2025
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Construções IV
	Nome: Construções IV
      
      
	Cód.: ARQ02523I
      
      
	3 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/78 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Arquitectura
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            	  Apresentação
		     Estudo dos seguintes elementos de construção: vãos, pavimentos, escadas e rampas. São analisados os principais tipos e a sua constituição. Soluções de isolamento térmico e sonoro. Absorção sonora.
		
	  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      A partir dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares precedentes relevantes, o aluno deverá idealizar e ordenar as diferentes partes de uma construção num diálogo permanente entre os materiais, os diferentes sistemas, as necessidades especificas da edificação e o resultado arquitetónico final pretendido.
		  		
	  Conteúdos Programáticos
		  		      Iluminação natural.
Ventilação natural e forçada.
Térmica (princípios gerais de transmissão de calor, propriedades dos materiais não transparentes, propriedades dos materiais transparentes).
Acústica (princípios a natureza do campo acústico e a propagação do som em espaços abertos e fechados; noção da redução sonora consequência da distância e do efeito de diferentes ecrãs; princípios de melhoramento da qualidade acústica de um determinado espaço construído).
Segurança contra incêndio.
Redes de abastecimento de águas.
Redes de drenagem de águas residuais (pluviais, domésticas, oleosas).
Instalações elétricas e telecomunicações.
Instalações de AVAC.
Evacuação de fumos e gases.
	  Ventilação natural e forçada.
Térmica (princípios gerais de transmissão de calor, propriedades dos materiais não transparentes, propriedades dos materiais transparentes).
Acústica (princípios a natureza do campo acústico e a propagação do som em espaços abertos e fechados; noção da redução sonora consequência da distância e do efeito de diferentes ecrãs; princípios de melhoramento da qualidade acústica de um determinado espaço construído).
Segurança contra incêndio.
Redes de abastecimento de águas.
Redes de drenagem de águas residuais (pluviais, domésticas, oleosas).
Instalações elétricas e telecomunicações.
Instalações de AVAC.
Evacuação de fumos e gases.
Métodos de Ensino
		  		      A disciplina organiza-se em aulas teórico-práticas, que são organizadas em apresentações orais, realização de exercícios e discussão, relatórios e visitas técnicas.
		  		
	  Avaliação
		  		      A classificação nesta unidade curricular pode resultar de um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou exame final.
Avaliação contínua por frequência: NotaFinal = (0,6xF) + (0,4xT)
Avaliação por exame de época normal: NotaFinal = (0,7xEN) + (0,3xT)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária: NotaFinal = (0,7xEN) + (0,3xT)
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
F ? 2 frequências cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores e a nota mínima em cada frequência não poderá ser inferior a 7,5 valores.
T - 2 trabalhos cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
EN ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
	  Avaliação contínua por frequência: NotaFinal = (0,6xF) + (0,4xT)
Avaliação por exame de época normal: NotaFinal = (0,7xEN) + (0,3xT)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária: NotaFinal = (0,7xEN) + (0,3xT)
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
F ? 2 frequências cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores e a nota mínima em cada frequência não poderá ser inferior a 7,5 valores.
T - 2 trabalhos cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
EN ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Bibliografia
		  		      ALLEN, Edward (2008, ed. inglesa original 1980), Cómo funciona un edifício . Princípios elementales, G.Gili, Barcelona.
ARMERO, Ramón Araujo (2007), La arquitectura como técnica (1), A.T.C. Ediciones, Madrid.
DEPLAZES, Andrea (2010, ed. suiça original Darch ETH, Cátedra de Arquitectura e Construção III/IV, Zurich, 2005), Construir la arquitectura: del material en bruto al edifício ? Un manual, G.Gili, Barcelona.
MASCARENHAS, Jorge (2007, 1ª ed. 2006), Sistemas de construção I a XI, Livros Horizonte, Lisboa.
PARICIO, Ignacio, (2004, 4ª ed. 1999), La construcción de la arquitectura ? Las técnicas, ITeC, Barcelona.
PEREIRA DA COSTA, F. (s/d), Enciclopédia prática da construção civil, Portugália Editora, Lisboa.
SCHMITT, H. e HEENE, A. (2009, ed. alemã original 2001), Tratado de construcción, G.Gili, Barcelona.
TORGAL, F. Pacheco e JALALI, Said (2010), A sustentabilidade dos materiais de construção, TecMinho, Univ. Minho, Braga.
	  ARMERO, Ramón Araujo (2007), La arquitectura como técnica (1), A.T.C. Ediciones, Madrid.
DEPLAZES, Andrea (2010, ed. suiça original Darch ETH, Cátedra de Arquitectura e Construção III/IV, Zurich, 2005), Construir la arquitectura: del material en bruto al edifício ? Un manual, G.Gili, Barcelona.
MASCARENHAS, Jorge (2007, 1ª ed. 2006), Sistemas de construção I a XI, Livros Horizonte, Lisboa.
PARICIO, Ignacio, (2004, 4ª ed. 1999), La construcción de la arquitectura ? Las técnicas, ITeC, Barcelona.
PEREIRA DA COSTA, F. (s/d), Enciclopédia prática da construção civil, Portugália Editora, Lisboa.
SCHMITT, H. e HEENE, A. (2009, ed. alemã original 2001), Tratado de construcción, G.Gili, Barcelona.
TORGAL, F. Pacheco e JALALI, Said (2010), A sustentabilidade dos materiais de construção, TecMinho, Univ. Minho, Braga.
Equipa Docente
- João Manuel Chaves de Barros Santa Rita [responsável]
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      