2025
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	   	                
	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Metodologias da Intervenção no Património Arquitetónico
	Nome: Metodologias da Intervenção no Património Arquitetónico
      
      
	Cód.: ARQ02549I
      
      
	3 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/78 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Arquitectura
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            
            Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      A disciplina pretende constituir-se como uma síntese dos princípios e métodos associados às intervenções arquitetónica no património edificado.
Contribuir para a formação na área da salvaguarda do património arquitetónico;
Enquadrar os alunos nos aspetos teóricos, históricos, do património arquitetónico, através de:
- Fundamentos teóricos
- Evolução dos conceitos subjacentes às intervenções em património arquitetónico;
- Teorias de Intervenção no Património Arquitetónico
- Instrumentos internacionais de intervenção em património
Contributo de especialistas nos vários domínios, através de conferências.
	  Contribuir para a formação na área da salvaguarda do património arquitetónico;
Enquadrar os alunos nos aspetos teóricos, históricos, do património arquitetónico, através de:
- Fundamentos teóricos
- Evolução dos conceitos subjacentes às intervenções em património arquitetónico;
- Teorias de Intervenção no Património Arquitetónico
- Instrumentos internacionais de intervenção em património
Contributo de especialistas nos vários domínios, através de conferências.
Conteúdos Programáticos
		  		      Teoria e prática da intervenção no património arquitetónico - experiências do passado em matéria de intervenção no património construído e seu reflexo na prática atual de projecto. Avaliação crítica das noções e princípios previamente tratados, através da apresentação e discussão de alguns exemplos de intervenção considerados paradigmáticos.
		  		
	  Métodos de Ensino
		  		      Aulas teórico-práticas com explanação dos conceitos fundamentais sobre património, conservação, salvaguarda, metodologias de intervenção no património arquitetónico.
Ciclo de conferências sobre temas relevantes para a disciplina.
Visitas de estudo com casos de intervenções que alertem os alunos para a responsabilidade de interveção em monumentos.
	  Ciclo de conferências sobre temas relevantes para a disciplina.
Visitas de estudo com casos de intervenções que alertem os alunos para a responsabilidade de interveção em monumentos.
Avaliação
		  		      A disciplina consiste em aulas teórico-práticas, com uma carga horária de 3 horas semanais. A metodologia de ensino inclui a vertente de exposição de conteúdos teóricos e programáticos, que será complementada com um trabalho prático por parte dos alunos. Esta dimensão será articulada com estudos de caso e visitas a obras exemplares no domínio do património arquitetónico.
A avaliação inclui um trabalho de grupo, um teste individual e a participação nas aulas, com os seguintes pesos na nota final:
- Trabalho de grupo (máximo 3 elementos): 40%
- Teste: 50%.
- Participação nas aulas: 10%
	  A avaliação inclui um trabalho de grupo, um teste individual e a participação nas aulas, com os seguintes pesos na nota final:
- Trabalho de grupo (máximo 3 elementos): 40%
- Teste: 50%.
- Participação nas aulas: 10%
Bibliografia
		  		      CHOAY, F., L allégorie du patrimoine. Paris: Ed. du Seuil, 1992 (A Alegoria do Património, Lisboa: Edições 70. 2000)
FEIFFER, C., Il progetto di conservazione. Milão: Franco Angeli, 1989.
FEILDEN, B., Conservation of Historic Buildings. Oxford: Butterworth-Heinemann, 1994. FEILDEN, B.; JOHKILEHTO, J., Management guidelines for the world cultural heritage sites. Roma: ICCROM - ICOMOS, 1993.
HENRIQUES, F., A Conservação do Património Histórico Edificado, Memória nº 775 do LNEC. Lisboa, LNEC, 1991.
JOKILEHTO, J., A History of Architectural Conservation, The contribution of English, French, German and Italian thought towards an international approach to the conservation of cultural property. York: The University of York, 1986
RIEGL, A., Le culte moderne des monuments, Son essence et as genèse. Paris: Éditions du Seuil, 1903 (tradução F. Choay, 1984).
RUSKIN, J., The seven lamps of architecture. Londres, 1883 (red.). SAINT AUBIN, J., Le releve et représentation de l´architecture
	  FEIFFER, C., Il progetto di conservazione. Milão: Franco Angeli, 1989.
FEILDEN, B., Conservation of Historic Buildings. Oxford: Butterworth-Heinemann, 1994. FEILDEN, B.; JOHKILEHTO, J., Management guidelines for the world cultural heritage sites. Roma: ICCROM - ICOMOS, 1993.
HENRIQUES, F., A Conservação do Património Histórico Edificado, Memória nº 775 do LNEC. Lisboa, LNEC, 1991.
JOKILEHTO, J., A History of Architectural Conservation, The contribution of English, French, German and Italian thought towards an international approach to the conservation of cultural property. York: The University of York, 1986
RIEGL, A., Le culte moderne des monuments, Son essence et as genèse. Paris: Éditions du Seuil, 1903 (tradução F. Choay, 1984).
RUSKIN, J., The seven lamps of architecture. Londres, 1883 (red.). SAINT AUBIN, J., Le releve et représentation de l´architecture
Equipa Docente
- Maria do Céu Simões Tereno [responsável]
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      