2025

Teoria da Arquitetura II

Nome: Teoria da Arquitetura II
Cód.: ARQ02536I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Circularidade entre teoria e prática

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC teórico-prática ambiciona ampliar e aprofundar os conhecimentos na cultura teórica e nas capacidades de elaboração crítica:
1. Aprofundamento da Arquitectura entendida como corpo disciplinar autónomo;
2. Aprofundamento da Arquitectura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade, de um propósito e de uma morada;
3. Aprofundamento da Arquitectura como acontecimento continuamente experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis;
4. Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitectura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos susceptíveis de permitir o juízo de valor sobre a Arquitectura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projecto de Arquitectura.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos são os seguintes:
1. Introdução. Aprofundar uma Teoria da Arquitectura;
2. Conceitos, Modelos e Temas no Processo de Construção da Arquitectura;
3. Território, Lugar e Localização no Processo de Construção da Arquitectura;
4. Propósito, Espaço, Forma e Atmosferas no Processo de Construção da Arquitectura;
5. Memória, Cultura Arquitectónica e outras Contaminações no Processo de Construção da Arquitectura;
6. Domínio Público e Domínio Privado no Processo de Construção da Arquitectura;
7. Implicações dos Recursos instrumentais e respectivas Limitações no Processo de Construção da Arquitectura;
8. Conclusão. Arquitectura como Fazer.

Métodos de Ensino

Aulas de prática teórico-prática, metodologias ativas de aprendizagem. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares.

Avaliação

A classificação nesta unidade curricular pode resultar de um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou exame final.

Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)

Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)

Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)

A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).

Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.

Bibliografia

Forty, Adrian. 2000. Words and buildings: a vocabulary of modern architecture. London: Thames & Hudson.

Hays, K. Michael, ed. 1998. Architecture Theory since 1968. New York: MIT Press.

Johnson, Paul-Alan. 1994. The theory of architecture: concepts, themes & practices. With a forward by Stanley Tigerman. New York: John Wiley.

Kruft, Hanno-Walter. 2016 [1985]. História da teoria da arquitectura. Trad. Oliver Tolle. São Paulo: Universidade de São Paulo.

Nesbitt, Kate, ed. 1996. Theorizing a New Agenda for Architecture, an anthology of architectural theory 1965-1995. New York: Princeton Architectural Press.

Sykes, A. Krista, ed. 2010. Constructing a New Agenda, Architectural Theory 1993-2009. Afterwords by K. Michael Hayes. New York: Princeton Architectural Press.