2024

Métodos Estatísticos em Bioarqueologia

Nome: Métodos Estatísticos em Bioarqueologia
Cód.: MAT14698M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC pretende dar aos estudantes o conhecimento de alguns métodos estatísticos necessários para o estudo de vestígios biológicos de contextos arqueológicos. Introduzir os alunos ao software R e consolidar o software Excel, para uma correcta análise, modelação e visualização de dados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC pretende dar aos estudantes o conhecimento de alguns métodos estatísticos necessários para o estudo de vestígios biológicos de contextos arqueológicos. Introduzir os alunos ao software R e consolidar o software Excel, para uma correcta análise, modelação e visualização de dados.
Competências:
Capacidade para organizar, sintetizar e visualizar informação, conseguindo descrever um conjunto de dados através de medidas, tabelas e gráficos.
Capacidade para seleccionar e aplicar os métodos estatísticos adequados aos seus dados e aos objectivos de análise, interpretando, de uma forma crítica, os resultados obtidos.
Capacidade de utilizar correctamente e racionalmente o R e o Excel.
Capacidade de trabalho em equipa.

Conteúdos Programáticos

Introdução ao software R e ao Excel.
Organização, síntese e visualização de dados. Medidas de localização, dispersão, assimetria e achatamento.
Noções básicas de amostragem.
Comparação de um, dois ou mais grupos independentes e emparelhados: abordagens paramétricas e não paramétricas.
Regressão e correlação.
Testes de homogeneidade e independência. Associação condicional.
Introdução à Regressão Logística.

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem a análise de dados com o auxílio do software estatístico, recorrendo a dados reais, participando os estudantes ativamente na sua resolução e discussão. Para além das sessões presenciais, os estudantes são incentivados a analisarem diversos dados, de forma a desenvolver a autonomia.

Avaliação

Os estudantes realizam, em grupo, dois trabalhos práticos, elaborando um relatório que inclui a análise de dados visando atingir objectivos específicos.
A avaliação contínua é constituída pelos dois trabalhos, com igual peso na nota final, envolvendo a apresentação e discussão.
No regime de avaliação por exame os trabalhos têm um peso de 25% na nota final e o exame terá o peso de 75%.

Bibliografia

Agresti, A. (2018). An Introduction to Categorical Data Analysis, 3rd Edition, Wiley.
Bilder, C.R. & Loughin, T.M. (2014). Analysis of categorical data with R. Chapman and Hall/CRC.
Kindle, V. (2021). Using R for Biostatistics, Springer.
Tapa, B. (2020). Biostatistics with R: An Introductory Guide for Field Biologists, Cambridge University Press.
Shahbaba, B. (2012). Biostatistics with R, Springer.
Zar, J. H. (2010). Biostatistical Analysis, 5th Ed., Prentice Hall.

Equipa Docente