2025

Projeto I

Nome: Projeto I
Cód.: ARQ02502I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Int. à composição arquitectónica explorando conceitos arquitectónicos e os cinco sentidos na Cidade de Évora (grupo), investigando sobre projecto e desenho de arquitecto/arquitectura moderna internacional (grupo), e projectando um dispositivo urbano com espaços que potenciem um sentido (individual)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os conhecimentos a adquirir pelos estudantes centram-se na capacidade de identificação dos elementos identitários da cidade, e compreender a arquitectura enquanto espaço sensorial, social e cultural apreendido através de um percurso arquitectónico.

Procurar-se-á, através de exercícios específicos motivar os estudantes a:
a) desenvolver aptidões de observação crítica e de análise da cidade e de arquitectura, com ênfase no espaço e nas suas diversas dimensões;
b) aplicar os conhecimentos e aptidões num exercício de projecto.

As competência a adquirir e/ou desenvolver são:
- trabalho de grupo: definição de estratégias, organização de tarefas, comunicação dos resultados;
- utilização de instrumentos de projecto: investigação histórica, compreensão e interpretação do desenho técnico e seus códigos de representação, interpretação de desenhos pela produção de maquetes 3D, interpretação de textos, etc.
- compreensão de conceitos: espaço, escala, composição, harmonia, módulo, etc.

Conteúdos Programáticos

Estudo da organização, composição, e significados socioculturais do espaço como elemento fundador da arquitectura, incluindo uma breve introdução às questões da materialidade.
Introdução aos meios de comunicação em arquitectura.
1. Exercício 1. Cidade de Évora: utilizando a cidade onde se localiza a universidade, utilizar-se-á o percurso como sequência espacial urbana que reflecte o tempo (evolução histórica) e define espaços (rua, largo, praça, beco, etc.).
2. Exercício 2. Cultura arquitectónica: definindo um arquitecto de referência (nacional ou internacional), conhecer uma sua obra através da pesquisa de documentação original para redesenho e elaboração de maqueta de uma obra.
3. Exercício 3. Arquitectura: introdução à escala humana - workshops exploram as potencialidades da linha, do plano e do volume na produção de espaço; segue-se o desenvolvimento de uma proposta arquitectónica que produza um espaço de encontro, explorando diversos conceitos (relação interior/exterior, etc.)

Métodos de Ensino

As aulas serão dadas em regime de ensino prático e laboratorial, num total de 12 horas de contacto semanal, a que se somam 6 horas de acompanhamento tutorial.
Os conteúdos programáticos serão introduzidos pela/o docente através de aulas interactivas, dentro ou fora da sala de aula, com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo, workshops e acompanhamento (individual ou em grupo) dos trabalhos.
Os exercícios serão desenvolvidos nas aulas, sob a orientação da/o professor/a.
Incentiva-se a apresentação oral e a produção de feedback pelos estudantes aos seus pares. A avaliação é contínua e formativa, resultando do acompanhamento dos trabalhos ao longo do semestre, e será realizada com base na demonstração do domínio dos conteúdos leccionados. Aos estudantes será solicitada a proposta de rubricas.

Avaliação

A classificação resulta do regime de avaliação contínua (avaliação mínima de 9/20 é condição para ter acesso à avaliação final, em época de exame).
A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas). Caso exceda o número de faltas, poderá o estudante submeter-se ao exame de época de recurso. A realização do exame de época especial e do exame de época extraordinária carece de validação por parte dos Serviços Académicos.
Consta de dois exercícios preliminares, assiduidade/participação, exercícios complementares, e um exercício de projectol (03) com entrega e apresentação em época de exame.
Nota Final = 0,5 x [(0,1xExerc01) + (0,2xExerc02) + (0,5xExerc03) + (0,1xAss/part) + (0,1xExercComp)] + (0,5xFinal) = maior ou igual a 10 (dez) valores.
A avaliação por exame de época de recurso, exame de época de especial e exame de época extraordinária tem os seguintes componentes:
Nota Final = 0,5 x [(0,2xExerc01) + (0,3xExerc02) + (0,5xExerc03)] + (0,5xFinal) = maior ou igual a 10

Bibliografia

CAMPO BAEZA, Alberto (2018) A ideia construída. Casal de Cambra: Caleidoscópio. ISBN: 978-989-658-539-6. LEOES 72 Campo Baeza CAM i

HERTZBERGER, Herman (1999) Lições de Arquitectura. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes (LEOES 72.012 HER)

Le CORBUSIER; SEQUEIRA, Marta (2010) Modulor: ensaio sobre uma medida harmónica à escala humana aplicável universalmente à arquitectura e à mecânica. Lisboa: Orfeu Negro ISBN: 978-989-95565-7-7. (LEOES 72.01"19" COR m)

PALLASMAA, Juhani (2014) The eyes of the skin. Wiley. ISBN: 978-1-119-94128-6. (LEOES 72.01 PAL e)

TÁVORA, Fernando (1999) Da organização do espaço. Porto: FAUP publicações. ISBN: 972-9483-22-1. (CLAV 711 TAV d)

TUAN, Yi-Fu (2011). Space and place: the perspective of experience. Minneapolis: University of Minnesota Press. Original edition, 1977. ISBN: 0-8166-0808-3. (CLAV 712.25 TUA s)

ZUMTHOR, Peter (2006) Atmosferas. Barcelona: Gustavo Gili. ISBN: 978-84-252-2169-9. (LEOES 72 Zumthor ZUM a)