Língua e Linguística Portuguesas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Em articulação com os objetivos das demais Unidades desta formação de 2º Ciclo, esta UC tem os seguintes objetivos específicos:
1. Consolidar e aprofundar o conhecimento de aspetos da norma linguística, atualizando conhecimentos fundamentais para a prática de lecionação da língua portuguesa aos níveis do 3º Ciclo e ensino secundário.
2. Dominar terminologia linguística atualizada e os enquadramentos de análise linguística associados.
3. Dominar os documentos oficiais orientadores da prática docente mais recentes aos níveis da Língua e Linguística e enquadrar a sua aplicação.
4. Caracterizar a Aquisição do Português europeu, aos vários níveis linguísticos, dando conta do impacto do sistema de ensino nesse processo.
5. Especificar a mútua influência entre aquisição e aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
1. Questões e conceitos prévios.
1.1. Variação e norma. Norma vs variação?
1.2. Gramática e linguística. Linguística vs gramática?
1.3. Problematização da "gramática da língua".
2. Aspetos de norma linguística.
2.1. O novo Acordo Ortográfico – regras e aplicação.
2.2. Outros instrumentos de normalização linguística.
3. Alguns aspetos de descrição e análise da norma linguística.
3.1. O "Dicionário Terminológico" e os quadros analíticos associados.
3.2. Cotejo com outras terminologias: "tradicionais" e linguísticas.
4. As Metas Curriculares e as suas relações com os programas vigentes.
4.1. O domínio da Oralidade.
4.2. O domínio da Gramática.
4.3. Análise de casos.
5. Aquisição/desenvolvimento do Português europeu
5.1. O "detonamento" do processo; aspetos fonético-fonológicos e prosódicos; os módulos da morfologia e da sintaxe; o nível discursivo. Relações com a aprendizagem.
6. Áreas problemáticas do funcionamento da língua e seu ensino: estudo de casos
Métodos de Ensino
Sessões coletivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais), seguida de aplicação prática; discussão de tópicos do programa; trabalhos de grupo; realização de exercícios; comentários de texto; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.
Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correcção de trabalhos ou exercícios.
Avaliação
O regime de avaliação contínua inclui trabalhos individuais e de grupo, a realizar ao longo do semestre, presencialmente e em trabalho autónomo (com o peso de 40%) e um trabalho escrito individual (valendo 60%).
O regime de exame (épocas normal, de recurso e especial) consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída a percentagem de 100%. Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.
Bibliografia
BECHARA, E. (1999), Moderna Gramática Portuguesa. 37.ª edição revista e aumentada. Rio de Janeiro: Lucerna. CASTELEIRO, João Malaca & Pedro Dinis CORREIA (2008), Atual – O novo Acordo Ortográfico - O que vai mudar na grafia do Português, Lisboa, Texto Editora. COSTA, J., Cabral A. C., Santiago, A. & Viegas, F. (2011), Guião de implementação do programa de Português do ensino básico. Conhecimento explícito, Lisboa, DGIDC, ME. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/portugues CUNHA, C. e L. F. Lindley CINTRA (1984), Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa. Direção Geral da Educação (2012), Metas Curriculares de Português, Lisboa, ME/ DGE. Direção Geral do Ensino Básico e Secundário (1991), Programa de Língua Portuguesa – Plano de organização do ensino/aprendizagem – ensino básico - 3º ciclo, vol. I e II., Lisboa: Me/DGEBS.
|
Equipa Docente
- Maria do Céu Brás da Fonseca [responsável]