2023

Horticultura

Nome: Horticultura
Cód.: FIT13889L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos devem adquirir os conhecimentos fundamentais sobre a situação atual da horticultura a nível mundial e nacional, perspetivas de desenvolvimento, técnicas utilizadas e tecnologias inovadoras. Mediante o reconhecimento dos fatores limitantes da produção, em simultâneo com o conhecimento da fisiologia das plantas deverão ser capazes de analisar as técnicas de produção mais adequadas quer ao ar livre quer com recurso a métodos de proteção, para casos específicos.
Assim os estudantes deverão ser capazes de avaliar situações concretas e adequar as tecnologias à produção hortícola pretendida e à realidade climática e socioeconómica.
As suas competências devem-lhe permitir planear e orientar explorações hortícolas sustentáveis bem como corrigir erros detetados.

Conteúdos Programáticos

1. PANORÂMICA ATUAL
Perspetiva mundial e nacional. Aspetos de mercado.
Regiões produtoras e calendário.
Identificação das espécies hortícolas. Classificação das culturas hortícolas.
2. TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Rotações. Métodos de implantação. Sementeira vs Plantação.
Horticultura protegida. Forçagem e semi-forçagem.
Fitorreguladores.
Sistemas de fertilização e rega
Culturas sem solo. Substratos e soluções nutritivas.
3. PROPAGAÇÃO
Via Vegetativa. Enxertia.
Via seminal. As sementes e ensaios de germinação.
Viveiros.
4. ESTUDO DE CULTURAS PRINCIPAIS FAMÍLIAS, COM INTERESSE ECONÓMICO RELEVANTE
Asteráceas-alface, chicória; Apiáceas-cenoura; Aliáceas–cebola, alho; Brassicáceas–couve portuguesa, brócolos, nabo; Cucurbitáceas–melão; Fabáceas–ervilha; Rosáceas-morango; Solanáceas–tomate, batata. Em cada serão abordados os seguintes aspetos: Taxonomia. Interesse económico. Aspetos fisiológicos. Sistemas culturais. Implantação e condução. Pós-colheita e comercialização.

Métodos de Ensino

A aprendizagem de conceitos fundamentais será através de aulas expositivas com recurso a meios de projeção audiovisual e textos técnicos e científicos a serem apresentados e discutidos. O acompanhamento presencial tem como complemento as materiais disponíveis no Moodle, bem como a indicação de sites e leituras facultativas.
As competências de carácter prático serão também adquiridas na sala de aula, com pesquisa autónoma sobre os temas em estudo. As visitas de estudo a empresas localizadas em regiões de produção hortícola, Litoral Alentejano, Zona Oeste e Montijo devem ser alvo de um trabalho crítico sobre cada uma delas identificando erros e propondo soluções.
A avaliação consistirá na realização de provas escritas, 2 testes e/ou 1 exame, com peso de 70%, e de trabalhos de grupo realizados em aula (30%) que façam a integração dos conhecimentos adquiridos na u.c., (como por exemplo uma proposta de rotação hortícola para uma zona determinada

Bibliografia

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Roberts, J.A. & R. Hooley. 1988. Plant Growth Regulators. Chapman & Hall, New York.