2025
Teoria da Arquitetura I
Nome: Teoria da Arquitetura I
Cód.: ARQ02530I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Italiano
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Aperfeiçoamento da cultura teórica e das capacidades de elaboração crítica dos discentes, com foco nos principais episódios da produção teórica ocidental em arquitetura desde Vitrúvio até ao séc. XIX.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC teórico-prática ambiciona familiarizar os alunos com a cultura teórica e as capacidades de elaboração crítica, com foco nos principais episódios da produção teórica ocidental em arquitetura desde Vitrúvio até ao séc. XIX:
1. Aproximação à Arquitectura entendida como corpo disciplinar autónomo, procurando equacionar a natureza que lhe é própria;
2. Aproximação à Arquitectura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade, de um propósito e de uma morada;
3. Aproximação à Arquitectura como acontecimento experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis;
4. Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitectura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos susceptíveis de permitir o juízo de valor sobre a Arquitectura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projecto de Arquitectura.
1. Aproximação à Arquitectura entendida como corpo disciplinar autónomo, procurando equacionar a natureza que lhe é própria;
2. Aproximação à Arquitectura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade, de um propósito e de uma morada;
3. Aproximação à Arquitectura como acontecimento experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis;
4. Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitectura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos susceptíveis de permitir o juízo de valor sobre a Arquitectura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projecto de Arquitectura.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos são os seguintes:
1. Introdução. Aproximação à Teoria da Arquitectura;
2. Arquitectura e a Origem do Habitar;
3. Arquitectura e Localidade, Propósito e Morada;
4. Arquitectura e Projecto de Arquitectura;
5. Arquitectura e Ética;
6. Arquitectura e Corporeidade;
7. Conclusão. Arquitectura como Ser.
1. Introdução. Aproximação à Teoria da Arquitectura;
2. Arquitectura e a Origem do Habitar;
3. Arquitectura e Localidade, Propósito e Morada;
4. Arquitectura e Projecto de Arquitectura;
5. Arquitectura e Ética;
6. Arquitectura e Corporeidade;
7. Conclusão. Arquitectura como Ser.
Métodos de Ensino
Aulas de prática teórico-prática, metodologias ativas de aprendizagem. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares.
Avaliação
A classificação nesta unidade curricular pode resultar de um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou exame final.
Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)
Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)
Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
Bibliografia
AAVV, Teoria e Crítica de Arquitectura Século XX. Lisboa: Caleidoscópio e Ordem dos Arquitectos, 2010
FORTY, Adrian, Words and Buildings, a vocabulary of modern architecture. London: Thames & Hudson, 2000
HAYS, K. Michael (ed), Architecture Theory since 1968, New York: Columbia Books of Architecture e MIT Press, 1998
NESBITT, Kate (ed), Theorizing a New Agenda for Architecture, an anthology of architectural theory 1965-1995. New York: Princeton Architectural Press, 1996
SYKES, A. Krista (ed), Constructing a New Agenda, Architectural Theory 1993-2009. New York: Princeton Architectural Press, 2010
FORTY, Adrian, Words and Buildings, a vocabulary of modern architecture. London: Thames & Hudson, 2000
HAYS, K. Michael (ed), Architecture Theory since 1968, New York: Columbia Books of Architecture e MIT Press, 1998
NESBITT, Kate (ed), Theorizing a New Agenda for Architecture, an anthology of architectural theory 1965-1995. New York: Princeton Architectural Press, 1996
SYKES, A. Krista (ed), Constructing a New Agenda, Architectural Theory 1993-2009. New York: Princeton Architectural Press, 2010