2025
Projeto Avançado III
Nome: Projeto Avançado III
Cód.: ARQ02552I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC prático-laboratorial sintetiza abordagens e temas explorados em todas as UCs, refletindo o carácter de síntese desta UC e consolidando o entendimento do projeto como processo de conhecimento e investigação. O exercício, organizado segundo um programa complexo, promove a integração dos diversos saberes (como a história, a teoria, a construção e a tecnologia) e a coordenação dos projetos especiais. Está interligada com os conteúdos lecionados nas UC Projecto de Execução.
Objetivos específicos:
1. Consolidar a questão da investigação avançada em arquitetura;
2. Responder a programas e contextos complexos;
3. Dominar a capacidade de análise crítica e construtiva;
4. Integrar e coordenar áreas de saber num todo coerente;
5. Consolidar e operacionalizar as questões da física da construção;
6. Desenvolver a capacidade de reflexão teórica sobre o projeto;
7. Dominar os instrumentos de projeto e a sua comunicação.
Objetivos específicos:
1. Consolidar a questão da investigação avançada em arquitetura;
2. Responder a programas e contextos complexos;
3. Dominar a capacidade de análise crítica e construtiva;
4. Integrar e coordenar áreas de saber num todo coerente;
5. Consolidar e operacionalizar as questões da física da construção;
6. Desenvolver a capacidade de reflexão teórica sobre o projeto;
7. Dominar os instrumentos de projeto e a sua comunicação.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da UC concretizam-se através de:
1. Elaboração de ensaios que articulem diferentes saberes e redesenho de casos de estudo como ferramentas de análise crítica e aprofundamento do conhecimento;
2. Métodos de investigação em projeto;
3. Desenvolvimento de um exercício prático que envolve a interpretação crítica e a conceção de um programa complexo em contexto/território real, explorando soluções inovadoras, poéticas e coerentes, com potencial de gerar temas de investigação;
4. Estudo dos materiais, sua aplicação e adequação, e dos sistemas de infraestruturas e coordenação de especialidades;
5. Aplicação dos instrumentos de projeto, incluindo desenho manual e digital, maquetes e simulações 3D;
6. Utilização da fundamentação teórica, da apresentação oral e da exposição do projeto;
7. Aulas teóricas, participação em conferências, workshops e visitas de estudo que complementam a formação prática dos alunos.
1. Elaboração de ensaios que articulem diferentes saberes e redesenho de casos de estudo como ferramentas de análise crítica e aprofundamento do conhecimento;
2. Métodos de investigação em projeto;
3. Desenvolvimento de um exercício prático que envolve a interpretação crítica e a conceção de um programa complexo em contexto/território real, explorando soluções inovadoras, poéticas e coerentes, com potencial de gerar temas de investigação;
4. Estudo dos materiais, sua aplicação e adequação, e dos sistemas de infraestruturas e coordenação de especialidades;
5. Aplicação dos instrumentos de projeto, incluindo desenho manual e digital, maquetes e simulações 3D;
6. Utilização da fundamentação teórica, da apresentação oral e da exposição do projeto;
7. Aulas teóricas, participação em conferências, workshops e visitas de estudo que complementam a formação prática dos alunos.
Métodos de Ensino
Aulas de prática laboratorial, metodologias ativas de aprendizagem, co-docência. Carga horária semanal de 12 horas de contacto, acrescidas de 6 horas de acompanhamento tutorial. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Além de Problem/Project Based Learning, será incorporada o Studio Based Learning, em projetos em contexto real. Uso de recursos digitais: utilização de moodle e zoom para organizar materiais e facilitar a aprendizagem e a comunicação. Emprego de softwares de CAD/BIM e de simulação 3D. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares. O desenho e as maquetes como instrumentos de ensaio e experimentação conceptual.
Avaliação
Avaliação contínua e formativa, incentivando a autorreflexão e a melhoria. Baseada em apresentações de projetos, exposições orais, maquetes, recensões, participação em aulas, workshops, visitas de estudo e conferências. Os critérios comunicados no início do semestre, assegurando transparência e compreensão dos alunos. Os estudantes serão incentivados a participar na autoavaliação, na avaliação entre pares, e na definição dos momentos e critérios de avaliação, promovendo sua autonomia e reflexão crítica.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Bibliografia
ALEXANDRE, Christopher - The Timeless way of building. New York: Oxford University Press, 1979.
CHOAY, Françoise - Urbanisme, Utopies et Réalités - Edit. Seuil, Paris, 1965.
CARERI, Francesco - Walkscapes, el andar como práctica estética - GG, Paperback 2002
CLEMENTE, Gilles - Le tires-paysaje. copyright ©, Gilles Clement, 2004
DEPLAZES, Andrea - Constructing Architecture, Materials, Processes, Structure. Birkhauser,Basel, 2005.
HEIDEGGER, Martin ? O conceito de Tempo. Lisboa: Ed. Fim de Século, 2003.
MERLEAU-PONTY, Maurice ? Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1999.
RICOEUR, Paul - La Mémoire, l?Histoire et l?Oubli. Paris: Seuil, 1997
SOLÀ-MORALES, Ignasi de - Território. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
ZIMMERMANN, Astrid - Constructing Landscape, Materials, Techniques, Structural Components. Basel: Ed. Birkhauser, 2008.
ZUMTHOR, Peter - Pensar a Arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
CHOAY, Françoise - Urbanisme, Utopies et Réalités - Edit. Seuil, Paris, 1965.
CARERI, Francesco - Walkscapes, el andar como práctica estética - GG, Paperback 2002
CLEMENTE, Gilles - Le tires-paysaje. copyright ©, Gilles Clement, 2004
DEPLAZES, Andrea - Constructing Architecture, Materials, Processes, Structure. Birkhauser,Basel, 2005.
HEIDEGGER, Martin ? O conceito de Tempo. Lisboa: Ed. Fim de Século, 2003.
MERLEAU-PONTY, Maurice ? Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1999.
RICOEUR, Paul - La Mémoire, l?Histoire et l?Oubli. Paris: Seuil, 1997
SOLÀ-MORALES, Ignasi de - Território. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
ZIMMERMANN, Astrid - Constructing Landscape, Materials, Techniques, Structural Components. Basel: Ed. Birkhauser, 2008.
ZUMTHOR, Peter - Pensar a Arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.