2023

Geometria Descritiva II

Nome: Geometria Descritiva II
Cód.: ARQ02510I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Enquadradas no Processo de Bolonha, as disciplinas de Geometria Descritiva lecionadas à Licenciatura em Arquitetura na Universidade de Évora, veem o seu papel reforçado relativamente ao carácter da disciplina como ferramenta operativa de transmissão conceptual.


É uma disciplina fundamental para a compreensão do espaço tridimensional e respetiva representação bidimensional.


Para essa finalidade, e tendo em consideração o nível de conhecimentos inicial dos alunos, pretende-se que os mesmos consigam desenvolver as suas capacidades de perceção do espaço, de visualização do entorno em que se movem, de perceção desse entorno, e posteriormente da organização e sistematização das ideias de espaço e suas componentes.


Deste modo as disciplinas visam dotar os alunos dos conhecimentos de modos de representação do espaço existente e transmissão conceptual das suas ideias.


Assim, serão administrados conhecimentos teóricos e práticos sobre os diversos sistemas de representação que vão desde conhecimentos iniciais sobre projeções, e posteriormente sobre métodos de representação como dupla projeção ortogonal (Sistema Diédrico) em que a representação da arquitetura, através das suas projeções, é essencial no processo criativo da própria arquitetura.


 A tripla projeção ortogonal (Axonometrias) e representação em perspetiva completam de modo fundamental o leque de formas de representação que um arquiteto deve conhecer.


O conhecimento dos vários tipos de representação e a seleção adequada do aluno face aos mesmos em função dos objetivos que se propõe transmitir são fundamentais para desenvolver um raciocínio geometricamente estruturado e proporcionar uma interação com o desenho realizado à mão livre, e fundamentalmente com as disciplinas de projeto. 

Conteúdos Programáticos


  1. 2.  PROGRAMA


 


  2.1. Métodos rigorosos de representação triortogonal


         2.1.1. Axonometrias: isometria, Dimetria, Trimetria, cavaleira e militar.


         2.1.2. Representação de círculos em axonometria.


 


2.2. Perspetiva Cónica Linear


 


         2.2.1. Fundamentos do sistema


         2.2.2. Sistema de planos, ponto de observação e ângulo visual


         2.2.3. Representação dos diferentes planos


         2.2.4. Representação de figuras geométricas elementares


         2.2.5. Representação de sólidos e sólidos truncados


         2.2.6. Métodos de traçado


         2.2.7. Teoria das Sombras – Algumas generalidades


         2.2.8. Sombras de pontos, retas e figuras planas


         2.2.9. Sombras de sólidos poliédricos e de revolução


         2.2.10. Montagem de perspetivas


         2.2.11. Aplicações práticas


 


 


 2.3. Estudo e representação de superfícies


 


2.3.1. Estudo desuperfícies – breve enquadramento


2.3.2. Esfera


        2.3.3. Elipsoide


        2.3.4. Toro – Escocia


        2.3.5. Paraboloide hiperbólico


        2.3.6. Hiperboloide de revolução


        2.3.7. Conoide


        2.3.8. Helicoide


        2.3.9. Representação nos sistemas de Monge e Axonométricos, dos


                  sólidos referidos

Métodos de Ensino

Exposição teórica de matéria e posterior desenvolvimento da mesma através da execução de trabalhos de aplicação prática.

Avaliação

Respeitando as normas em vigor, no regulamento escolar interno, a avaliação será de duas ordens: contínua e final.


  


         3.1. Avaliação contínua


 


         A avaliação será constituída por uma prova de frequência, respeitante aos capítulos de matéria lecionada, e por um trabalho de natureza prática, composto de diversos exercícios executados exclusivamente nas aulas práticas.        


         A média final obtida na avaliação, será correspondente à média aritmética simples das notas da frequência com um peso de 50% somada a 50% da avaliação obtida no trabalho:


         Nas frequências, as notas não poderão ser inferiores a 8 valores, tal como está estipulado no Regulamento Escolar Interno.


 


         3.2. Avaliação final


 


         Quem optar pelo regime de avaliação final, submeter-se-á a uma prova no final do ano letivo, que abrangerá toda a matéria.


         Se o aluno faltar a uma das avaliações parciais, passará automaticamente a optar pela avaliação final.


         Se o aluno obtiver nota inferior a 8 valores, numa das provas de avaliação, terá de optar pelo exame final.

Bibliografia

4. BIBLIOGRAFIA


 


ABAJO, F. Javier Rodrigues de


              Geometria Descriptiva -Sistema Diédrico -Tomo I


              Sistema de Perspectiva Caballera – Tomo IV


              Sistema Cónico – Tomo V


 


ALBUQUERQUE, Luís


              Geometria Descritiva, Edição da Associação Académica de


              Coimbra, 1946


 


ASENSI, F. Izquierdo


              Geometria Descriptiva, Madrid, Editorial Dossat, 14ª edição, 1981


 


CARDOSO, Armando


               Elementos de Geometria Descritiva, Lisboa, Livraria Bertrand


               Sombras e Perspectiva, Lisboa, Livraria Bertrand


 


CHING, F.


               Architectural Graphics, Grã-Bretanha, the Architectural Press,


               Ltd.  1986


 


F.T.D.


              Tratado prático de Perspectiva, Barcelona, Editorial Gustavo Gili,


              1933


 


GILL, Robert W.


              Creative Perspective, Londres, Thames and Hudson, 1975


              Desenho de Perspectiva, Lisboa, Editorial presença, 1989


 


KRILOW, N./ LOBANDYEVSKY, X / MEN, S.


               Descriptive Geometry,Moscow, Mir Publishers, 1974


 


MORAL, B. Raya


               Perspectiva, México ediciones Gustavo Gili, 1980


 


PARRAMÓN, José m.


               Como Dibujar en Perspectiva, Barcelona, Parramón ediciones,


               1989


 


PINHEIRO, Carlos da Silva


               Perspectiva, Lisboa, E.S.B.A.L. – Departamento de Arquitectura


 


PINHEIRO, Carlos da Silva, SOUSA, Pedro Fialho


               Desenho – TPU 55, Lisboa, Instituto Português de Ensino à


               Distância, 1980


 


RICCA, Guilherme


               Geometria Descritiva – Método de Monge, Lisboa, Fundação


               Calouste Gulbenkian, 1992


 


TERENO, Maria do Céu Simões


                Apontamentos sobre Perspectiva Rigorosa, Universidade de


                Évora, 1989


TERENO, Maria do Céu Simões


                Estudo de superfícies curvas, Universidade de Évora, 2005


TERENO, Maria do Céu Simões


                Perspectiva linear, Universidade de Évora, 2005


 


THOMAE, Reiner


                 Perspectiva e Axonometria, México, Editorial Gustavo Gili, 1981


 


 

Equipa Docente