2023

Desenho de Arquitetura III

Nome: Desenho de Arquitetura III
Cód.: ARQ02527I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Capacitar para a eficácia do desenho na realização de projectos de arquitectura.


Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação.


Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto.


Os objectivos desta unidade curricular são o desenvolvimento lógico e operativo de uma premissa inicial básica: o entendimento do desenho de arquitectura não só como a base da criação arquitectónica mas também como um sistema de representação, comprovação e explicação da ideia e objecto arquitectónicos, assim como meio para a expressão íntima do pensamento do arquitecto.


Objectivos:


a) Conhecimento e domínio do desenho arquitectónico como meio para a abstracção da realidade complexa;


b) Conhecimento e domínio do desenho arquitectónico como meio de representação da ideia arquitectónica;


c) Conhecimento e domínio do desenho arquitectónico através da sua História, estabelecendo relações entre a maneira particular de desenhar de cada autor e a sua obra;


d) Conhecimento e experimentação de técnicas simples e complexas, técnicas mistas, técnicas inventadas, técnicas de oportunidade, técnicas descontextualizadas.

Conteúdos Programáticos

a) História do Desenho Arquitectónico


Relação transversal entre o desenho de arquitectura e outros campos de conhecimento, científico, tecnológico, artístico, filosófico. Lugares comuns da abstracção, evocação e síntese: da Melancolia de Durer à Biblioteca de Borges.


b) O Desenho Síntese


- Desenho de interpretação e de codificação;


- Abstracção;


- Comunicação;


- Representação gráfica de uma ideia.


Temário:


O temário desta unidade curricular organiza-se a partir de exercícios de investigação sobre a capacidade de síntese do desenho como expressão fidedigna e prepositiva da ideia arquitectónica.


1 O desenho como síntese


1.1 O desenho como síntese. Precisão e economia da linguagem gráfica.


1.2 O desenho arquitectónico enquanto comunicação de uma ideia.


1.3 Desenhar para fazer-se entender. Desenhar para demonstrar. Desenhar para comunicar.


1.4 O desenho de síntese como expressão pura de uma ideia.

Métodos de Ensino

Aulas de exposição temática sobre os exercícios em curso.


Trabalho no horário lectivo em exercícios de investigação.


Trabalho fora do horário lectivo de exploração dos temas tratados, registo gráfico no caderno diário.


 


Apresentação e discussão de resultados.

Avaliação

Nos termos do Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUÉ) a avaliação é contínua.
A frequência (P) nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
A falta dos estudantes nas avaliações, quando não devidamente justificada, implica uma ponderação negativa da classificação.
O cálculo da classificação pressupõe a progressão dos níveis de exigência dos exercícios, bem como a perspectiva temporal e a síntese das aprendizagens.
A classificação final, considerada a assiduidade (P) e o aproveitamento global do aluno, será a média ponderada das duas classificações (Av1+Av2) previstas para o semestre, e a classificação do diário gráfico (DG).

Época normal (EN)
Nota Final = (0,05xP) + (0,70xAv) + (0,25xDG), cuja nota mínima é de 10 valores.

Época recurso (ER)
Nota Final = (0,4xEN) + (0,60xER), cuja nota mínima é de 10 valores.

Bibliografia

AALTO, Alvar, Les relations entre lôarchitecture, la peinture et la sculpture, Publicado en Alvar Aalto Synopsis, Malerei, Architektur, Skulptur, Geschichte und Theorie der Architectur, Zúrich, Eidgenössische Technische Hochschule, 1980.
CARNEIRO, Alberto, Campo, Sujeito e Representação no Ensino do Desenho. Porto: FAUP, 1995.
CHING, Francis Ching, Representação Gráfica para Desenho e Projecto. Barcelona: Gustavo Gili, 2001
COOK, Peter: Drawing. The motive force of architecture, John Wiley & Sons Ltd, 2008.
COOPER, Dennis; HAINLEY, Bruce y SEARLE, Adrian, Tom Friedman (Contemporary Artists) , Paperback, Phaidom, 2001.
DABNER, David, Diseño maquetación y composición. Comprensión y aplicación. Quarto Inc, 2003. Naturart, S.A. Editado por Blume, 2005
BELARDI, Paolo, Why Architects Still Draw. MIT, 2014.

Equipa Docente