2025
Geometria Descritiva II
Nome: Geometria Descritiva II
Cód.: ARQ02510I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
As disciplinas de Geometria Descritiva lecionadas ao Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Évora veem o seu papel reforçado como ferramenta operativa de transmissão conceptual. Esta disciplina é essencial para a compreensão do espaço tridimensional e sua representação bidimensional.
Visando adaptar-se ao nível inicial de conhecimento dos alunos, pretende-se que estes desenvolvam capacidades de percepção espacial, visualização do entorno e percepção desse, organização e sistematização das ideias sobre o espaço e suas componentes. Dessa forma, as disciplinas objetivam dotar os alunos de conhecimentos sobre modos de representação do espaço existente e a transmissão conceptual das suas ideias.
Serão ministrados conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas de representação, começando pelas projeções iniciais e avançando para métodos como a dupla projeção ortogonal. A tripla projeção ortogonal (Axonometrias) e a representação em perspectiva completama a formação.
Visando adaptar-se ao nível inicial de conhecimento dos alunos, pretende-se que estes desenvolvam capacidades de percepção espacial, visualização do entorno e percepção desse, organização e sistematização das ideias sobre o espaço e suas componentes. Dessa forma, as disciplinas objetivam dotar os alunos de conhecimentos sobre modos de representação do espaço existente e a transmissão conceptual das suas ideias.
Serão ministrados conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas de representação, começando pelas projeções iniciais e avançando para métodos como a dupla projeção ortogonal. A tripla projeção ortogonal (Axonometrias) e a representação em perspectiva completama a formação.
Conteúdos Programáticos
1. Métodos rigorosos de representação triortogonal Axonometrias: isometria, Dimetria, Trimetria, cavaleira e militar.
Representação de círculos em axonometria.
2.Perspetiva Cónica Linear
Fundamentos do sistema
Sistema de planos, ponto de observação e ângulo visual
Representação dos diferentes planos
Representação de figuras geométricas elementares
Representação de sólidos e sólidos truncados
Métodos de traçado
3. Estudo e representação de superfícies
Estudo desuperfícies ? breve enquadramento
Esfera, Elipsoide, Toro ? Escocia, Paraboloide hiperbólico, Hiperboloide de revolução, Conoide Helicoide, Representação nos sistemas de Monge e Axonométricos, dos sólidos referidos.
Representação de círculos em axonometria.
2.Perspetiva Cónica Linear
Fundamentos do sistema
Sistema de planos, ponto de observação e ângulo visual
Representação dos diferentes planos
Representação de figuras geométricas elementares
Representação de sólidos e sólidos truncados
Métodos de traçado
3. Estudo e representação de superfícies
Estudo desuperfícies ? breve enquadramento
Esfera, Elipsoide, Toro ? Escocia, Paraboloide hiperbólico, Hiperboloide de revolução, Conoide Helicoide, Representação nos sistemas de Monge e Axonométricos, dos sólidos referidos.
Métodos de Ensino
As aulas serão de natureza teórica/prática.
Consistirão numa introdução expositiva teórica às matérias a serem lecionadas, com a respetiva aplicação prática, consubstancida em exercícios de naturezas adequadas.
Consistirão numa introdução expositiva teórica às matérias a serem lecionadas, com a respetiva aplicação prática, consubstancida em exercícios de naturezas adequadas.
Avaliação
As aulas serão teórico-práticas. O aluno deverá optar por um dos seguintes tipos de avaliação: contínua e final.
- Avaliação contínua, o aluno realizará um teste de frequência, os capítulos relativos com as matérias lecionadas, e um trabalho prático, constituído por exercícios diversos. A média obtida na avaliação final, corresponde à média aritmética simples das duas frequências das notas com um peso de 50% mais 40% da avaliação obtida nos trabalhos e 10% das presenças. O balanço da nota do trabalho não pode introduzir variações acima ou abaixo de um valor, a média das duas frequências. Se o aluno faltar a um parcial ou se as suas avaliações tiverem sido classificadas com menos de 8 valores, o sistema efectuará automaticamente a avaliação final.
- Na avaliação final o aluno realiza um teste no final do ano, abrangendo toda a matéria.
- Avaliação contínua, o aluno realizará um teste de frequência, os capítulos relativos com as matérias lecionadas, e um trabalho prático, constituído por exercícios diversos. A média obtida na avaliação final, corresponde à média aritmética simples das duas frequências das notas com um peso de 50% mais 40% da avaliação obtida nos trabalhos e 10% das presenças. O balanço da nota do trabalho não pode introduzir variações acima ou abaixo de um valor, a média das duas frequências. Se o aluno faltar a um parcial ou se as suas avaliações tiverem sido classificadas com menos de 8 valores, o sistema efectuará automaticamente a avaliação final.
- Na avaliação final o aluno realiza um teste no final do ano, abrangendo toda a matéria.
Bibliografia
ALBERTI, L.
De ReAedificatoria, (As leituras e a recepção do De Re Aedificatoria de Leon Battista Alberti- Mário Krüger)Coimbra, s/d
ASENSI, F.
Geometria Descriptiva, Madrid, Editorial Dossat, 14ª edição,1981
BIEMBENGUT, M.,
Número de ouro e secção áurea : considerações e sugestões para a sala de aula, Português.País: Brasil.Publicação: Blumenau : Furb, 1996
CHING, F., JUROSZEK Steven P.
Representação gráfica para desenho e projeto/ Francis D. K. Ching, Publicação: Barcelona : Gustavo Gilli, 2001
Le Corbusier (2004).
The Modulor: A Harmonious Measure to the Human Scale Universally Applicable to Architecture and Mechanics. Basel & Boston: Birkhäuser.
MORAL, B. Raya
Perspectiva, México ediciones Gustavo Gili, 1980
TERENO, M.
Apontamentos sobre perspectiva Rigorosa, U. Évora, 1989
Estudo de superfícies curvas, U. Évora, 2005
De ReAedificatoria, (As leituras e a recepção do De Re Aedificatoria de Leon Battista Alberti- Mário Krüger)Coimbra, s/d
ASENSI, F.
Geometria Descriptiva, Madrid, Editorial Dossat, 14ª edição,1981
BIEMBENGUT, M.,
Número de ouro e secção áurea : considerações e sugestões para a sala de aula, Português.País: Brasil.Publicação: Blumenau : Furb, 1996
CHING, F., JUROSZEK Steven P.
Representação gráfica para desenho e projeto/ Francis D. K. Ching, Publicação: Barcelona : Gustavo Gilli, 2001
Le Corbusier (2004).
The Modulor: A Harmonious Measure to the Human Scale Universally Applicable to Architecture and Mechanics. Basel & Boston: Birkhäuser.
MORAL, B. Raya
Perspectiva, México ediciones Gustavo Gili, 1980
TERENO, M.
Apontamentos sobre perspectiva Rigorosa, U. Évora, 1989
Estudo de superfícies curvas, U. Évora, 2005
Equipa Docente
- Maria do Céu Simões Tereno [responsável]