2025
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Arquitetura da Antiguidade e Idade Média
	Nome: Arquitetura da Antiguidade e Idade Média
      
      
	Cód.: ARQ02506I
      
      
	3 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/78 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Arquitectura
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            	  Apresentação
		     A disciplina será lecionada em português.
		
	  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      A arquitetura enquanto cultura e técnica do habitat desde a Pré-história até o Gótico.
Apresentar um quadro histórico de caráter informativo e reflexivo da arquitetura e da cidade como núcleo civilizacional. Incentivar a prática da leitura e da crítica abrangente da obra de arte e da arquitetura, necessária à formação do arquiteto; Conhecer, analisar e interpretar as obras de arte e arquitetura que configuram o conjunto da cultura desde a pré-história até o fim da Idade Média.
Transmitir aos alunos os marcos teóricos dos modos de projeção e organização espacial e técnica das civilizações.
Estabelecer as relações entre o processo de urbanização, produção cultural e arquitetura.
	  Apresentar um quadro histórico de caráter informativo e reflexivo da arquitetura e da cidade como núcleo civilizacional. Incentivar a prática da leitura e da crítica abrangente da obra de arte e da arquitetura, necessária à formação do arquiteto; Conhecer, analisar e interpretar as obras de arte e arquitetura que configuram o conjunto da cultura desde a pré-história até o fim da Idade Média.
Transmitir aos alunos os marcos teóricos dos modos de projeção e organização espacial e técnica das civilizações.
Estabelecer as relações entre o processo de urbanização, produção cultural e arquitetura.
Conteúdos Programáticos
		  		      Arquitetura da Pré História
Mesopotâmia e Egito - Crescente Fértil
Arquitetura Grega
Arquitetura Romana
Arquitetura Bárbara ou Paleocristã
Arquitetura Bizantina
Arquitetura Islâmica
Arquitetura Românica
Arquitetura Gótica
	  Mesopotâmia e Egito - Crescente Fértil
Arquitetura Grega
Arquitetura Romana
Arquitetura Bárbara ou Paleocristã
Arquitetura Bizantina
Arquitetura Islâmica
Arquitetura Românica
Arquitetura Gótica
Métodos de Ensino
		  		      Aulas expositivas com suporte de recursos audiovisuais;
Leituras programadas de bibliografia básica, com avaliação parcial;
Trabalhos sobre obras e projetos específicos, com elaboração de monografias.
	  Leituras programadas de bibliografia básica, com avaliação parcial;
Trabalhos sobre obras e projetos específicos, com elaboração de monografias.
Avaliação
		  		      4. METODOLOGIAS ENSINO / AVALIAÇÃO
 
4.1. Coerência das metodologias de ensino com objetivos da U. C.
Pretende-se que os alunos disponham de instrumentos de representação para transmitir de forma completa as suas ideias. As aulas serão de natureza teórica/prática.
Conforme o Regulamento Académico , a avaliação será: contínua e final.
4.2. Avaliação contínua
Consistirá numa prova de frequência, sobre a matéria leccionada, num trabalho prático, composto de diversos exercícios. A avaliação contínua será a nota conjunta dos trabalhos executados nas aulas com valor de (40%). A restante será uma frequência com valor de (50%). A assiduidade terá o valor de (10%).
4.3. Avaliação final
O aluno submeter-se-á a uma prova no final do semetre respetivo, que abrangerá toda a matéria.
A falta a uma das avaliações parciais conduz à avaliação final.
Nota inferior a 8 valores, numa das provas de avaliação, conduz a exame final.
	  4.1. Coerência das metodologias de ensino com objetivos da U. C.
Pretende-se que os alunos disponham de instrumentos de representação para transmitir de forma completa as suas ideias. As aulas serão de natureza teórica/prática.
Conforme o Regulamento Académico , a avaliação será: contínua e final.
4.2. Avaliação contínua
Consistirá numa prova de frequência, sobre a matéria leccionada, num trabalho prático, composto de diversos exercícios. A avaliação contínua será a nota conjunta dos trabalhos executados nas aulas com valor de (40%). A restante será uma frequência com valor de (50%). A assiduidade terá o valor de (10%).
4.3. Avaliação final
O aluno submeter-se-á a uma prova no final do semetre respetivo, que abrangerá toda a matéria.
A falta a uma das avaliações parciais conduz à avaliação final.
Nota inferior a 8 valores, numa das provas de avaliação, conduz a exame final.
Bibliografia
		  		      AMIET, Pierre. As Civilizações Antigas do Médio Oriente. Tradução de Alcides de Campos. Lisboa, Publicações Europa-América, 1971
BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Perspetiva, 2001
DUBY, Georges, O Tempo das Catedrais. Arte e Sociedade 980-1420, Lisboa, Estampa, 1970
ELIADE, M. O Sagrado e o Profano; a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1996
GIEDION, Siegfried| Space, Time and Architecture| 1967
GOITIA, Fernando Chueca| Breve História do urbanismo| 1989, Ed.Presença, Lda., Lisboa
GROS, Pierre , L'architecture romaine 1, Les monuments publiques , Paris, Picard, 1996
ORDAN, R, Furneaux. História da Arquitetura no Ocidente. Camarate: Verbo, 1985
PEVSNER, Nikolaus. Panorama da Arquitetura Ocidental. S. Paulo: Martins Fontes, 2002
KOCH, Wilfried. Dicionário dos Estilos Arquitetónicos. S. Paulo: Martins Fontes, 2004
VITRUVIUS POLLIO. Tratado de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2007
ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2002
	  BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Perspetiva, 2001
DUBY, Georges, O Tempo das Catedrais. Arte e Sociedade 980-1420, Lisboa, Estampa, 1970
ELIADE, M. O Sagrado e o Profano; a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1996
GIEDION, Siegfried| Space, Time and Architecture| 1967
GOITIA, Fernando Chueca| Breve História do urbanismo| 1989, Ed.Presença, Lda., Lisboa
GROS, Pierre , L'architecture romaine 1, Les monuments publiques , Paris, Picard, 1996
ORDAN, R, Furneaux. História da Arquitetura no Ocidente. Camarate: Verbo, 1985
PEVSNER, Nikolaus. Panorama da Arquitetura Ocidental. S. Paulo: Martins Fontes, 2002
KOCH, Wilfried. Dicionário dos Estilos Arquitetónicos. S. Paulo: Martins Fontes, 2004
VITRUVIUS POLLIO. Tratado de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2007
ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2002
Equipa Docente
- Maria do Céu Simões Tereno [responsável]
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      