Desenho de Arquitetura II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objectivos desta unidade curricular são o desenvolvimento lógico e operativo de uma premissa inicial básica: o entendimento do desenho de arquitectura não só como a base da criação arquitectónica mas também como um sistema de representação, comprovação e explicação da ideia e objecto arquitectónicos, assim como meio para a expressão íntima do pensamento do arquitecto.
Objectivos:
a) Conhecimento e domínio do desenho arquitectónico como Meio de representação da ideia arquitectónica própria;
b) Conhecimento e domínio do desenho arquitectónico através da sua História, tanto na dimensão diagramática (analítica, abstracta, sistémica) como prática (resolução de problemas construtivos, articulação das formas, volumes, materiais e sistemas);
c) Conhecimento e domínio do desenho arquitectónico como expressão e senha identitária do pensamento do arquitecto, assim como meio para controlar à priori as propostas e soluções do objecto arquitectónico.
Conteúdos Programáticos
a) História do Desenho Arquitectónico
O papel do desenho arquitectónico na História da Arte e da Arquitectura; a sua relação com os momentos singulares da História Humana e as influências transversais de e com outras áreas do conhecimento (engenharia, ciência, filosofia, sociedade, …) explorando fundamentalmente o desenho de diagramas (de Alberti aos Eames) e o detalhe construtivo.
b) O Desenho Analítico (parte II)
- Análise funcional;
- Análise construtiva;
- Percurso: Promenade architecturale;
- A Maqueta como extensão da expressão gráfica arquitectónica.
TEMAS:
Os temas desta unidade curricular organiza-se a partir de exercícios de investigação sobre transformações, abstracções e operações que conduzem ao uso do desenho não como representação da realidade mas como análise e explicação da mesma, tanto na sua dimensão espacial como temporal.
1 Análise funcional;
2 Análise construtiva.
Métodos de Ensino
Aulas de exposição temática sobre os exercícios em curso.
Trabalho no horário lectivo em exercícios de investigação.
Trabalho fora do horário lectivo de exploração dos temas tratados, registo gráfico no caderno diário.
Apresentação e discussão de resultados.
Avaliação
A frequência (P) nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
A falta dos estudantes nas avaliações, quando não devidamente justificada, implica uma ponderação negativa da classificação.
O cálculo da classificação pressupõe a progressão dos níveis de exigência dos exercícios, bem como a perspectiva temporal e a síntese das aprendizagens.
A classificação final, considerada a assiduidade (P) e o aproveitamento global do aluno, será a média ponderada das duas classificações (Av1+Av2) previstas para o semestre, e a classificação do diário gráfico (DG).
Época normal (EN)
Nota Final = (0,05xP) + (0,70xAv) + (0,25xDG), cuja nota mínima é de 10 valores.
Época recurso (ER)
Nota Final = (0,4xEN) + (0,60xER), cuja nota mínima é de 10 valores.
Bibliografia
G.F.VALDERRAMA, Fernando. Tutoriales de informática para arquitectura: AutoCAD, 3D Studio, Corel Draw, Word, Excel y Presto. Madrid: Celeste Ediciones S.A., 1999.
GÓMEZ MOLINA (ed) Lecciones del dibujo. Madrid: Cátedra, 1997.
J. GARCÍA NAVAS, Dibujar después de 1910. Barcelona: Ed. U.P.C., 1997.
LE DUC, VIOLLET, Historia de una casa. Ed. Anagrama
R. TUFTE, Edward, The Visual Display of Cuantitative Information. Graphics Press LLC, 1983
R. TUFTE, Edward, Envisioning Information. Graphics Press LLC, 1990
R. TUFTE, Edward, Visual Explanations. Graphics Press LLC, 1997
R. TUFTE, Edward, Beautiful evidence. Graphics Press LLC, 2006
S. NAMBERT, El dibujo: técnica y utilidad. Madrid: Hermann Blume, 1985
SCHMIDT, Petra; TIETENBERG, Annette y WOLLHEIM, Ralf (editores), Patterns in Design, Art and Architecture, Birkhäuser, Publishers for Architecture, 2005.
G.BACHELARD, La poética del espacio. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.
Equipa Docente
- Paula Alexandra Caeiro Esteves Pinto [responsável]