2025
Projeto Avançado II
Nome: Projeto Avançado II
Cód.: ARQ02545I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC prático-laboratorial visa consolidar os processos metodológicos de projeto em arquitetura, através da introdução da investigação avançada e do desenvolvimento aprofundado de um Tema específico. Esse Tema, envolve a síntese de múltiplas dimensões arquitetónicas - programáticas, contextuais, funcionais, construtivas e formais - permitindo aos alunos aprofundar conhecimentos que fundamentam soluções projetuais complexas, coerentes e inovadoras. Está interligada com os conteúdos lecionados nas UC Arquitectura e Tecnologia IV e Desenho Urbano e Territorial II.
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a capacidade de investigar em arquitetura;
2. Consolidar metodologias de projeto;
3. Desenvolver a capacidade de resolver programas complexos em contextos reais;
4. Aprofundar a análise crítica e construtiva;
5. Explorar as qualidades espaciais, materiais, tecnológicas e construtivas do projeto;
6. Desenvolver reflexão teórica que fundamenta o projeto.
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a capacidade de investigar em arquitetura;
2. Consolidar metodologias de projeto;
3. Desenvolver a capacidade de resolver programas complexos em contextos reais;
4. Aprofundar a análise crítica e construtiva;
5. Explorar as qualidades espaciais, materiais, tecnológicas e construtivas do projeto;
6. Desenvolver reflexão teórica que fundamenta o projeto.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da unidade curricular concretizam-se através de:
1. Desenvolvimento de análises críticas e teóricas, com foco na elaboração de ensaios que promovam a utilização das metodologias de investigação em projeto. Este processo visa também ajudar os alunos na fundamentação das escolhas conceptuais e de projeto;
2. Realização de exercícios práticos que integram teoria e prática, com foco em programas complexos em contextos reais;
3. Utilização de ferramentas de projeto, incluindo desenho manual e digital, maquetes e simulações 3D. Estas ferramentas são aplicadas para explorar, criar e comunicar soluções projetuais inovadoras e qualificadas;
4. Participação em aulas teóricas e atividades complementares, como conferências, workshops e visitas de estudo, que complementam a formação prática e teórica. Estas atividades enriquecem a experiência de aprendizagem, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla e contextualizada dos temas estudados.
1. Desenvolvimento de análises críticas e teóricas, com foco na elaboração de ensaios que promovam a utilização das metodologias de investigação em projeto. Este processo visa também ajudar os alunos na fundamentação das escolhas conceptuais e de projeto;
2. Realização de exercícios práticos que integram teoria e prática, com foco em programas complexos em contextos reais;
3. Utilização de ferramentas de projeto, incluindo desenho manual e digital, maquetes e simulações 3D. Estas ferramentas são aplicadas para explorar, criar e comunicar soluções projetuais inovadoras e qualificadas;
4. Participação em aulas teóricas e atividades complementares, como conferências, workshops e visitas de estudo, que complementam a formação prática e teórica. Estas atividades enriquecem a experiência de aprendizagem, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla e contextualizada dos temas estudados.
Métodos de Ensino
Aulas de prática laboratorial, metodologias ativas de aprendizagem, co-docência. Carga horária semanal de 12 horas de contacto, acrescidas de 6 horas de acompanhamento tutorial. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Além de Problem/Project Based Learning, será incorporada o Studio Based Learning, em projetos em contexto real. Uso de recursos digitais: utilização de moodle e zoom para organizar materiais e facilitar a aprendizagem e a comunicação. Emprego de softwares de CAD/BIM e de simulação 3D. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares. O desenho e as maquetes como instrumentos de ensaio e experimentação conceptual.
Avaliação
Avaliação contínua e formativa, incentivando a autorreflexão e a melhoria. Baseada em apresentações de projetos, exposições orais, maquetes, recensões, participação em aulas, workshops, visitas de estudo e conferências. Os critérios comunicados no início do semestre, assegurando transparência e compreensão dos alunos. Os estudantes serão incentivados a participar na autoavaliação, na avaliação entre pares, e na definição dos momentos e critérios de avaliação, promovendo sua autonomia e reflexão crítica. A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Bibliografia
AALTO, Alvar, The architectural drawings of Alvar Aalto, 1917-39. New York, London : Garland Publishing, 1994.
ÁBALOS, Iñaki. La Buena Vida, editora GG, Barcelona, 2000
CAMPO Baeza, Alberto. A ideia construída, ed. Caleidoscópio, 2004
CARERI, Francesco: Walkscapes. O caminhar como prática estética, GG, 2013
HOLL, Steven. Anchoring, Princeton Architectural Press, USA, 1996
MONEO, Rafael. Inquietud Teorica e Estrategia Proyetual, ACTAR, Barcelona, 2004
MONTANER, Josep Maria. Después del Movimiento Moderno, Gustavo Gili, Barcelona, 1993
NORBERG-S, Christian. Genius Loci, Towards a Phenomenology of Architecture. New York: Rizzoli, 1980.
SIZA VIEIRA, Álvaro, Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70, 1998
TÁVORA, Fernando, Da organização do espaço. Porto: FAUP publicações, 1996
ZUMTHOR, Peter: Atmospheres, Birkhäuser, 2006
ZUMTHOR, Peter: Thinking Architecture. Lars Muller Publishers, 1998 (versão espanhola: pensar a arquitectura GG, 2005)
ÁBALOS, Iñaki. La Buena Vida, editora GG, Barcelona, 2000
CAMPO Baeza, Alberto. A ideia construída, ed. Caleidoscópio, 2004
CARERI, Francesco: Walkscapes. O caminhar como prática estética, GG, 2013
HOLL, Steven. Anchoring, Princeton Architectural Press, USA, 1996
MONEO, Rafael. Inquietud Teorica e Estrategia Proyetual, ACTAR, Barcelona, 2004
MONTANER, Josep Maria. Después del Movimiento Moderno, Gustavo Gili, Barcelona, 1993
NORBERG-S, Christian. Genius Loci, Towards a Phenomenology of Architecture. New York: Rizzoli, 1980.
SIZA VIEIRA, Álvaro, Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70, 1998
TÁVORA, Fernando, Da organização do espaço. Porto: FAUP publicações, 1996
ZUMTHOR, Peter: Atmospheres, Birkhäuser, 2006
ZUMTHOR, Peter: Thinking Architecture. Lars Muller Publishers, 1998 (versão espanhola: pensar a arquitectura GG, 2005)
Equipa Docente
- António Pedro Moreira Pacheco
- João Manuel Barros de Matos [responsável]