2025
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    
	
	   	                
	    	    		    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		      	        	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  				  
			       		     		     	       		      	        	    	     		     	      			      	  				  				  
			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		      	        	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  				  
			       		     		     	       		     		     	       		      	        	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		      	        	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  				  
			       		      	        	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Metodologias de Investigação I
	Nome: Metodologias de Investigação I
      
      
	Cód.: ARQ02540I
      
      
	6 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/156 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Arquitectura
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            
            Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      Esta unidade curricular tem como principal objectivo fornecer aos alunos as ferramentas - tanto do domínio geral da investigação científica, como do domínio particular da arquitectura -, que lhes permitam desenvolver as capacidades de gestão, organização, desenvolvimento e apresentação de um trabalho de investigação em Arquitectura. No final da unidade curricular, o aluno deverá adquirir as seguintes capacidades:
1. Saber definir um tema de investigação, bem como o seu objecto de estudo
2. Saber definir o estado da arte
3. Saber utilizar de uma forma eficaz as ferramentas da investigação
4. Escrever um artigo científico
5. Articular os diferentes níveis de pesquisa envolvidos no trabalho em arquitectura
	  1. Saber definir um tema de investigação, bem como o seu objecto de estudo
2. Saber definir o estado da arte
3. Saber utilizar de uma forma eficaz as ferramentas da investigação
4. Escrever um artigo científico
5. Articular os diferentes níveis de pesquisa envolvidos no trabalho em arquitectura
Conteúdos Programáticos
		  		      1. Definição do trabalho final de mestrado
2. Estratégias de enunciação de um tema de investigação e de um objecto de estudo
3. Definição de estado da arte
4. Metodologias gerais da investigação científica e específicas da investigação em arquitectura
5. Metodologias gerais da escrita científica e específicas da escrita sobre arquitectura
	  2. Estratégias de enunciação de um tema de investigação e de um objecto de estudo
3. Definição de estado da arte
4. Metodologias gerais da investigação científica e específicas da investigação em arquitectura
5. Metodologias gerais da escrita científica e específicas da escrita sobre arquitectura
Métodos de Ensino
		  		      Aulas teóricas, com apresentação de exemplos; debates com os alunos. Método de avaliação: artigo científico, avaliado de acordo com a aplicação dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular.
		  		
	  Bibliografia
		  		      BAXANDALL, Michael. Patterns of intention. New Haven, London: Yale University, 1985.
BOOTH, Wayne et. al. The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.
ECO, Humberto, Como se faz uma tese. Barcarena: Presença, 2003.
ELIOT, T. S., Ensaios de doutrina crítica. Lisboa, Guimarães editores, 1962.
GOMBRICH, «Sobre la interpretación de la obra de Arte. El qué, el porqué y el cómo», in RA Revista de Arquitectura, n. 5, Jun. 2003, pp. 13-20.
KRATHWOHL, D. R. How to prepare a research proposal. Syracuse, NY: Syracuse University Press, 1991.
MONTANER, José Maria, Arquitectura y crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
SARMIENTO, Jaime, «Re-crear una obra de arquitectura ? El papel del hacedor», In Circo, n. 78, 2000
RAMÍREZ, Juan Antonio, Como escribir sobre arte y arquitectura. Barcelona, Ediciones Serbal, 1996.
VIOTA, Paulino, «El vampiro y el criptólogo», In En torno a Peirce, nn. 6-7, Asociación de Estudios Semióticos
de Barcelona, 1986, pp. 173-185
	  BOOTH, Wayne et. al. The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.
ECO, Humberto, Como se faz uma tese. Barcarena: Presença, 2003.
ELIOT, T. S., Ensaios de doutrina crítica. Lisboa, Guimarães editores, 1962.
GOMBRICH, «Sobre la interpretación de la obra de Arte. El qué, el porqué y el cómo», in RA Revista de Arquitectura, n. 5, Jun. 2003, pp. 13-20.
KRATHWOHL, D. R. How to prepare a research proposal. Syracuse, NY: Syracuse University Press, 1991.
MONTANER, José Maria, Arquitectura y crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
SARMIENTO, Jaime, «Re-crear una obra de arquitectura ? El papel del hacedor», In Circo, n. 78, 2000
RAMÍREZ, Juan Antonio, Como escribir sobre arte y arquitectura. Barcelona, Ediciones Serbal, 1996.
VIOTA, Paulino, «El vampiro y el criptólogo», In En torno a Peirce, nn. 6-7, Asociación de Estudios Semióticos
de Barcelona, 1986, pp. 173-185
Equipa Docente
- Altino João Serra de Magalhães Rocha [responsável]
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      