2025
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Geometria Descritiva I
	Nome: Geometria Descritiva I
      
      
	Cód.: ARQ02504I
      
      
	3 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/78 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Arquitectura
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            	  Apresentação
		     A disciplina será lecionada em português.
		
	  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      A Geometria Descritiva 1, assume um papel fundamental como ferramenta operativa de transmissão conceptual. Esta disciplina é essencial para a compreensão do espaço tridimensional e sua representação bidimensional, contribuindo significativamente para a formação dos futuros arquitectos.
Desenvolvimento da Percepção do Espaço:
Ajudar os alunos a compreender e interpretar o espaço tridimensional que os rodeia.
Melhorar a capacidade de visualização mental de formas e volumes complexos.
Representação Bidimensional:
Ensinar técnicas de projecção e representação bidimensional de objectos tridimensionais.
Desenvolver a capacidade de criar desenhos técnicos precisos que possam ser utilizados na prática arquitectónica.
Sistematização das Ideias de Espaço:
Facilitar a organização e sistematização de conceitos espaciais.
Proporcionar ferramentas para a análise e síntese de formas geométricas complexas.
Aplicação Prática:
Aplicação dos conceitos de Geometria Descritiva em projectos de arquitetura.
	  Desenvolvimento da Percepção do Espaço:
Ajudar os alunos a compreender e interpretar o espaço tridimensional que os rodeia.
Melhorar a capacidade de visualização mental de formas e volumes complexos.
Representação Bidimensional:
Ensinar técnicas de projecção e representação bidimensional de objectos tridimensionais.
Desenvolver a capacidade de criar desenhos técnicos precisos que possam ser utilizados na prática arquitectónica.
Sistematização das Ideias de Espaço:
Facilitar a organização e sistematização de conceitos espaciais.
Proporcionar ferramentas para a análise e síntese de formas geométricas complexas.
Aplicação Prática:
Aplicação dos conceitos de Geometria Descritiva em projectos de arquitetura.
Conteúdos Programáticos
		  		      2. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
2.1.Bases geométricas das formas arquitetónicas
2.2. A representação do método europeu e americano
 
2.3. Definição e caracterização do método europeu e americano
2.4. Eleição da orientação do objeto arquitetónico
2.5. Eleição- Escala
2.6. Tipos de linhas e precedências
2.7. Cortes e secções
2.8. Cotagem
2.9. Sombras
2.9.1. Ponto, reta, figuras planas, sólidos, sólidos sobrepostos
2.9.2. Sombra projetada por figuras geométricas em planos frontais
 
