2025
Projeto VI
Nome: Projeto VI
Cód.: ARQ02532I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC visa sintetizar os conhecimentos adquiridos na licenciatura através de programas arquitetónicos de complexidade e dimensão intermédia, em contextos reais e com foco na habitação coletiva, trabalhando desde a escala urbana até ao projeto de edifícios.
Objetivos:
1. Consolidar a capacidade de observação crítica e de análise e promover a integração do conhecimento nos domínios conceptual, funcional e construtivo.
2. Promover a complexidade projetual, pelo questionamento sobre o habitar coletivo, pela integração das diferentes escalas (urbana, edifício e detalhe), pela sobreposição vertical de diferentes programas no mesmo edifício e sua relação urbana.
3. Desenvolvimento de competências projetuais: Dominar os vários instrumentos de projeto; aperfeiçoar a capacidade de o comunicar; ?resolver as dimensões espacial e programáticas; abordar as componentes técnica, estrutural e construtiva do projeto (em articulação com a UC Arquitetura e Tecnologia II).
Objetivos:
1. Consolidar a capacidade de observação crítica e de análise e promover a integração do conhecimento nos domínios conceptual, funcional e construtivo.
2. Promover a complexidade projetual, pelo questionamento sobre o habitar coletivo, pela integração das diferentes escalas (urbana, edifício e detalhe), pela sobreposição vertical de diferentes programas no mesmo edifício e sua relação urbana.
3. Desenvolvimento de competências projetuais: Dominar os vários instrumentos de projeto; aperfeiçoar a capacidade de o comunicar; ?resolver as dimensões espacial e programáticas; abordar as componentes técnica, estrutural e construtiva do projeto (em articulação com a UC Arquitetura e Tecnologia II).
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da UC concretizam-se através de:
1. Elaboração de ensaio analítico sobre habitação coletiva e/ou de redesenho de casos representativos como instrumento de conhecimento e análise crítica.
2. Desenvolvimento de exercício(s) prático(s) de interpretação crítica e conceção sobre o tema do habitar coletivo.
3. Domínio dos instrumentos de projeto (desenho livre, técnico à mão, CAD, maqueta e de simulação 3D, como fotomontagem e colagem) para explorar soluções inovadoras e poéticas, e comunicar o projeto.
4. Compreensão e interpretação das características do espaço urbano e da sua integração com o projeto.
5. Aulas teóricas, participação em conferências, workshops e visitas de estudo, que complementam a formação prática dos alunos.
Pretende-se que o estudante questione as qualidades do programa de habitação coletiva na atualidade, nas escalas urbana, do edifício e da unidade de habitação, desenvolvendo o projeto até a fase de definição da solução técnica e material.
1. Elaboração de ensaio analítico sobre habitação coletiva e/ou de redesenho de casos representativos como instrumento de conhecimento e análise crítica.
2. Desenvolvimento de exercício(s) prático(s) de interpretação crítica e conceção sobre o tema do habitar coletivo.
3. Domínio dos instrumentos de projeto (desenho livre, técnico à mão, CAD, maqueta e de simulação 3D, como fotomontagem e colagem) para explorar soluções inovadoras e poéticas, e comunicar o projeto.
4. Compreensão e interpretação das características do espaço urbano e da sua integração com o projeto.
5. Aulas teóricas, participação em conferências, workshops e visitas de estudo, que complementam a formação prática dos alunos.
Pretende-se que o estudante questione as qualidades do programa de habitação coletiva na atualidade, nas escalas urbana, do edifício e da unidade de habitação, desenvolvendo o projeto até a fase de definição da solução técnica e material.
Métodos de Ensino
Aulas de prática laboratorial, metodologias ativas de aprendizagem, co-docência. Carga horária semanal de 12 horas de contacto, acrescidas de 6 horas de acompanhamento tutorial. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Além de Problem/Project Based Learning, será incorporada o Studio Based Learning, em projetos em contexto real. Uso de recursos digitais: utilização de moodle e zoom para organizar materiais e facilitar a aprendizagem e a comunicação. Emprego de softwares de CAD/BIM e de simulação 3D. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares. O desenho e as maquetes como instrumentos de ensaio e experimentação conceptual.
Avaliação
Avaliação contínua e formativa, incentivando a autorreflexão e a melhoria. Baseada em apresentações de projetos, exposições orais, maquetes, recensões, participação em aulas, workshops, visitas de estudo e conferências. Os critérios comunicados no início do semestre, assegurando transparência e compreensão dos alunos. Os estudantes serão incentivados a participar na autoavaliação, na avaliação entre pares, e na definição dos momentos e critérios de avaliação, promovendo sua autonomia e reflexão crítica. A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas). Será dado feedback ao longo do semestre, permitindo ajustes e melhorias contínuas nos trabalhos dos alunos.
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Bibliografia
AGAREZ, R. - Habitação: Cem Anos de Políticas Públicas de Habitação em Portugal (1918-2018). Lisboa: IHRU, 2018
BANDEIRINHA, A. O processo do SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974. Coimbra: Imp. UC, 2007
CAERI, F. Walkscapes ? o caminhar como pra?tica este?tica. Barcelona: GG, 2014
FATHY, H. Arquitectura para os Pobres. Lisboa: Dinalivro, 2009
KOOLHAAS, R. La ciudad genérica. Barcelona: GG, 2006
LYNCH, K. A imagem da cidade. Lisboa: Ed 70, 1982
MENDES DA ROCHA, P. Maquetes de papel, Ed. Cosac & Naify, 2007
MOSAYEBI, E. & KRAUS, M. The Renewal of Dwelling. European housing construction 1945-75. ETH Zurique, 2023.
NORBERG-SCHULZ, C. Genius Loci: Towards a Phenomenology of Architecture. Rizzoli, 1980.
PORTAS, N. A cidade como arquitetura. Lisboa: Livros horizonte. 2011
SIZA, Álvaro. Imaginar a evidência. Lisboa Edições 70, 2000
SMITHSON, A and P. The Charged Void ? Urbanism. The Monacelli Press, 2003
ZUMTHOR, Peter, Pensar a Arquitectura, Barcelona, Ed. Gustavo Gili, 2009
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