2023

Projeto I

Nome: Projeto I
Cód.: VIS12190M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/243 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral da UC consiste no aprofundar dos conhecimentos do aluno no que respeita ao
desenvolvimento de projeto com base na exploração e aplicação de métodos de design e métodos
científicos, expandido as suas capacidades de autonomia e de problematização, raciocínio analítico, de
síntese, sentido crítico e reflexivo sobre o processo de design. Os objetivos específicos são: a)
Desenvolver a aplicação do conceito de inovação em Design; b) Compreender, pela prática, a relação
entre: tema / problema / investigação / hipótese / projeto / teste / validação; c) Desenvolver o
processo de design recorrendo ao cruzamento de métodos científicos e métodos de design; d)
Compreender a diferença entre projeto de design de caráter comercial imediato e projeto de design
assente em princípios de investigação com vista à inovação.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos da unidade curricular são orientados para o aprofundamento de
competências de projeto e de investigação na área do Design de Produto ou do Design Editorial, em
concertação com os temas de interesse de investigação de cada estudante:
1. Fases e pressupostos da investigação teórico-prática em Design:
1.1. Análise e exploração prática das fases do método;
1.2. Análise comparativa de Casos de Estudo.
2. Exploração do método de investigação teórico-prática em Design:
2.1. Especificar a área do projeto
2.2. Especificar o problema de design
2.3. Investigar, compreender e validar o universo do problema
2.4. Investigar e compreender o utilizador
2.5. Definir metas, especificações e ferramentas
2.6. Explorar e definir hipóteses de solução de Design
2.7. Projeto orientado para a solução
3. Modelos de comunicação e de fundamentação de resultados.

Métodos de Ensino

As aulas assentarão na partilha e discussão de conhecimentos teóricos e práticos com os alunos
promovendo-se o desenvolvimento de exercícios de projeto com graus de complexidade crescente.
Complementarmente, promover-se-á a partilha e discussão de resultados intermédios de trabalho.

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.



1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA

Componentes de avaliação:

Participação nas aulas: 20%;
Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia


BAKKER, C.A.; HOLLANDER, M. C.; van HINTE, E.; ZIJLSTRA, Y. (2014). Products That Last - product design for circular business models. Delft: TU Delft Library.
LAWSON, B. (2000) How Designers Think – The design Process Demystified. Oxford: Architectural Press.
LEAVY, B. (2012) Collaborative innovation as the new imperative – design thinking, value co-creation and the power of “pull”, Bingley: Strategy & Leadership.
ULRICH, K.T., EPPINGER, S.D.(2003) Product Design and Development. Singapura: McGraw-Hill.

AMBROSE, Gavin, (2007). The Layout book / Gavin Ambrose, Paul Harris. Fairchild Books AVA
BEER, Gunter (2007). Web Design Index By Content .03. Amsterdam: The Pepin Press, Agile Rabbit Editions.
FORD, Ed. Rob & WIEDEMANN, Julius (2008). Guidelines for Online Success. Köln: Taschen GmbH.
SAMARA Timothy (2012). Drawing for Graphic Design: Understanding Conceptual Principles and Practical Techniques to Create Unique, Effective Design Solutions. Beverly, Massachusetts: Rockport.