2024

Língua e Linguística Portuguesas

Nome: Língua e Linguística Portuguesas
Cód.: LLT11210M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Línguas e Literaturas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Em articulação com os objetivos das demais Unidades desta formação de 2º Ciclo, esta UC tem os seguintes objetivos específicos:


1. Consolidar e aprofundar o conhecimento de aspetos da norma linguística, atualizando conhecimentos fundamentais para a prática de lecionação da língua portuguesa aos níveis do 3º Ciclo e ensino secundário.


2. Dominar terminologia linguística atualizada e os enquadramentos de análise linguística associados.


3. Dominar os documentos oficiais orientadores da prática docente mais recentes aos níveis da Língua e Linguística e enquadrar a sua aplicação.


4. Caracterizar a Aquisição do Português europeu, aos vários níveis linguísticos, dando conta do impacto do sistema de ensino nesse processo.


5. Especificar a mútua influência entre aquisição e aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

1. Questões e conceitos prévios.


            1.1. Variação e norma. Norma vs variação?


            1.2. Gramática e linguística. Linguística vs gramática?


            1.3. Problematização da "gramática da língua".


2. Aspetos de norma linguística.


            2.1. O novo Acordo Ortográfico – regras e aplicação.


            2.2. Outros instrumentos de normalização linguística.


3. Alguns aspetos de descrição e análise da norma linguística.


            3.1. O "Dicionário Terminológico" e os quadros analíticos associados.


            3.2. Cotejo com outras terminologias: "tradicionais" e linguísticas.


4. As Metas Curriculares e as suas relações com os programas vigentes.


            4.1. O domínio da Oralidade.


            4.2. O domínio da Gramática.


            4.3. Análise de casos.


5. Aquisição/desenvolvimento do Português europeu


            5.1. O "detonamento" do processo; aspetos fonético-fonológicos e prosódicos; os módulos da morfologia e da sintaxe; o nível discursivo. Relações com a aprendizagem.


6. Áreas problemáticas do funcionamento da língua e seu ensino: estudo de casos

Métodos de Ensino


Sessões coletivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais), seguida de aplicação prática; discussão de tópicos do programa; trabalhos de grupo; realização de exercícios; comentários de texto; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.


Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correcção de trabalhos ou exercícios.


 


Avaliação

O regime de avaliação contínua inclui trabalhos individuais e de grupo, a realizar ao longo do semestre, presencialmente e em trabalho autónomo (com o peso de 40%) e um trabalho escrito individual (valendo 60%).


O regime de exame (épocas normal, de recurso e especial) consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída a percentagem de 100%. Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.

Bibliografia








BECHARA,   E. (1999), Moderna Gramática Portuguesa.   37.ª edição revista e aumentada. Rio de Janeiro: Lucerna.


CASTELEIRO,   João Malaca & Pedro Dinis CORREIA (2008), Atual – O novo Acordo Ortográfico - O que vai mudar na grafia do   Português, Lisboa, Texto Editora.


COSTA,   J., Cabral A. C., Santiago, A. & Viegas, F. (2011), Guião de implementação do programa de Português do ensino básico. Conhecimento   explícito, Lisboa, DGIDC, ME. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/portugues


CUNHA,   C. e L. F. Lindley CINTRA (1984), Nova   Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.


Direção   Geral da Educação (2012), Metas   Curriculares de Português, Lisboa, ME/ DGE.


Direção   Geral do Ensino Básico e Secundário (1991), Programa de Língua Portuguesa  – Plano de organização do ensino/aprendizagem – ensino básico - 3º ciclo,   vol. I e II.,  Lisboa: Me/DGEBS.


Direção     Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (2008), Dicionário Terminológico, Lisboa, ME/DGIDC.

 DUARTE,     I. (2000). Língua Portuguesa.     Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

  

 

 


   

 


   

GONÇALVES, Fernanda, GUERREIRO, Paula e     Mª João FREITAS, com colaboração de Otília Sousa (2011), O Conhecimento da     Língua – Percursos de Desenvolvimento, Lisboa, ME/DGIDC. Disponível em:     http://area.dge.mec.pt/gramatica/6_biblioteca.htm


HOUAISS,     A. (2002), Dicionário Houaiss da     Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores. 


MATEUS,     M. H., A. M. BRITO, I. DUARTE e I. H. FARIA (2003), Gramática da Língua Portuguesa. 5.ª edição revista e aumentada.     Lisboa: Caminho.


MATEUS, M. H. M. e Esperança CARDEIRA (2007), Norma e variação. Col. O essencial sobre Língua Portuguesa. Lisboa, Caminho.


MATEUS,     Mª Helena Mira e Fernanda Bacelar do NASCIMENTO org. (2005), A língua portuguesa em mudança. Lisboa: Caminho.


PERES, João Andrade e Telmo MÓIA (1995), Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Ed. Caminho.


RAPOSO, Eduardo. B. Paiva, Mª F. B. do NASCIMENTO, Mª A. C. da MOTA, L. SEGURA,  A. MENDES, colab. R. Vicente e R, Veloso (2013), Gramática do Português, 2 vols. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.


SANTIAGO, Ana e Ana Paula DIAS (2011), O que muda na gramática?, Lisboa, Texto Editora.


SILVA, Fátima, Filomena VIEGAS, Isabel Margarida DUARTE, João VELOSO (2011): Guião de implementação do programa de português do Ensino Básico.  Oral, Lisboa, ME/DGIDC.


SIM-SIM, Inês     (1998), Desenvolvimento da Linguagem, Lisboa, Universidade Aberta.


Documentos na web:


           Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico: http://dge.mec.pt/noticias/metas-curriculares/programa-e-metas-curriculares-de-portugues-do-ensino-básico


           GramaTICª - Biblioteca: http://area.dge.mec.pt/gramatica/6_biblioteca.htm


             Portal da língua portuguesa: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/


            Rita Veloso, Ensino da Língua: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/rita-veloso-flul/documentos/ensino-da-lngua


             Rita Veloso, Dicionários, enciclopédias e bases de dados morfológicas ou lexicais


https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/rita-veloso-flul/recursos-linguisticos-online/dicionrios



 



           


 

Equipa Docente