2025
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	   	                
	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Representação Digital I
	Nome: Representação Digital I
      
      
	Cód.: ARQ02516I
      
      
	3 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/78 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Arquitectura
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            
            Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      Esta UC teórico-prática tem os seguintes objectivos específicos:
1. Compreender os princípios e fundamentos do Building Information Modeling (BIM);
2. Desenvolver habilidades práticas no uso de ferramentas de software BIM e desenho vetorial;
3. Aplicar técnicas de modelagem BIM para o desenvolvimento de projetos arquitetónicos detalhados;
4. Integrar conceitos de desenho vetorial na criação de representações precisas e técnicas de projetos;
5. Analisar e resolver problemas complexos de design utilizando metodologias digitais.
	  1. Compreender os princípios e fundamentos do Building Information Modeling (BIM);
2. Desenvolver habilidades práticas no uso de ferramentas de software BIM e desenho vetorial;
3. Aplicar técnicas de modelagem BIM para o desenvolvimento de projetos arquitetónicos detalhados;
4. Integrar conceitos de desenho vetorial na criação de representações precisas e técnicas de projetos;
5. Analisar e resolver problemas complexos de design utilizando metodologias digitais.
Conteúdos Programáticos
		  		      Os conteúdos programáticos concretizam-se através de:
1. Introdução ao desenho vectorial (Autocad);
1.1. Introdução ao Autodesk;
1.2. Configuração inicial e interface do usuário;
1.3. Criação e manipulação de famílias e componentes;
1.4. Modelagem de elementos arquitetónicos: paredes, pisos, tetos, portas, janelas;
2. Desenvolvimento e consolidação avançada de desenho vectorial (Autocad);
2.1. Coordenação de disciplinas: arquitetura, estrutura e MEP (mecânica, elétrica e hidráulica);
2.2. Detalhamento e documentação de projetos;
2.3. Interoperabilidade e troca de dados;
2.4. Exportação e importação no AutoCAD;
2.5. Coordenação e verificação de compatibilidade de modelos;
3. Introdução ao desenho BIM:
3.1. Definição e importância do BIM;
3.2. História e evolução do BIM;
3.3. Vantagens do BIM na construção civil e na arquitetura.
	  1. Introdução ao desenho vectorial (Autocad);
1.1. Introdução ao Autodesk;
1.2. Configuração inicial e interface do usuário;
1.3. Criação e manipulação de famílias e componentes;
1.4. Modelagem de elementos arquitetónicos: paredes, pisos, tetos, portas, janelas;
2. Desenvolvimento e consolidação avançada de desenho vectorial (Autocad);
2.1. Coordenação de disciplinas: arquitetura, estrutura e MEP (mecânica, elétrica e hidráulica);
2.2. Detalhamento e documentação de projetos;
2.3. Interoperabilidade e troca de dados;
2.4. Exportação e importação no AutoCAD;
2.5. Coordenação e verificação de compatibilidade de modelos;
3. Introdução ao desenho BIM:
3.1. Definição e importância do BIM;
3.2. História e evolução do BIM;
3.3. Vantagens do BIM na construção civil e na arquitetura.
Métodos de Ensino
		  		      Aulas de prática teórico-prática, metodologias ativas de aprendizagem. Abordagem dialógica baseada na exposição de
conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na
conceção colaborativa de projetos. Aulas Teóricas: Introdução aos conceitos fundamentais de BIM e desenho vetorial.
Workshops Práticos: Sessões práticas de software, onde os alunos irão aprender e aplicar as ferramentas de BIM.
Projetos em Grupo: Desenvolvimento de projetos colaborativos, incentivando o trabalho em equipe e a integração de
diferentes disciplinas. Estudos de Caso: Análise de projetos reais que utilizam BIM e desenho vetorial.
Seminários e Palestras: Convidados especialistas para discutir tendências e práticas do mercado. Competências
transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e
em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares.
	  conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na
conceção colaborativa de projetos. Aulas Teóricas: Introdução aos conceitos fundamentais de BIM e desenho vetorial.
Workshops Práticos: Sessões práticas de software, onde os alunos irão aprender e aplicar as ferramentas de BIM.
Projetos em Grupo: Desenvolvimento de projetos colaborativos, incentivando o trabalho em equipe e a integração de
diferentes disciplinas. Estudos de Caso: Análise de projetos reais que utilizam BIM e desenho vetorial.
Seminários e Palestras: Convidados especialistas para discutir tendências e práticas do mercado. Competências
transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e
em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares.
Avaliação
		  		      A classificação nesta unidade curricular pode resultar de um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou
exame final. A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)
Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) +
(0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
	  exame final. A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)
Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) +
(0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.
Bibliografia
		  		      Eastman, C., Teicholz, P., Sacks, R., & Liston, K. (2011). BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for
Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors (2nd ed.). Wiley.
Azhar, S. (2011). Building information modeling (BIM): Trends, benefits, risks, and challenges for the AEC industry.
Leadership and Management in Engineering, 11(3), 241-252. https://doi.org/10.1061/(ASCE)LM.1943-5630.0000127
Smith, D. K., & Tardif, M. (2009). Building Information Modeling: A Strategic Implementation Guide for Architects,
Engineers, Constructors, and Real Estate Asset Managers. Wiley.
Krygiel, E., & Nies, B. (2008). Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling. Wiley.
Laiserin, J. (2002). Comparing pommes and naranjas. AECbytes. Retrieved from
http://www.aecbytes.com/viewpoint/2004/issue_1.html
	  Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors (2nd ed.). Wiley.
Azhar, S. (2011). Building information modeling (BIM): Trends, benefits, risks, and challenges for the AEC industry.
Leadership and Management in Engineering, 11(3), 241-252. https://doi.org/10.1061/(ASCE)LM.1943-5630.0000127
Smith, D. K., & Tardif, M. (2009). Building Information Modeling: A Strategic Implementation Guide for Architects,
Engineers, Constructors, and Real Estate Asset Managers. Wiley.
Krygiel, E., & Nies, B. (2008). Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling. Wiley.
Laiserin, J. (2002). Comparing pommes and naranjas. AECbytes. Retrieved from
http://www.aecbytes.com/viewpoint/2004/issue_1.html
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      