2023

Didática da Matemática

Nome: Didática da Matemática
Cód.: PED11447M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

As aprendizagens matemáticas que as crianças das primeiras idades, até aos 10 anos, devem ter oportunidade de fazer são o foco desta UC, que analisa orientações curriculares atuais e como as desenvolver, fundamentadas na investigação em educação matemática, numa perspetiva de matemática para todos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Desenvolver a capacidade de adotar uma perspetiva crítica sobre as orientações curriculares para a educação matemática nos primeiros anos em Portugal (educação pré-escolar e 1.º ciclo) no século XXI e problematizar os seus desafios;
O2. Conhecer recomendações da investigação em educação matemática nos primeiros anos e identificar os fatores que contribuem para o sucesso das aprendizagens matemáticas por todos/as as crianças, considerando em especial projetos de investigação desenvolvidos em Portugal;
O3. Conhecer diferentes modelos de ensino da Matemática e identificar as suas implicações nas aprendizagens matemáticas que proporcionam às crianças;
O4. Desenvolver com confiança competência de planificar experiências de aprendizagem da Matemática válidas, com tarefas diversificadas e recursos adequados, privilegiando uma abordagem de ensino exploratório da Matemática;
O5. Desenvolver a capacidade de refletir sobre práticas de ensino da Matemática com o propósito da sua regulação.


Conteúdos Programáticos

C1. Aprender Matemática no século XXI: as competências (atitudes, capacidades e conhecimentos) relevantes para os atuais desafios da pessoa/sociedade;
C2. Modelos de ensino da Matemática: do ensino direto ao ensino exploratório. Racionalidades subjacentes e propósitos educativos.
C3. Dinâmica da aula exploratória: Natureza das tarefas; estrutura e fases da aula; recursos como ferramentas para a aprendizagem; a orquestração da comunicação; o papel do professor na gestão da aula e na promoção das aprendizagens matemáticas.
C4. Planificação do ensino da Matemática: a importância de planificar; elementos fundamentais da planificação; Trajetórias de aprendizagem; Planificação de experiências de aprendizagem relativas a diversos temas matemáticos, considerando as capacidades transversais; avaliação das aprendizagens.
C5. A reflexão sobre o ensino e seu papel regulador das práticas do educador/professor: análise das produções matemáticas dos alunos como elemento fundamental para a regulação.

Métodos de Ensino

As metodologias apelam ao envolvimento das estudantes, implicam a realização de tarefas diversas, de natureza variada, e contemplam diversas formas de trabalho.

A avaliação segue as normas gerais em vigor na UE.
É obrigatória assiduidade de 75% das aulas.
O trabalhador-estudante deve contactar o docente nos 15 dias após a obtenção dessa condição.
O Regime de Avaliação Contínua valoriza a avaliação formativa e inclui os elementos:
A—Assiduidade (0.1)
B—Participação nas atividades das aulas (0.2)
C—Trabalho de grupo (relatório escrito e dinamização de aula) (0.3)
D—Trabalho individual escrito (0.4)
Podem apresentar-se a Regime de Avaliação Final os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que não tenham obtido classificação
superior a 10 em B e em C no Regime de Avaliação Contínua. O exame implica uma prova escrita e uma prova prática. A nota final é a média das notas das duas provas.

Avaliação

A avaliação nesta disciplina segue as normas gerais em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no REI - Regulamento Escolar Interno (OS nº18/2012).


É obrigatória a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas, sendo este o limite fixado pela Comissão de Curso.


O trabalhador-estudante deve (REI, artigo 42º, ponto 8) contactar o docente da unidade curricular nos quinze dias após a obtenção dessa condição, de forma a informá-lo da mesma sob riscos de não se aplicar o regime especial de avaliação que não faz depender o aproveitamento escolar da presença num número mínimo de aulas (REI, artigo 42º, ponto 5, alínea c).


Os alunos podem optar pelo o regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final (exame), sendo o primeiro mais adequado tendo em conta a natureza da unidade curricular.


Regime de Avaliação Contínua


Este regime pretende valorizar uma postura de avaliação formativa ao longo do semestre e, naturalmente, inclui vários elementos recolhidos em diversas alturas e incidindo sobre os diferentes temas abordados na disciplina.


Como elementos de avaliação serão contemplados:


A — Assiduidade e pontualidade


B — Participação nas atividades relativas às aulas


C — Trabalho de grupo (inclui relatório escrito e a dinamização de uma aula sobre o tema estudado)


D — Trabalho individual escrito (trabalho de investigação associado ao Projecto P3M)


Para a obtenção da classificação final serão ponderadas as diferentes componentes, segundo a fórmula:


NF= (10xA + 20xB + 30xC + 40 D) /100
Regime de Avaliação Final (Exame)


Poderão apresentar-se a exame os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que, tendo optado pelo regime de avaliação contínua, não tenham obtido classificação superior a 10 nas duas provas designadas por C e D no regime de avaliação contínua. O exame implica a realização de uma prova escrita que incide sobre todos os conteúdos programáticos e a realização de uma prova prática, relativa à resolução de tarefas práticas (conforme previsto no REI, artigo 17º, ponto 4). Neste caso, a nota da disciplina coincidirá com a média aritmética obtidas nas duas provas, a escrita e a prática.

Bibliografia

Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., & Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: DGIDC.

Canavarro, A. P., Albuquerque, C., Mestre, C., Martins, H., Silva, J. C., Almiro, J., Santos, L., Gabriel, L., Seabra, O., & Correia, P. (2020). Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática. Lisboa: DGE. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Estudos_Relatorios/gtm_27_03_2020_relatorio_final.pdf

Canavarro, A.P., Oliveira, H. & Menezes, L. (2014). Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professora. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 217-233). Lisboa: Instituto de Educação. DOI: 10.13140/2.1.1874.8487

NCTM (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: APM.

Stephen Lerman (Ed.) (2014). Encyclopedia of Mathematics Education. Dordrecht: Springer. [https://www.academia.edu/40723627/Encyclopedia_of_Mathematics

Equipa Docente