2023

Matemática na Infância

Nome: Matemática na Infância
Cód.: PED11405M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

As aprendizagens matemáticas que as crianças das primeiras idades devem ter oportunidade de fazer são o foco desta UC, que explora como promover aprendizagens matemáticas relevantes com conexões múltiplas, fundamentadas na investigação em educação matemática, numa perspetiva de matemática para todos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Desenvolver auto-confiança na sua relação com a matemática e as capacidades de resolução de problemas, comunicação e representação matemáticas;
O2. Criar expectativas elevadas sobre aprendizagens matemáticas das crianças;
O3. Conhecer as orientações curriculares para ensino da Matemática nos primeiros anos (pré-escolar e 1º ciclo);
O4. Conhecer ideias basilares sobre a aprendizagem de temas matemáticos pelas crianças;
O5. Conhecer ideias basilares sobre o desenvolvimento das capacidades matemáticas transversais das crianças;
O6. Conhecer tarefas e recursos potenciadores da aprendizagem matemática das crianças;
O7. Desenvolver a capacidade de preparar tarefas matemáticas adequadas para crianças, relevantes em contexto;
O8. Desenvolver a capacidade de analisar e reflectir sobre práticas de abordagem à Matemática com crianças;
O9. Desenvolver a capacidade de problematizar desafios da exploração da Matemática com crianças e desenvolver uma atitude investigativa

Conteúdos Programáticos

1.O currículo de Matemática:
1.1.Orientações na educação pré-escolar
1.2.O currículo de Matemática em relação com o currículo global.
2. Temas matemáticos e ênfases:
2.1.Número (sentido de número)
2.2.Geometria (sentido espacial)
2.3.Medida (processo de medir, unidades informais)
2.4.Estatística (contagens e representações)
2.5.Álgebra (regularidades)
3.Capacidades matemáticas transversais:
3.1.Resolução de problemas
3.2.Raciocínio matemático
3.3.Comunicação matemática
3.4.Representação matemática
3.5.Conexões matemáticas
4.A exploração da Matemática:
4.1.A Matemática em contexto,
4.2.Conexões internas e externas
4.3.Produções matemáticas das crianças
4.4.Papel do educador e das crianças
4.5.Comunicação e representações
5.Planificação da abordagem à Matemática:
5.1.Trajetórias de aprendizagem
5.2.Definição de sequências de tarefas
5.3.Exploração de tarefas com as crianças
6.Reflexão sobre a Matemática na infância:
6.1.Fatores de sucesso da aprendizagem
6.2.Regulação da prática

Métodos de Ensino

As metodologias apelam ao envolvimento das estudantes, implicam a realização de tarefas diversas, de natureza variada, e contemplam diversas formas de trabalho.

A avaliação segue as normas gerais em vigor na UE.
É obrigatória assiduidade de 75% das aulas.
O trabalhador-estudante deve contactar o docente nos 15 dias após a obtenção dessa condição.

O Regime de Avaliação Contínua valoriza a avaliação formativa e inclui os elementos:
A—Participação nas atividades das aulas (0.3)
B—Trabalho individual escrito (0.7)

Podem apresentar-se a Regime de Avaliação Final os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que não tenham obtido classificação superior a 10 em A e em B no Regime de Avaliação Contínua. O exame implica uma prova escrita e uma prova prática. A nota final é a média das notas das duas provas.

Avaliação

A avaliação nesta disciplina segue as normas gerais em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no RA - Regulamento Académico (OS nº13/2016).


Sendo esta unidade curricular de natureza teórico-prática, é obrigatória a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas (RA, artigo, 87º, ponto 2.).


O trabalhador-estudante deve (RA, artigo 36º, ponto 5.) contactar o docente da unidade curricular nos quinze dias após a obtenção dessa condição, de forma a informá-lo da mesma sob risco de não se aplicar o regime especial frequência às e de avaliação (RA, artigo 36º, pontos 1. e 2.).


Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação por exame final (RA, artigo 93º, ponto 4.), sendo o primeiro mais adequado tendo em conta a natureza da unidade curricular (RA, artigo 93º, ponto 12.).


Regime de Avaliação Contínua


Este regime pretende valorizar uma postura de avaliação formativa ao longo do semestre e, naturalmente, inclui vários elementos recolhidos em diversas alturas e incidindo sobre os diferentes temas abordados na disciplina.


Como elementos de avaliação serão contemplados:


A- Assiduidade e pontualidade


B- Trabalho de grupo em aula


C- Trabalho de grupo orientado por guião a disponibilizar pelo docente, inclui relatório escrito e apresentação e discussão na aula


D- Trabalho individual escrito, orientado por guião a disponibilizar pelo docente.


NF= (10xA + 20xB + 30xC + 40 D)/100
Regime de Avaliação Final (Exame)

 


Poderão apresentar-se a exame os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que, tendo optado pelo regime de avaliação contínua, não tenham obtido classificação superior a 10 valores nas componentes de avaliação designadas por B, C e D no regime de avaliação contínua. O estudante que não cumpra a componente de avaliação A, apenas pode realizar exame em época de recurso. O exame implica a realização de uma prova escrita que incide sobre todos os conteúdos programáticos e a realização de uma prova prática, relativa à resolução de tarefas práticas (conforme previsto no RA, artigo 93º, ponto 6.). Neste caso, a nota da unidade curricular coincidirá com a média aritmética obtidas nas duas provas, a escrita e a prática.

Bibliografia

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Canavarro, A. P. & Pinto, E. (2012). O raciocínio matemático aos seis anos: Caracterí­sticas e funções das representações dos alunos. Quadrante, 21(2), 51-79.

Castro, J. P., & Rodrigues, M. (2008). Sentido de número e organização de dados, Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: DGIDC.

Clements, D., & Sarama, J. (2018). Myths of Early Math. Educ. Sci. 2018, 8(2), 71; https://doi.org/10.3390/educsci8020071

Brocardo, Serrazina, & Rocha (Orgs.)(2008). O sentido do número e as reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar.

Mendes, F., & Delgado, C. (2008). Geometria. Lisboa: DGIDC.

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NCTM (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: APM.

S. Lerman (Ed.)(2014). Encyclopedia of Mathematics Education. Dordrecht: Springer.

Equipa Docente