2025

Representação Digital I

Nome: Representação Digital I
Cód.: ARQ02516I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC teórico-prática tem os seguintes objectivos específicos:
1. Compreender os princípios e fundamentos do Building Information Modeling (BIM);
2. Desenvolver habilidades práticas no uso de ferramentas de software BIM e desenho vetorial;
3. Aplicar técnicas de modelagem BIM para o desenvolvimento de projetos arquitetónicos detalhados;
4. Integrar conceitos de desenho vetorial na criação de representações precisas e técnicas de projetos;
5. Analisar e resolver problemas complexos de design utilizando metodologias digitais.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos concretizam-se através de:
1. Introdução ao desenho vectorial (Autocad);
1.1. Introdução ao Autodesk;
1.2. Configuração inicial e interface do usuário;
1.3. Criação e manipulação de famílias e componentes;
1.4. Modelagem de elementos arquitetónicos: paredes, pisos, tetos, portas, janelas;
2. Desenvolvimento e consolidação avançada de desenho vectorial (Autocad);
2.1. Coordenação de disciplinas: arquitetura, estrutura e MEP (mecânica, elétrica e hidráulica);
2.2. Detalhamento e documentação de projetos;
2.3. Interoperabilidade e troca de dados;
2.4. Exportação e importação no AutoCAD;
2.5. Coordenação e verificação de compatibilidade de modelos;
3. Introdução ao desenho BIM:
3.1. Definição e importância do BIM;
3.2. História e evolução do BIM;
3.3. Vantagens do BIM na construção civil e na arquitetura.

Métodos de Ensino

Aulas de prática teórico-prática, metodologias ativas de aprendizagem. Abordagem dialógica baseada na exposição de
conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na
conceção colaborativa de projetos. Aulas Teóricas: Introdução aos conceitos fundamentais de BIM e desenho vetorial.
Workshops Práticos: Sessões práticas de software, onde os alunos irão aprender e aplicar as ferramentas de BIM.
Projetos em Grupo: Desenvolvimento de projetos colaborativos, incentivando o trabalho em equipe e a integração de
diferentes disciplinas. Estudos de Caso: Análise de projetos reais que utilizam BIM e desenho vetorial.
Seminários e Palestras: Convidados especialistas para discutir tendências e práticas do mercado. Competências
transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e
em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares.

Avaliação

A classificação nesta unidade curricular pode resultar de um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou
exame final. A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)
Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)
Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) +
(0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)
Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.

Bibliografia

Eastman, C., Teicholz, P., Sacks, R., & Liston, K. (2011). BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for
Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors (2nd ed.). Wiley.
Azhar, S. (2011). Building information modeling (BIM): Trends, benefits, risks, and challenges for the AEC industry.
Leadership and Management in Engineering, 11(3), 241-252. https://doi.org/10.1061/(ASCE)LM.1943-5630.0000127
Smith, D. K., & Tardif, M. (2009). Building Information Modeling: A Strategic Implementation Guide for Architects,
Engineers, Constructors, and Real Estate Asset Managers. Wiley.
Krygiel, E., & Nies, B. (2008). Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling. Wiley.
Laiserin, J. (2002). Comparing pommes and naranjas. AECbytes. Retrieved from
http://www.aecbytes.com/viewpoint/2004/issue_1.html

Equipa Docente