2024

Cultura e sociedade do mundo anglófono

Nome: Cultura e sociedade do mundo anglófono
Cód.: LLT14740M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Cultura, Linguística, Literatura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Adquirir conhecimento e aplicar metodologias de investigação para realizar um projeto de investigação em Culturas em Língua Inglesa
2. Identificar e implementar fundamentos de pesquisa científica em língua, literatura e cultura;
3. Aprofundar conhecimentos da História, Cultura e Sociedade do mundo anglófono, demonstrando consciência da diversidade da herança cultural;
4. Adquirir a capacidade de análise de aspetos culturais e a sua relação com a realidade histórica, social e cultural dos países anglófonos;
5. Demonstrar capacidade de estudo autónomo;
6. Realizar tarefas académicas que demonstrem a consciência da diversidade da herança cultural, dos direitos humanos, da desigualdade e discriminação;
7. Analisar a interação entre a produção histórica, social e cultural em língua inglesa.

Conteúdos Programáticos

1. A noção de cultura;
1.1. Cultura e Civilização
1.2. Cultura e Sociedade
1.3. Cultura e Comunicação
1.4. Cultura e Língua
2. Perspectivas interculturais
3. Cultura e Experiência
3.1. A diversidade de contextos culturais do mundo anglófono

Métodos de Ensino

O ensino desta UC está alinhado com o Modelo Pedagógico do curso, focando-se na inovação pedagógica de trabalho de campo dos mestrandos e construção de materiais, o que lhes permite desenvolver competências transversais, as quais se fundam na consciência da diversidade do mundo atual, nomeadamente o mundo anglófono,
Estas metodologias preparam os mestrandos para o constante ajuste ao mundo contemporâneo, sempre em mutação, contribuindo para uma consciência crítica do percurso que ao longo da vida têm de desenvolver para se adaptarem às necessidades de formação e de atualização de conhecimentos.

Avaliação

Avaliação Contínua: 2 trabalhos individuais – 40%+60%
Avaliação Final: exame escrito – 100%

Bibliografia

Corbett, J. (2022). An Intercultural Approach to English Language Teaching. Multilingual Matters.
Jackson, J. (2014). Introducing Language and Intercultural Communication. Routledge.
Moran, P. (2001). Teaching Culture: Perspectives in Practice. CENGAGE ELT; 7th ed.
Nolan, B. (2022). Language, Culture and Knowledge in Context: A Functional-Cognitive Approach. Equinox Publishing Ltd.
Samovar, L., Porter, R., McDaniel, E. & Roy, C. (2013). Communication between cultures. Wadsworth.

Equipa Docente