2024

Educação Literária

Nome: Educação Literária
Cód.: PED14732M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1 - Refletir sobre o conceito de educação literária;
O2 - Discutir os documentos que fazem parte do discurso oficial para a educação literária;
O3 - Analisar modelos de trabalho centrados no texto literário em sala de aula;
O4 – Ser capaz de planear, construir e avaliar momentos de prática centrados no texto literário;
O5 – Analisar e mobilizar a investigação desenvolvida no âmbito da educação literária.

Conteúdos Programáticos

1 – A discussão do conceito de educação literária: a comunicação literária, o texto literário e a competência literária
2 – A educação literária nos documentos curriculares oficiais
3 - Modelos de trabalho centrados no texto literário na sala de aula
4 - A conceção de práticas para o trabalho com o texto literário na sala de aula – planificar, organizar e avaliar momentos de práticas
5 – A investigação em educação literária

Métodos de Ensino

Nesta uc integram-se as distintas competências da língua materna com a competência exigida para a leitura de um outro tipo de texto: o texto literário. Esta integração é promovida pelas abordagens participativas e ativas, promovidas pela equipa docente, pela dinamização de atividades fomentadas por especialistas convidados e por visitas de estudo. Em todas as sessões é solicitada a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas, considerando-os como participantes no conhecimento produzido. Prevemos assim breves exposições teóricas, suportadas no diálogo e nas contribuições dos estudantes; leitura de documentos e de textos, seguida de debate, orientado por linhas de leitura; trabalhos individuais e/ou de grupo, elaborados a partir da reação às palestras dos convidados ou às visitas de estudo; partilha de experiências de leitura e de escrita.
As metodologias de ensino e de aprendizagem preconizadas procuram ir ao encontro e estar alinhadas com o modelo pedagógico do curso.

Avaliação

A avaliação nesta uc tem naturalmente em conta o regime de avaliação da Universidade de Évora, que se divide em regime de avaliação contínua e em regime de avaliação final.
No regime de avaliação contínua, um dos produtos finais para avaliação consiste na construção de um portefólio, onde os estudantes reunirão os trabalhos realizados e registarão as suas reflexões sobre algumas intervenções, quer dos docentes, quer dos especialistas convidados, quer das visitas de estudo. O outro produto final consiste na reflexão crítica sobre um artigo científico relacionado com os conteúdos desta uc.
Portefólio - 40%
Reflexão sobre o artigo – 50%
Assiduidade e participação - 10%
(Classificação Final= (40+ 50+10)/100
No regime de avaliação final, os estudantes realizarão uma prova escrita.
Prova escrita – 100%

Bibliografia

Aprendizagens essenciais. Português. 3.º CEB.(2018).ME
Aprendizagens essenciais. Português. E. Secundário.(2018).ME
Custódio, P. B.(2017).Considerações sobre o uso de antologias de textos literários no ensino básico. Dedica, 12, 53-68.
Fritzen, C.(2018).O lugar da educação literária nas novas orientações curriculares: uma reflexão sobre os caminhos de Portugal e do Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 99, 95-110.
Guerrero, P. & Caro, M. T.(2015).Didáctica de la Lengua y Educación Literaria. Pirámide.
Mello, C., Doecke, B., Davies, L. M. & Buzacott, L.(2019).Literary sociability:a transnational perspective. English in Education, 53, 175-189.
Núñez, G.(2016).Historia de la educación linguística y literaria.Marcial Pons.
Rouxel, A. (2018).Oser lire à partir de soi. Enjeux épistemologiques, éthiques et didactiques de la lecture subjective.Revista Brasileira de Literatura Comparada, 35, 10-25.
Yopp,H.K., & Yopp,R. H.(2014).Literature-Based Reading Activities(6.ª ed.). Pearson.