2025

Arquitetura do Século XIX

Nome: Arquitetura do Século XIX
Cód.: ARQ02518I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Do Iluminismo ao Romantismo: utopias e realidades: arquitetura e urbanismo na Europa Ocidental.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.1. Explorar a cultura arquitetónica do século XIX, desde o Iluminismo até as cidades da indústria;
1.2. Caracterizar criticamente edifícios e territórios desse período;
1.3. Inserir a História da Arquitetura Portuguesa no contexto da arquitectura do século XIX.
1.4. Analisar as relações entre espaço, forma e materialidade em arquiteturas paradigmáticas do século XIX;
1.5. Enquadrar a arquitectura do século XIX nas temáticas globais da história da arquitectura;
1.6. Exercitar o emprego dos instrumentos práticos de concepção do projecto de arquitectura, na análise de obras produzidas no século XIX, assim como nas estratégias de comunicação dos resultados.
1.7. Estimular a criatividade e o processo de projeto arquitetónico com base nas lógicas e temas do século XIX;

Conteúdos Programáticos

2.1.Leitura cronológica da arquitectura do século XIX:
2.1.1Génese do Neoclassicismo e Revivalismo;
2.1.2 Territórios e Arquiteturas da Ilustração e Romantismo;
2.1.3. Territórios e Arquiteturas da Pre-modernidade;
2.1.4. As utopias sociais e urbanas do século XIX;
2.1.5. As grandes alterações tecnológicas e formais da industrialização;
2.1.6. História da Arquitetura Portuguesa no século XIX;
2.1.7. Permanências da Cultura Arquitetónica do século XIX no século XX.

2.2. Abordagem
2.2.1. Arquitectura em contexto
2.2.2. Antecedentes e Legados

2.3. Linhas de leitura
2.3.1. Território, paisagem e cidade;
2.3.2. Programas e Tipologia;
2.3.3. Composição, linguagem e técnica.

2.4. Práticas de análise, leitura e comunicação da arquitectura através dos instrumentos da prática de projecto;

Métodos de Ensino

O modelo pedagógico combina uma abordagem baseada na transmissão de conteúdos em aula (4.1.) com a construção activa de conhecimentos por parte do aluno, em autonomia (4.3) ou em prática laboratorial (4.2) onde são aplicados os conhecimentos adquiridos.
4.1. Aulas teóricas:
4.1.1. Apresentação cronológica dos conteúdos programáticos;
4.1.2. Consolidação através de debates e discussões em grupo, pequenos exercícios práticos individuais ou em grupo, e o acompanhamento dos trabalhos práticos.
4.2. Aulas laboratoriais:
4.2.1. Acompanhamento de trabalhos práticos, workshops curtos, acompanhamento dos trabalhos individuais e em grupo, visitas de estudo e conferências com especialistas convidados.
4.3. Trabalho em autonomia: Realização de trabalhos de investigação em grupo e/ou individuais, e/ou relatórios (de aulas, conferências ou visitas), orientados nas aulas (4.1. e 4.2).

Avaliação

5.1. A classificação resulta de um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou exame final. A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xB) + (0,25xC) + (0,25xD)
Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)
A NotaFinal não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? momentos de avaliação durante o período de aulas, correspondentes a frequências e/ou avaliações de trabalhos práticos, incluindo avaliações intermédias e/ou a realização de exercícios rápidos em aula. A média aritmética das componentes A, B, C e D não poderá ser inferior a 10 valores. A avaliação dos trabalhos práticos pode ser acompanhada de uma apresentação oral, com ou sem júri de pelo menos dois docentes.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.

Bibliografia

Argan, Giulio Carlo. 1973. El concepto del espacio arquitectonico. Buenos Aires: Nueva Visión.

Bergdoll, Barry. 2000. European Architecture 1750-1890. Oxford: Oxford University Press.

Choay, Françoise. 2000 [1965]. O Urbanismo, utopias e realidades, uma antologia. Lisboa: Editora Perspectiva.

Frampton, Kenneth. 1992 [1980]. História crítica de la arquitectura moderna. Barcelona: Editorial Gili.

Fleming, John, Hugo Honour e Nikolaus Pevsner.1991 [1966]. The Penguin Dictionary of Architecture. London: Penguin

Forty, Adrian. 2000. Words and buildings. London: Thames & Hudson.

Giedion, Siegfried. 2004 [1941]. Espaço, tempo e arquitectura. São Paulo: Martins Fontes.

Kruft, Hanno-Walter. 2016 [1985]. História da teoria da arquitectura. São Paulo: Universidade de São Paulo.

Norberg-Schultz, Christian. 1999 [1979]. Arquitectura occidental. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.

Watkin, David. 2005. A History of Western Architecture. London: Lawrence King Publishing.

Equipa Docente