2025

Tecnologia do Solo e das Culturas

Nome: Tecnologia do Solo e das Culturas
Cód.: FIT12218L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

objectivos fundamentais: 1) fazer a interligação dos conhecimentos anteriores em solos, clima e fisiologia vegetal no processo de produção de culturas; 2) Estudar os princípios gerais de produção

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Interligação de conhecimentos em solos, clima e fisiologia.
Operações gerais de cultura;
Projecto de um plano geral de operações

Conteúdos Programáticos

Rotação de culturas
Técnicas de Mobilização do Solo
Técnicas de Sementeira/Plantação
Controlo de Infestantes

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas
Aulas teórico-práticas
Elaboração de trabalhos
Elaboração de um plano geral de Operações
Discussão oral do trabalho

Avaliação

Esta Unidade Curricular só comporta a avaliação final, que será obtida da seguinte forma:

Avaliação Final: os alunos terão que realizar obrigatoriamente um trabalho prático (plano de exploração agrícola) em grupo, durante as aulas teórico práticas, trabalho que terá de ser discutido oralmente, também em grupo. Se o aluno tiver uma nota igual ou superior a 12 valores no trabalho prático e maior ou igual a 12 valores na discussão, a nota final do aluno será:

Nota final = Nota do trabalho prático (50 %) + Nota da discussão (50 %)

Caso o aluno obtenha uma nota inferior a 12 valores, em qualquer um dos componentes (trabalho prático e discussão) terá obrigatoriamente de realizar um exame escrito e a nota final será:

Nota final= Nota do trabalho prático (40 %) + Nota da discussão (40%) + Nota do exame escrito (20 %)

Caso o aluno obtenha uma nota final inferior a 9,5 valores, nas componentes anteriores, terá que realizar um exame escrito de recurso e, neste caso, a nota final será:

Nota Final = (Nota do exame de recurso + nota do trabalho prático)/2
Se a nota do trabalho prático tiver sido superior a 10 valores e superior à nota do exame de recurso, desde que a nota deste, seja superior a 9,5 valores. Caso não se verifiquem estas condições, a nota final será:

Nota Final = nota do exame de recurso

Bibliografia

Carvalho,M e Azevedo, A. Rotação de culturas Universidade de Évora
Crop production in dry regions vol 1 I. Arnon
Elements d Écologie et D´Agronomie J. Duthil
Le Profil Cultural S. Henin