacidades coordenativas
9.Planeamento do desenvolvimento da aptidão física considerando os constrangimentos (e.g., horários, períodos letivos, extensão curricular) da EF;
10.Métodos de avaliação da aptidão física / capacidades motoras, incluindo a bateria FITescola.
Métodos de Ensino
A unidade curricular inclui aulas teórico-práticas (TP) que reforçam o conhecimento sobre as matérias e potenciam a sua aplicabilidade em contexto escolar. Nas aulas TP utiliza-se a análise dos documentos normativos da EF escolar, a prática pedagógica simulada, situações de microensino e análise de dados obtidos a partir da observação da prática de ensino em contexto real. Será privilegiado o questionamento e o debate de ideias de modo a promover uma maior participação dos alunos, bem como acompanhar a sua aquisição de conhecimentos. A plataforma Moodle será usada para apoio à unidade curricular.
Avaliação
A avaliação contínua é o regime aconselhado e incluirá a realização de uma prova de avaliação escrita (50%) e um trabalho individual/grupo (50%) com elementos de caráter teórico-prático que terá que ser apresentado e discutido oralmente.
A avaliação final compreende uma prova de avaliação escrita (50%) e um trabalho individual (50%) com elementos de caráter teórico-prático que terá que ser apresentado e discutido oralmente.
Para concluir a unidade curricular com sucesso, o estudantes deverá ter no mínimo 10 valores em cada uma destas componentes de avaliação.
A avaliação final compreende uma prova de avaliação escrita (50%) e um trabalho individual (50%) com elementos de caráter teórico-prático que terá que ser apresentado e discutido oralmente.
Para concluir a unidade curricular com sucesso, o estudantes deverá ter no mínimo 10 valores em cada uma destas componentes de avaliação.
Bibliografia
Adelino, J. (2000). Treino de Jovens: o que todos precisamos de saber.Centro de Estudos e Formação Desportiva.
Armstrong, N. (1998). A educação para a saúde; o papel da educação física na promoção de estilos de vida saudáveis. Lisboa: Omniserviços.
Lopes, V.; Maia, J. A. R; Mota, J.(2000). Aptidões e Habilidades Motoras. Uma visão desenvolvimentista (1ª ed). Lisboa: Livros Horizonte.
Malina, R., Bouchard, C., & Bar-Or, B. (2004). Growth, Maturation and Physical Activity. Champaign, IL: Human Kinetics.
Marmeleira, J., Aldeias, N., & Graça, P. (2012) Physical activity levels in Portuguese high school physical education. European Physical Education Review 18 (2), 191-204.
Montoya, J. (2010). Fundamentos De La Condición Física-Salud En La E.S.O. - Fichas Prácticas Para Su Enseñanza-Aprendizaje. Editora Wanceulen.
The Cooper Institute for Aerobic Research / Faculdade de Motricidade Humana (2002). Fitnessgram: manual de aplicação de testes. Ministério
Armstrong, N. (1998). A educação para a saúde; o papel da educação física na promoção de estilos de vida saudáveis. Lisboa: Omniserviços.
Lopes, V.; Maia, J. A. R; Mota, J.(2000). Aptidões e Habilidades Motoras. Uma visão desenvolvimentista (1ª ed). Lisboa: Livros Horizonte.
Malina, R., Bouchard, C., & Bar-Or, B. (2004). Growth, Maturation and Physical Activity. Champaign, IL: Human Kinetics.
Marmeleira, J., Aldeias, N., & Graça, P. (2012) Physical activity levels in Portuguese high school physical education. European Physical Education Review 18 (2), 191-204.
Montoya, J. (2010). Fundamentos De La Condición Física-Salud En La E.S.O. - Fichas Prácticas Para Su Enseñanza-Aprendizaje. Editora Wanceulen.
The Cooper Institute for Aerobic Research / Faculdade de Motricidade Humana (2002). Fitnessgram: manual de aplicação de testes. Ministério