2025
Arquitetura e Tecnologia III
Nome: Arquitetura e Tecnologia III
Cód.: ARQ02553I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objectivos específicos desta unidade curricular são:
1. A interação com a prática e as UC?s de Projeto Avançado, com especial ênfase na implementação dos projectos de especialidades na fase de pormenorização;
2. A componente teórica da aula incidirá sobre a análise e a interpretação do sistema construtivo e da pormenorização de edifícios notáveis;
3. A visita de obras em curso acompanhada pelos técnicos responsáveis (coordenador do projecto de arquitectura, director de obra, fiscal de obra).
1. A interação com a prática e as UC?s de Projeto Avançado, com especial ênfase na implementação dos projectos de especialidades na fase de pormenorização;
2. A componente teórica da aula incidirá sobre a análise e a interpretação do sistema construtivo e da pormenorização de edifícios notáveis;
3. A visita de obras em curso acompanhada pelos técnicos responsáveis (coordenador do projecto de arquitectura, director de obra, fiscal de obra).
Conteúdos Programáticos
Continuação dos conteúdos lecionados nas UC?s Arquitectura e Tecnologia I e II.
1. Dissertar sobre a análise construtiva na tomada de decisão projetual e a sua indissociação do ato de conceção arquitetónica;
2. Entendimento da complexidade da execução de uma proposta arquitetónica com robustez executiva;
3. Demonstração prática dos conceitos anteriormente explanados e apreendidos, explorando os temas de materialidade, estrutura, infraestruturas, conceito e concretização.
A compatibilização referida acontece através da realização de exercícios de aplicação das diferentes especialidades sobre casos notáveis de arquitetura e/ou sobre o projeto que se está a desenvolver, contemporaneamente, nas UC?s de Projeto.
1. Dissertar sobre a análise construtiva na tomada de decisão projetual e a sua indissociação do ato de conceção arquitetónica;
2. Entendimento da complexidade da execução de uma proposta arquitetónica com robustez executiva;
3. Demonstração prática dos conceitos anteriormente explanados e apreendidos, explorando os temas de materialidade, estrutura, infraestruturas, conceito e concretização.
A compatibilização referida acontece através da realização de exercícios de aplicação das diferentes especialidades sobre casos notáveis de arquitetura e/ou sobre o projeto que se está a desenvolver, contemporaneamente, nas UC?s de Projeto.
Métodos de Ensino
A disciplina organiza-se em aulas teórico-práticas, que são organizadas em apresentações orais, realização de exercícios e discussão, relatórios e visitas técnicas. Consoante a natureza dos exercícios as avaliações são acompanhadas pelos docentes do 2º Ciclo da UC de Projeto Avançado correspondente.
Avaliação
A classificação resulta de um dos seguintes regimes de avaliação:
1. Avaliação contínua;
2. Exame final.
Na avaliação contínua são considerados os resultados das frequências, dos trabalhos de grupo e da assiduidade às aulas.
Nota final= (0,6xF) + (0,2xT) + (0,1xAM) + (0,1xA), com nota mínima de 10 valores.
No exame de época normal são considerados os resultados do exame, dos trabalhos de grupo e da assiduidade às aulas.
Nota final = (0,7xEN) + (0,1xT) + (0,1xAM) + (0,1xA), com nota mínima de 10 valores.
No exame de recurso é considerado apenas o resultado do exame.
Nota final = (1,0xE), com nota mínima de 10 valores.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Em que:
F- frequências cuja média não poderá ser inferior a 9,0 valores e a nota mínima em cada frequência não poderá ser inferior a 7,0 valores.
EN- exame cuja nota mínima é de 10 valores.
T- trabalhos de grupo cuja média não poderá ser inferior a 10 valores.
AM- acompanhamento da matéria.
A- assiduidade às aulas.
1. Avaliação contínua;
2. Exame final.
Na avaliação contínua são considerados os resultados das frequências, dos trabalhos de grupo e da assiduidade às aulas.
Nota final= (0,6xF) + (0,2xT) + (0,1xAM) + (0,1xA), com nota mínima de 10 valores.
No exame de época normal são considerados os resultados do exame, dos trabalhos de grupo e da assiduidade às aulas.
Nota final = (0,7xEN) + (0,1xT) + (0,1xAM) + (0,1xA), com nota mínima de 10 valores.
No exame de recurso é considerado apenas o resultado do exame.
Nota final = (1,0xE), com nota mínima de 10 valores.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Em que:
F- frequências cuja média não poderá ser inferior a 9,0 valores e a nota mínima em cada frequência não poderá ser inferior a 7,0 valores.
EN- exame cuja nota mínima é de 10 valores.
T- trabalhos de grupo cuja média não poderá ser inferior a 10 valores.
AM- acompanhamento da matéria.
A- assiduidade às aulas.
Bibliografia
Söffker, G.H. and Deplazes, A. (2022), Constructing Architecture: Materials, Processes, Structures, Birkhäuser.
BRAND, Stewart- ?How Buildings Learn: What Happens After They?re Built?, Viking, New York, NY, 1994.
International Energy Agency (Ed.) ? Daylight in Buildings: A Source Book on Daylighting Systems and Components, Lawrence Berkeley National Laboratory, 2000.
STEIN, Benjamim Stein & REYNOLDS, John - Mechanical and Electrical Equipment for Buildings , John Wiley & Sons, 2002.
MASCARENHAS, Jorge , «Sistemas de Construção», Livros Horizonte, Lisboa, 2004-2011.
MIT - ?Building Systems Design Handbook?, MIT Department of Facilities, 2001.
REID, Esmond ? Como funcionam os Edifícios ? Uma Abordagem Multidisciplinar, Edições CETOP, 1984 (1ªEdição), Mem Martins, 1989.
RUSH, Richard D. & AIA- The American Institute of Architects (Ed.)- The Building Systems Integration Handbook, Butterworth-Heineman, Boston, 1986.
BRAND, Stewart- ?How Buildings Learn: What Happens After They?re Built?, Viking, New York, NY, 1994.
International Energy Agency (Ed.) ? Daylight in Buildings: A Source Book on Daylighting Systems and Components, Lawrence Berkeley National Laboratory, 2000.
STEIN, Benjamim Stein & REYNOLDS, John - Mechanical and Electrical Equipment for Buildings , John Wiley & Sons, 2002.
MASCARENHAS, Jorge , «Sistemas de Construção», Livros Horizonte, Lisboa, 2004-2011.
MIT - ?Building Systems Design Handbook?, MIT Department of Facilities, 2001.
REID, Esmond ? Como funcionam os Edifícios ? Uma Abordagem Multidisciplinar, Edições CETOP, 1984 (1ªEdição), Mem Martins, 1989.
RUSH, Richard D. & AIA- The American Institute of Architects (Ed.)- The Building Systems Integration Handbook, Butterworth-Heineman, Boston, 1986.
Equipa Docente
- Joana Simões Vilhena de Carvalho [responsável]