2024
Abordagens Contemporâneas do Inglês como Língua Global
Nome: Abordagens Contemporâneas do Inglês como Língua Global
Cód.: LLT14738M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística, Literatura, Cultura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular oferece uma introdução aos diferentes ramos da língua e linguística descritiva inglesa (fonologia, morfologia, semântica, sintaxe), a partir de uma perspetiva internacional do discurso escrito e oral em diferentes contextos individuais e sociais. Ao final da unidade curricular, os alunos serão capazes de: (1) desenvolver competências comunicativas (linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas), como utilizador proficiente da língua inglesa (QECR C1); (2) reconhecer variedades internacionais, padrão e não-padrão, da língua inglesa; (3) expandir o conhecimento sociocultural, a consciência intercultural e a competência existencial (atitudes, valores, motivações, crenças), que contribuem para a criação das identidades múltiplas dos falantes de língua inglesa em contextos internacionais.
Conteúdos Programáticos
1.Paradigmas e modelos atuais do inglês como língua global: inglês como língua nativa/segunda/estrangeira (ENL/ESL/EFL), inglês como língua internacional (EIL), inglês como língua franca (ELF), World Englishes (WE);
2.Análise crítica do inglês padrão e não-padrão (fonologia, morfologia, semântica, sintaxe): variedades internacionais;
3.Atitudes, identidade e propriedade da língua do aprendente/utilizador da língua inglesa: o falante nativo/não-nativo, gênero, raça e decolonialismo;
4. A língua inglesa e o bi/multilinguismo individual e social: aspetos linguísticos, educativos e sociais.
2.Análise crítica do inglês padrão e não-padrão (fonologia, morfologia, semântica, sintaxe): variedades internacionais;
3.Atitudes, identidade e propriedade da língua do aprendente/utilizador da língua inglesa: o falante nativo/não-nativo, gênero, raça e decolonialismo;
4. A língua inglesa e o bi/multilinguismo individual e social: aspetos linguísticos, educativos e sociais.
Métodos de Ensino
Os tópicos a serem tratados ao longo do curso serão examinados através de exposição teórica e de atividades de natureza prática. As abordagens metodológicas serão baseadas nas necessidades comunicativas dos alunos e adequadas às suas características como futuros professores da língua inglesa: exposição direta ao uso autêntico da língua e a enunciados orais e textos escritos especialmente selecionados; participação direta em interação comunicativa e em tarefas especialmente concebidas; combinação de apresentações, explicações e atividades de exploração. Os alunos terão tarefas de leitura em cada um dos tópicos do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em sala de aula.
Avaliação
A avaliação a efetuar estará de acordo com o estipulado no Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUÉ): (i) avaliação contínua ou (ii) final. A avaliação contínua será feita através de trabalhos práticos (40%), escritos e/ou orais, e a elaboração e apresentação final de um trabalho (60%), escrito e oral, que visa a aplicação dos conceitos adquiridos ao longo do semestre. A avaliação final será feita através de um exame escrito (100%), em época a ser definida pela comissão do curso.
Bibliografia
Bauer, L. (2002). An Introduction to the International Varieties of English. Edinburgh University Press.
Burns, A. and C. Coffin. (eds.) (2001). Analysing English in a Global Context: A Reader. Routledge.
Crystal, D. (2003). English as a Global Language. Cambridge University Press.
Holliday, A. (2006). Native-speakerism. ELT Journal, 60(4), pp.385-387.
Mcarthur, T. (1998). The English Languages. Cambridge University Press.
Meshtrie, R. and R. M. Bhatt. (2008). World Englishes: The study of new linguistic varieties. Cambridge University Press.
Seargeant, P. and J. Swann. (eds.) (2012). English in the world: History, diversity, change. The Open University.
Seidlhofer, B. (2011). Understanding English as a Lingua Franca. Oxford University Press.
Trudgill. P. and J. Hannah. (2002). International English: A guide to the varieties of Standard English. Arnold.
Burns, A. and C. Coffin. (eds.) (2001). Analysing English in a Global Context: A Reader. Routledge.
Crystal, D. (2003). English as a Global Language. Cambridge University Press.
Holliday, A. (2006). Native-speakerism. ELT Journal, 60(4), pp.385-387.
Mcarthur, T. (1998). The English Languages. Cambridge University Press.
Meshtrie, R. and R. M. Bhatt. (2008). World Englishes: The study of new linguistic varieties. Cambridge University Press.
Seargeant, P. and J. Swann. (eds.) (2012). English in the world: History, diversity, change. The Open University.
Seidlhofer, B. (2011). Understanding English as a Lingua Franca. Oxford University Press.
Trudgill. P. and J. Hannah. (2002). International English: A guide to the varieties of Standard English. Arnold.
Equipa Docente
- Luís Sérgio Pinto Guerra [responsável]