3. A representação tridimensional
 
3.1. Definição e caracterização da axonometria
3.2. A eleição do tipo de axonometria (isometria, dimetria, trimetria, cavaleira e militar), de acordo com o objeto arquitetónico a representar
3.3. Métodos de construção de uma axonometria
3.4. A axonometria explodida
3.5. Cortes axonométricos
3.6. A utilização da transparência
	  2.1.Bases geométricas das formas arquitetónicas
2.2. A representação do método europeu e americano
2.3. Definição e caracterização do método europeu e americano
2.4. Eleição da orientação do objeto arquitetónico
2.5. Eleição- Escala
2.6. Tipos de linhas e precedências
2.7. Cortes e secções
2.8. Cotagem
2.9. Sombras
2.9.1. Ponto, reta, figuras planas, sólidos, sólidos sobrepostos
2.9.2. Sombra projetada por figuras geométricas em planos frontais
3. A representação tridimensional
3.1. Definição e caracterização da axonometria
3.2. A eleição do tipo de axonometria (isometria, dimetria, trimetria, cavaleira e militar), de acordo com o objeto arquitetónico a representar
3.3. Métodos de construção de uma axonometria
3.4. A axonometria explodida
3.5. Cortes axonométricos
3.6. A utilização da transparência
Métodos de Ensino
		  		      A disciplina de representação arquitetónica é fundamental para os alunos de arquitetura, fornecendo-lhes os conhecimentos necessários sobre as diversas formas de representação do espaço existente e a transmissão conceitual de suas ideias. O objetivo principal é capacitar os alunos a reconhecer e identificar formas arquitetónicas, além de desenvolver habilidades teóricas e práticas essenciais para o seu processo criativo.
Capacitar os alunos a selecionar o tipo de representação adequado aos objetivos de seus projetos.
Desenvolver um raciocínio geometricamente estruturado.
A escolha correta do sistema de representação em função dos objetivos específicos facilita a compreensão do projeto por todas as partes envolvidas e melhora a qualidade do trabalho arquitetônico. Além disso, a habilidade de alternar entre diversas formas de representação enriquece o processo criativo e oferece uma base sólida para o desenvolvimento de soluções arquitetónicas inovadoras.
	  Capacitar os alunos a selecionar o tipo de representação adequado aos objetivos de seus projetos.
Desenvolver um raciocínio geometricamente estruturado.
A escolha correta do sistema de representação em função dos objetivos específicos facilita a compreensão do projeto por todas as partes envolvidas e melhora a qualidade do trabalho arquitetônico. Além disso, a habilidade de alternar entre diversas formas de representação enriquece o processo criativo e oferece uma base sólida para o desenvolvimento de soluções arquitetónicas inovadoras.
Avaliação
		  		      As aulas serão de natureza teórica/prática.
Consistirão numa introdução expositiva teórica às matérias a serem lecionadas, com a respetiva aplicação prática, consubstancida em exercícios de naturezas adequadas.
As aulas serão teórico-práticas. O aluno deverá optar por um dos seguintes tipos de avaliação: contínua e final.
- Avaliação contínua No regime de avaliação contínua, o aluno realizará dois testes de frequência, os capítulos relativos às matérias leccionadas, e um trabalho prático, constituído por exercícios diversos. A média obtida na avaliação final, corresponde à média aritmética simples das duas frequências das notas com um peso de 50% mais 40% da avaliação obtida nos trabalhos e 10% das presenças. O balanço da nota do trabalho não pode introduzir variações acima ou abaixo de um valor, a média das duas frequências. Se o aluno faltar a um parcial ou se as suas avaliações tiverem sido classificadas com menos de 8 valores, o sistema efectuará automaticamente a avaliação final.
	  Consistirão numa introdução expositiva teórica às matérias a serem lecionadas, com a respetiva aplicação prática, consubstancida em exercícios de naturezas adequadas.
As aulas serão teórico-práticas. O aluno deverá optar por um dos seguintes tipos de avaliação: contínua e final.
- Avaliação contínua No regime de avaliação contínua, o aluno realizará dois testes de frequência, os capítulos relativos às matérias leccionadas, e um trabalho prático, constituído por exercícios diversos. A média obtida na avaliação final, corresponde à média aritmética simples das duas frequências das notas com um peso de 50% mais 40% da avaliação obtida nos trabalhos e 10% das presenças. O balanço da nota do trabalho não pode introduzir variações acima ou abaixo de um valor, a média das duas frequências. Se o aluno faltar a um parcial ou se as suas avaliações tiverem sido classificadas com menos de 8 valores, o sistema efectuará automaticamente a avaliação final.
Bibliografia
		  		      ABAJO, F. 
Geometria Descriptiva -Sistema Diédrico -Tomo I, IV, V
ASENSI, F.
Geometria Descriptiva, Madrid, Editorial Dossat, 14ª edição, 1981
CHING, F.
Architectural Graphics, Grã-Bretanha, the Architectural Press, Ltd. 1986
GILL, R
Creative Perspective, Londres, Thames and Hudson, 1975
Desenho de Perspetiva, Lisboa, Editorial presença, 1989
MORAL, B.
Perspectiva, México ediciones Gustavo Gili, 1980
PARRAMÓN, J.,
Como Dibujar en Perspectiva, Barcelona, Parramón ediciones, 1989
TERENO, M.
Apontamentos sobre Perspetiva Rigorosa, Universidade de Évora, 1989
Estudo de superfícies curvas, Universidade de Évora, 2005
Perspetiva linear, Universidade de Évora, 2005
THOMAE, R., Perspectiva e Axonometria, México, Editorial G. Gili, 1981
	  Geometria Descriptiva -Sistema Diédrico -Tomo I, IV, V
ASENSI, F.
Geometria Descriptiva, Madrid, Editorial Dossat, 14ª edição, 1981
CHING, F.
Architectural Graphics, Grã-Bretanha, the Architectural Press, Ltd. 1986
GILL, R
Creative Perspective, Londres, Thames and Hudson, 1975
Desenho de Perspetiva, Lisboa, Editorial presença, 1989
MORAL, B.
Perspectiva, México ediciones Gustavo Gili, 1980
PARRAMÓN, J.,
Como Dibujar en Perspectiva, Barcelona, Parramón ediciones, 1989
TERENO, M.
Apontamentos sobre Perspetiva Rigorosa, Universidade de Évora, 1989
Estudo de superfícies curvas, Universidade de Évora, 2005
Perspetiva linear, Universidade de Évora, 2005
THOMAE, R., Perspectiva e Axonometria, México, Editorial G. Gili, 1981
Equipa Docente
- Maria do Céu Simões Tereno [responsável]
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      