2023

Projeto VI

Nome: Projeto VI
Cód.: ARQ02532I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular aprofunda o tema da interacção entre o projecto arquitectónico e a estrutura do núcleo urbano, beneficiando das investigações desenvolvidas nas unidades curriculares Urbanismo I e Urbanismo II. Nela serão analisados projectos arquitectónicos notáveis de acordo, sobretudo, com a sua integração no contexto urbano. Na sequência dessa análise será realizado um exercício onde será explorada a integração e consolidação urbana do projecto arquitectónico, ao qual deve corresponder um acréscimo de complexidade e de escala, assumindo-se o programa enquanto dado fundamental e regulador do projecto, capaz de definir um sentido de economia e eficácia da abordagem arquitectónica.


Objectivos: 1. Dominar o uso dos instrumentos de projecto 2. Dominar a capacidade de observação crítica e de análise 3. Desenvolver a capacidade de comunicação do projecto 4. Desenvolver a capacidade de interpretar um lugar e um programa 5. Consolidar a questão da interacção da cidade com o objecto arquitectónico.


 


This curricular unit deepens the subject of interaction between architectonic project and the structure of the urban core, benefiting from the developed research in curricular units Urbanism I and Urbanism II. . Will be analysed remarkable architectonic projects, for example, accordingly, mostly, to its integration in urban context. Following that analysis will be accomplished one exercise, in which must correspond increase of complexity and scale, assuming the program while essential data and regulator of the project as capable of a definition of sense of economy and efficency of the architectonical approach.


Objectives: 1. Develop skills realated to the use of project’s tools 2. Develop skills related to the ability of critical observation and architectonic analysis 3. Develop project’s communication strategies 4. Consolidate methodological basis of spatial composition 5. Consolidate ability to establish a congruent relation with an existing urban structure.

Conteúdos Programáticos

Tema: Contexto: o núcleo urbano e a sua interacção com o conjunto arquitectónico 1. Os instrumentos do projecto: o desenho livre, o desenho técnico à mão, o desenho técnico assistido por computador, a maqueta 2. Análise de casos de estudo de acordo com a sua interacção com o núcleo urbano 3. Integração urbana 4. A representação da Arquitectura: o desenho à mão, o desenho técnico assistido por computador, a fotomontagem, a maqueta, o texto e a apresentação oral.


 


Subject: Context: the urban core and its interaction with the architectonic set 1. Project tools: sketch, technical drawing by computer, model 2. Analysis of study cases accordingly to its interaction with a urban core 3. Urban integration 4. Representation of Architecture: sketch, technical drawing by computer, photomontage, model, text and oral presentation.

Métodos de Ensino

As aulas serão dadas em regime de ensino prático e laboratorial, num total de 12 horas de contacto semanal, a que se somam 6 horas de acompanhamento tutorial. Os conteúdos programáticos serão introduzidos pelo docente através de aulas com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo e acompanhamento individual ou em grupo dos trabalhos. Os exercícios serão desenvolvidos nas aulas, sob a orientação do professor.   


A metodologia de ensino enquadra e potencia os objectivos da unidade curricular, procurando-se assegurar a respectiva coerência: 1. Pelo acompanhamento personalizado e tutorial, de largo espectro, através da experiência e da comprovação, num contexto de prática laboratorial (atelier) estimulando a capacidade crítica e analítica de cada aluno, suscitando a participação. 2. De acordo com o princípio do incentivo da transversalidade com as matérias leccionadas nas outras unidades curriculares, em particular as relacionadas com o estudo das cidades e do desenho urbano. 3. Pela apresentação em aulas de apoio audiovisual, conferências e visitas de estudo de casos de estudo de excelência. 4. O regime da avaliação procura sublinhar os objectivos da unidade curricular, promovendo trabalho contínuo e a consolidação dos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de hábitos de investigação, condições essenciais para a inquietação crítica e para o enriquecimento da cultura arquitectónica dos alunos.  


 


Lessons will be taught in practical and laboratorial system, with a total of 12 hours weekly contact, more 6 tutorial attendance hours. The programmatic contents will be introduced by the teacher through classes with audiovisual support, lectures, study visits and individual attendance, or in groups, of the students’ work. The exercises will be developed in class, under the teacher’s guidance.  


The teaching methodology frames and potentiates the objectives of the curricular unit, earching to ensure its coherence: 1. By personalized and tutorial attendance, through experience and verification, in a context of laboratorial practice (atelier) stimulating critical and analytic readings. 2. Accordingly to the outset to stimulate transversality with taught issues in other curricular units, particularly the ones related to cities and urban design studies. 3. Audiovisual supported classes, lectures and study visits. 4. The evaluation system searches to underline the curricular objectives, promoting continuous work and setting of knowledge, as well as development of research methodologies, essential conditions to foster students critical inquiry.


 

Avaliação

 


A avaliação é regida pelo sistema de avaliação contínua, resultando do acompanhamento dos trabalhos ao longo do semestre, e será realizada com base na demonstração do domínio dos conteúdos leccionados. Os alunos têm de assistir, obrigatoriamente, a 75% das aulas leccionadas, para poderem estar sujeitos a aprovação na unidade curricular. Sendo a avaliação contínua, os alunos que não obtiverem classificação positiva na última avaliação do período lectivo não podem participar na entrega e avaliação final. O regime da avaliação procura sublinhar os objectivos da unidade curricular, promovendo trabalho contínuo e a consolidação dos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de hábitos de investigação, condições essenciais.


 


Evaluation is ruled only by continuous evaluation system, resulting on attendance of the students’ work along the semester, and will be achieved based on demonstration of dominion of taught contents. The students must assist, mandatorily, to 75% of the classes, to be able to get approval in the curricular unit. 

Bibliografia

KOOLHAAS, Rem, La ciudad genérica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SL, 2006, Colección: GGmínima. Título original: The generic city, publicado originalmente em Domus, 791, Março de 1997


LYNCH, Kevin, A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70, 1982


MUMFORD, Lewis, A cidade na história. Martins Fontes: Unb, 1982


ROSSI, Aldo, A arquitectura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995


SMITHSON, Alison e Peter, The Charged Void – Urbanism. The Monacelli Press, 2003


VENTURI, Robert, Complejidad y contradicción en la arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA, 1992


VIRILIO, Paul, «The Oblique Function», in Architecture Principe, n.1, Fevereiro de 1966


VIRILIO, Paul, «The Overexposed City» (1991), in Neil Leach (ed.), Rethinking Architecture. Londres: Routledge, 1997


VIRILIO, Paul, Estética de la desaparición. Barcelona: Anagrama, 1998 VIRILIO, Paul, La Inercia Polar. Madrid: Trama Editorial, 1999