2025

Arquitetura do Renascimento e Barroco

Nome: Arquitetura do Renascimento e Barroco
Cód.: ARQ02512I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Cultura e arquitetura do Renascimento ao Rococó.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC teórico-prática tem os seguintes objectivos específicos:
1. Estudar as arquiteturas do Renascimento, Maneirismo e Barroco, revelando sua cultura arquitetónica e dimensões existenciais;
2. Identificar criticamente e caracterizar edifícios e territórios desses períodos;
3. Desenvolver habilidades críticas sobre as relações entre espaço, forma e materialidade arquitetónicas;
4. Estimular a criatividade e o processo de projeto de arquitetura através da análise histórica;
5. Integrar a História da Arquitetura Portuguesa dentro do contexto do Renascimento e Barroco.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos são os seguintes:
1. Reencontro com a Antiguidade Clássica e permanências da Cultura Arquitetónica da Idade Média;
2. Territórios e Arquiteturas do Renascimento;
3. Territórios e Arquiteturas do Maneirismo;
4. Territórios e Arquiteturas do Barroco;
5. Territórios e Arquiteturas entre o Barroco e o Neo-Classicismo;
6. Permanências da Cultura Arquitetónica do Humanismo;
7. História da Arquitetura Portuguesa no Renascimento e Barroco.

Métodos de Ensino

Aulas de prática teórico-prática, metodologias ativas de aprendizagem. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas em contexto real e na conceção colaborativa de projetos. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares.

Avaliação

A classificação nesta unidade curricular pode resultar de um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou exame final.

Avaliação contínua = (0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)

Avaliação por exame de época normal = 0,50x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,50xE)

Avaliação por exame de época de recurso, exame de época especial e exame de época extraordinária = 0,40x[(0,25xA) + (0,25xC) + (0,25xC) + (0,25xD)] + (0,60xE)

A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).

Em que:
NotaFinal - não pode ser inferior a 10 valores.
A, B, C, D ? trabalhos práticos relativos a todas as componentes A, B, C e D indicadas nos conteúdos programáticos, cuja média aritmética não poderá ser inferior a 10 valores.
E ? exame cuja nota mínima é de 10 valores.

Bibliografia

Choay, Françoise 2007 [1980]. A regra e o modelo: sobre a teoria da arquitectura e do urbanismo. 2ª ed. rev. e aum. Trad. Tiago Marques. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Murray, Peter. 2006 [1981]. The Architecture of the Italian Renaissance, 3ª ed. London: Thames & Hudson.
Norberg-Schultz, Christian. 1999 [1979]. Arquitectura occidental. 3rd ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Panofsky, Erwin. 1955. “Introduction: The History of Art as a Humanistic discipline.” In Meaning in Visual Arts, 1-25. Garden City, NY: Anchor Books Edition.
Rodrigues, Maria João Madeira, Pedro Fialho de Sousa and Horácio Bonifácio. 2005 [1990]. Vocabulário técnico e crítico de arquitectura. 4th ed. [Lisboa]: Quimera.
Tafuri, Manfredo. 1982 [1976]. La arquitectura del umanismo. Madrid: Xarait.
Tafuri, Manfredo. 1998 [1992]. Sobre el renascimento. Madrid: Cátedra.
Wittkower, Rudolf. 1977 [1949]. Architectural principles in the Age of Humanism. London: Academy.

Equipa Docente