2025
Projeto V
Nome: Projeto V
Cód.: ARQ02526I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC prático-laboratorial aborda a interação entre o projeto arquitetónico e o território/paisagem. Pretende-se que o estudante questione as formas de habitar contemporâneas, decomponha as suas funções, analise as necessidades espaciais e as suas relações com o lugar, para o desenvolvimento de soluções qualificadas, poéticas e inovadoras. Será realizado um exercício prático sob o tema do habitar que convoque a compreensão dos elementos caracterizadores da paisagem/território. Está interligada com os conteúdos lecionados nas UC Estudos de Paisagem I, Arquitectura e Tecnologia I e Teoria da Arquitectura I.
Objetivos específicos:
1. Dominar a utilização dos instrumentos de projeto e aperfeiçoar a capacidade de comunicação;
2. Consolidar a capacidade de observação crítica e de análise;
3. Desenvolver a capacidade de interpretar o lugar como âncora/ato fundacional que justifique a estratégia projetual;
4. Introduzir a questão da relação entre o projeto e o seu contexto/lugar/paisagem.
Objetivos específicos:
1. Dominar a utilização dos instrumentos de projeto e aperfeiçoar a capacidade de comunicação;
2. Consolidar a capacidade de observação crítica e de análise;
3. Desenvolver a capacidade de interpretar o lugar como âncora/ato fundacional que justifique a estratégia projetual;
4. Introduzir a questão da relação entre o projeto e o seu contexto/lugar/paisagem.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da UC concretizam-se através de:
1. Elaboração de um ensaio analítico inicial de leitura do lugar e/ou estudo de redesenho de casos representativos como instrumento de análise crítica e de conhecimento;
2. Desenvolvimento de exercício(s) prático(s) de interpretação crítica e concepção em torno do tema do habitar;
3. Aplicação e domínio dos instrumentos de projeto (desenho livre, desenho técnico/rigoroso à mão, desenho técnico assistido por computador (CAD), maqueta e outras soluções de simulação 3D, como fotomontagem e colagem) para explorar soluções inovadoras e poéticas e comunicar o projeto;
4. Compreensão e interpretação dos elementos caracterizadores da paisagem/território, e sua integração no projeto arquitetónico, permitindo aos alunos observar práticas sustentáveis de construção adaptadas ao contexto do lugar;
5. Aulas teóricas, participação em conferências, workshops e visitas de estudo, que complementam a formação prática dos alunos.
1. Elaboração de um ensaio analítico inicial de leitura do lugar e/ou estudo de redesenho de casos representativos como instrumento de análise crítica e de conhecimento;
2. Desenvolvimento de exercício(s) prático(s) de interpretação crítica e concepção em torno do tema do habitar;
3. Aplicação e domínio dos instrumentos de projeto (desenho livre, desenho técnico/rigoroso à mão, desenho técnico assistido por computador (CAD), maqueta e outras soluções de simulação 3D, como fotomontagem e colagem) para explorar soluções inovadoras e poéticas e comunicar o projeto;
4. Compreensão e interpretação dos elementos caracterizadores da paisagem/território, e sua integração no projeto arquitetónico, permitindo aos alunos observar práticas sustentáveis de construção adaptadas ao contexto do lugar;
5. Aulas teóricas, participação em conferências, workshops e visitas de estudo, que complementam a formação prática dos alunos.
Métodos de Ensino
Aulas de prática laboratorial, metodologias ativas de aprendizagem, co-docência. Carga horária semanal de 12 horas de contacto, acrescidas de 6 horas de acompanhamento tutorial. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Além de Problem/Project Based Learning, será incorporada o Studio Based Learning, em projetos em contexto real. Uso de recursos digitais: utilização de moodle e zoom para organizar materiais e facilitar a aprendizagem e a comunicação. Emprego de softwares de CAD/BIM e de simulação 3D. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares. O desenho e as maquetes como instrumentos de ensaio e experimentação conceptual.
Avaliação
Avaliação contínua e formativa, incentivando a autorreflexão e a melhoria. Baseada em apresentações de projetos, exposições orais, maquetes, recensões, participação em aulas, workshops, visitas de estudo e conferências. Os critérios comunicados no início do semestre, assegurando transparência e compreensão dos alunos. Os estudantes serão incentivados a participar na autoavaliação, na avaliação entre pares, e na definição dos momentos e critérios de avaliação, promovendo sua autonomia e reflexão crítica. A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Bibliografia
NAVARRO BALDEWEG, Juan, La habitación vacante. Girona: Editorial Pre-textos, 1999.
NECIPOGLU, Gulru; The Age of Sinan, Architectural Culture in the Ottoman Empire. London, Reaktion Books, 2005.
RIBEIRO, O., Introdução ao Estudo da Geografia Regional. Lisboa: Edição Sá da Costa, 1987.
SMITHSON, Allison & Peter, Changing the Art of Inhabitation. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001 TAFURI, Manfredo, Projeto e Utopia. Arquitectura e desenvolvimento do capitalismo. Lisboa, Editorial Presença, 1985.
CAERI, Francesco, Walkscapes ? o caminhar como pra?tica este?tica. Barcelona, Gustavo Gili 2014.
CULLEN, Gordon, Paisagem Urbana, Lisboa, Ed. 70, 2006 HALL, Edward T., A Dimensa?o Oculta. Lisboa, Ed. Relo?gio D?A?gua 1977.
MENDES DA ROCHA, Paulo, Maquetes de papel, Ed. Cosac & Naify, 2007.
NORBERG-SCHULZ, Christian, Intentions in Architecture, Cambridge-Massachusetts, The MIT Press, 1968 PALLASMAA, Juhani, Habitar, Barcelona, Editora Gustavo Gili, SL, 2017.
NECIPOGLU, Gulru; The Age of Sinan, Architectural Culture in the Ottoman Empire. London, Reaktion Books, 2005.
RIBEIRO, O., Introdução ao Estudo da Geografia Regional. Lisboa: Edição Sá da Costa, 1987.
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