2025
Projeto III
Nome: Projeto III
Cód.: ARQ02514I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC prático-laboratorial explora o desenvolvimento de estratégias para projetos de amplo espectro, indeterminados do ponto de vista da especialização programática e capazes de acolher programas diversificados. Com base na análise de exemplos arquetípicos, o estudante é incentivado a definir uma estratégia de projeto coerente, ancorada nos princípios de organização e de composição do espaço. O exercício visa a compreensão desses exemplos de referência, permitindo ao aluno estabelecer, questionar e desenvolver uma estratégia de projeto bem fundamentada. Está interligada com os conteúdos lecionados na UC Estudos de Paisagem I.
Objetivos específicos:
1. Ampliar o uso dos instrumentos de projeto;
2. Desenvolver a capacidade de pesquisa, leitura e observação crítica;
3. Aperfeiçoar a capacidade de comunicação do projeto;
4. Interpretar e analisar arquétipos como referência;
5. Reconhecer a importância de uma estratégia coerente, fundamentada e poética visando a multiplicidade de usos.
Objetivos específicos:
1. Ampliar o uso dos instrumentos de projeto;
2. Desenvolver a capacidade de pesquisa, leitura e observação crítica;
3. Aperfeiçoar a capacidade de comunicação do projeto;
4. Interpretar e analisar arquétipos como referência;
5. Reconhecer a importância de uma estratégia coerente, fundamentada e poética visando a multiplicidade de usos.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da UC concretizam-se através de:
1. Análise de arquétipos focados no espaço, luz, forma e composição espacial e formal, com ênfase na intemporalidade e permanência, e em usos múltiplos;
2. Ensaios analíticos e redesenho de casos representativos para promover a leitura crítica e aprofundar o conhecimento e cultura arquitetónica;
3. Desenvolvimento de exercícios práticos de projeto que aplicam os conceitos de composição e forma em soluções inovadoras;
4. Utilização de ferramentas e instrumentos de projeto como desenho técnico/manual, CAD, maquetas e simulações 3D para explorar e comunicar soluções projetuais;
5. Compreensão e integração do projeto no seu contexto.
1. Análise de arquétipos focados no espaço, luz, forma e composição espacial e formal, com ênfase na intemporalidade e permanência, e em usos múltiplos;
2. Ensaios analíticos e redesenho de casos representativos para promover a leitura crítica e aprofundar o conhecimento e cultura arquitetónica;
3. Desenvolvimento de exercícios práticos de projeto que aplicam os conceitos de composição e forma em soluções inovadoras;
4. Utilização de ferramentas e instrumentos de projeto como desenho técnico/manual, CAD, maquetas e simulações 3D para explorar e comunicar soluções projetuais;
5. Compreensão e integração do projeto no seu contexto.
Métodos de Ensino
Aulas de prática laboratorial, metodologias ativas de aprendizagem, co-docência. Carga horária semanal de 12 horas de contacto, acrescidas de 6 horas de acompanhamento tutorial. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Além de Problem/Project Based Learning, será incorporada o Studio Based Learning, em projetos em contexto real. Uso de recursos digitais: utilização de moodle e zoom para organizar materiais e facilitar a aprendizagem e a comunicação. Emprego de softwares de CAD/BIM e de simulação 3D. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares. O desenho e as maquetes como instrumentos de ensaio e experimentação conceptual.
Avaliação
Avaliação contínua e formativa, incentivando a autorreflexão e a melhoria. Baseada em apresentações de projetos, exposições orais, maquetes, recensões, participação em aulas, workshops, visitas de estudo e conferências. Os critérios comunicados no início do semestre, assegurando transparência e compreensão dos alunos. Os estudantes serão incentivados a participar na autoavaliação, na avaliação entre pares, e na definição dos momentos e critérios de avaliação, promovendo sua autonomia e reflexão crítica. A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.
Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.
Bibliografia
DURAND, Compendio de Lecciones de Arquitectura. Parte gráfica de los Cursos de Arquitectura. Madrid: Pronaos, 1981
MARTÍ ARÍS, Carlos, Las variaciones de la identidad. Ensayo sobre el tipo en Arquitectura. Barcelona: Ediciones Serbal, 1993
MONEO VALLÉS, Rafael, Sobre la noción de tipo. En la publicación: sobre el concepto de tipo en Arquitectura. Madrid: ETSAM, 1982
PALLADIO, Andrea; The Four Books on Architecture. Cambridge, Massachusetts, The MIT Press (Massachusetts Institute of Technology), 2002 (first MIT press paperback edition), 1997
RUSKIN, John, Las siete lamparas de la arquitectura
VIOLLET-LE-DUC, M., Dictionnaire raisonné de l?Architecture française du XIe au XVIe siècle. 3 vols. Paris: B. Balance, 1854
VITRUVIO, Tratado de Arquitectura. Tradução do latim, introdução e notas de M. Justino Maciel. Lisboa: Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia Civil, 1998
MARTÍ ARÍS, Carlos, Las variaciones de la identidad. Ensayo sobre el tipo en Arquitectura. Barcelona: Ediciones Serbal, 1993
MONEO VALLÉS, Rafael, Sobre la noción de tipo. En la publicación: sobre el concepto de tipo en Arquitectura. Madrid: ETSAM, 1982
PALLADIO, Andrea; The Four Books on Architecture. Cambridge, Massachusetts, The MIT Press (Massachusetts Institute of Technology), 2002 (first MIT press paperback edition), 1997
RUSKIN, John, Las siete lamparas de la arquitectura
VIOLLET-LE-DUC, M., Dictionnaire raisonné de l?Architecture française du XIe au XVIe siècle. 3 vols. Paris: B. Balance, 1854
VITRUVIO, Tratado de Arquitectura. Tradução do latim, introdução e notas de M. Justino Maciel. Lisboa: Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia Civil, 1998