2025
Arquitetura e Tecnologia II
Nome: Arquitetura e Tecnologia II
Cód.: ARQ02546I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Condições para obtenção de conforto térmico e de adequada qualidade do ar interior. A ventilação natural. A regulamentação no domínio da Térmica dos Edifícios. Conceito de certificação energética.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objectivos desta unidade curricular são:
1. A interação com a prática e as UC?s de Projeto, com especial ênfase na implementação dos projectos de especialidades na fase de pormenorização (estruturas, climatização, instalações elétricas, rede de abastecimento de água, rede de esgotos, rede de águas pluviais);
2. A componente teórica da aula incidirá sobre a análise e a interpretação do sistema construtivo e da pormenorização de edifícios notáveis;
3. A visita de obras em curso acompanhada pelos técnicos responsáveis (coordenador do projecto de arquitectura, director de obra, fiscal de obra).
1. A interação com a prática e as UC?s de Projeto, com especial ênfase na implementação dos projectos de especialidades na fase de pormenorização (estruturas, climatização, instalações elétricas, rede de abastecimento de água, rede de esgotos, rede de águas pluviais);
2. A componente teórica da aula incidirá sobre a análise e a interpretação do sistema construtivo e da pormenorização de edifícios notáveis;
3. A visita de obras em curso acompanhada pelos técnicos responsáveis (coordenador do projecto de arquitectura, director de obra, fiscal de obra).
Conteúdos Programáticos
Continuação dos conteúdos lecionados na UC Arquitectura e Tecnologia I.
1. Implementação de projectos de especialidades na fase de pormenorização:
- Estruturas;
- Climatização;
- Instalações elétricas;
- Rede de abastecimento de água;
- Rede de esgotos;
- Rede de águas pluviais;
2. Apresentação e análise de pormenores exemplares de:
- Fundações, movimento e contenção de terras;
- Pavimentos;
- Paredes exteriores e interiores;
- Revestimentos de pavimentos, paredes e tetos;
- Escadas e rampas;
- Coberturas inclinadas;
- Coberturas planas;
- Clarabóias;
- Remates (capeamentos, rufos, peitoris, soleiras, rodapés, trapeiras, chaminés, algerozes e caleiras).
A compatibilização referida acontece através da realização de exercícios de aplicação das diferentes especialidades sobre casos notáveis de arquitetura e/ou sobre o projeto que se está a desenvolver, contemporaneamente, nas UC?s de Projeto.
1. Implementação de projectos de especialidades na fase de pormenorização:
- Estruturas;
- Climatização;
- Instalações elétricas;
- Rede de abastecimento de água;
- Rede de esgotos;
- Rede de águas pluviais;
2. Apresentação e análise de pormenores exemplares de:
- Fundações, movimento e contenção de terras;
- Pavimentos;
- Paredes exteriores e interiores;
- Revestimentos de pavimentos, paredes e tetos;
- Escadas e rampas;
- Coberturas inclinadas;
- Coberturas planas;
- Clarabóias;
- Remates (capeamentos, rufos, peitoris, soleiras, rodapés, trapeiras, chaminés, algerozes e caleiras).
A compatibilização referida acontece através da realização de exercícios de aplicação das diferentes especialidades sobre casos notáveis de arquitetura e/ou sobre o projeto que se está a desenvolver, contemporaneamente, nas UC?s de Projeto.
Métodos de Ensino
A disciplina organiza-se em aulas teórico-práticas, que são organizadas em apresentações orais, realização de exercícios e discussão, relatórios e visitas técnicas.
Avaliação
A classificação desta unidade curricular resulta de um dos seguintes regimes de avaliação:
1. Avaliação contínua;
2. Exame final.
Na avaliação contínua são considerados os resultados das frequências, dos trabalhos de grupo, da assiduidade às aulas e da assimilação dos conteúdos e da participação nas aulas.
No exame de época normal são considerados os resultados do exame, dos trabalhos de grupo, da assiduidade às aulas e da assimilação dos conteúdos e da participação nas aulas.
No exame de recurso é considerado apenas o resultado do exame.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
1. Avaliação contínua;
2. Exame final.
Na avaliação contínua são considerados os resultados das frequências, dos trabalhos de grupo, da assiduidade às aulas e da assimilação dos conteúdos e da participação nas aulas.
No exame de época normal são considerados os resultados do exame, dos trabalhos de grupo, da assiduidade às aulas e da assimilação dos conteúdos e da participação nas aulas.
No exame de recurso é considerado apenas o resultado do exame.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Bibliografia
BRAND, Stewart- ?How Buildings Learn: What Happens After They?re Built?, Viking, New York, NY, 1994
ORDEM DOS ARQUITECTOS ? ?A Green Vitruvius, Princípios e Práticas de Projecto para uma Arquitectura Sustentável?, O.A., 2001
HOPKINSON, R.G., e PETHERBRIDGE, P., e LONGMORE, J., e FARIA, A. ? Iluminação Natural, 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1980.
MEHTA, Madan, e JOHNSON, Jim, e ROCAFORT, Jorge ? Architectural Acoustics : Principles and Design, Prentice Hall, Upper Saddle River, New Jersey, 1999.
MASCARENHAS, Jorge ? Sistemas de Construção, Vol. V ? O Edifício de Rendimento da Baixa Pombalina de Lisboa, Livros Horizonte, Lisboa, 2004
ORDEM DOS ARQUITECTOS ? ?A Green Vitruvius, Princípios e Práticas de Projecto para uma Arquitectura Sustentável?, O.A., 2001
HOPKINSON, R.G., e PETHERBRIDGE, P., e LONGMORE, J., e FARIA, A. ? Iluminação Natural, 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1980.
MEHTA, Madan, e JOHNSON, Jim, e ROCAFORT, Jorge ? Architectural Acoustics : Principles and Design, Prentice Hall, Upper Saddle River, New Jersey, 1999.
MASCARENHAS, Jorge ? Sistemas de Construção, Vol. V ? O Edifício de Rendimento da Baixa Pombalina de Lisboa, Livros Horizonte, Lisboa, 2004
Equipa Docente
- João Manuel Chaves de Barros Santa Rita [responsável]