2023

Fisiologia e Exercício na Pessoa Idosa

Nome: Fisiologia e Exercício na Pessoa Idosa
Cód.: DES14658O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC pretende promover o domínio dos fundamentos que suportam a prática do exercício como indutor da saúde e funcionalidade, considerando a especificidade das alterações fisiológicas associada ao envelhecimento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos
Conhecer as alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento e as sequentes alterações do funcionamento físico e cognitivo.
Conhecer a associação entre o envelhecimento, a funcionalidade e a suscetibilidade a eventos negativos.
Conhecer instrumentos de avaliação da funcionalidade da pessoa idosa.
Conhecer os fundamentos teóricos que suportam a prática do exercício no envelhecimento.
Competências:
Adquirir a competência para efetuar um rastreio identificando os principais défices funcionais e cognitivos na pessoa idosa.
Adquirir competências para contribuir para o delineamento de intervenções com exercício dirigido à pessoa idosa em equipa multidisciplinar.



Conteúdos Programáticos

1.Alterações fisiológicas e funcionais associadas ao envelhecimento.
Principais alterações no sistema músculo-esquelético e no sistema nervoso e consequentes alterações da funcionalidade física e cognitiva.
Envelhecimento, disfuncionalidade, dependência e suscetibilidade aos eventos negativos.
Avaliação funcional na pessoa idosa e estabelecimento das necessidades de intervenção.
2.O exercício como um indutor da saúde e autonomia no envelhecimento.
Fundamentos teóricos de suporte da relevância do exercício no envelhecimento ativo e saudável.
Recomendações para a prática de exercício na pessoa idosa.
Programas de exercício dirigidos à pessoa idosa – características especificidades e valências.
A sessão de exercício
Estrutura.
Objetivos.
Características dos exercícios e especificidade dos seus efeitos.
3.Boas práticas e colaboração transdisciplinar na promoção do envelhecimento ativo e saudável.



Métodos de Ensino

Os conteúdos foram selecionados e organizados hierarquicamente de modo que os alunos atinjam progressivamente e sustentadamente os objetivos da UC. Primeiro são criados conhecimentos de base, depois são abordados conteúdos mais específicos e particulares.
As aulas TP decorrerão em módulos. Os conteúdos da UC serão lecionados recorrendo a metodologias expositivas, exploração de material didático disponibilizado através da plataforma moodle da UC ou acedido através de motores de busca online como a B-ON. Será privilegiada a experiênciação dos conteúdos práticos, nomeadamente de utilização de instrumentos de avaliação e de realização e análise de exemplos de exercícios físicos critério. Toda o ensino-aprendizagem será consolidado por pesquisa em estudos científicos.
A avaliação será feita em dois regimes:
Avaliação contínua: realização de uma prova escrita individual (50%) e de um trabalho em grupo (50%); O aluno terá de obter para cada elemento de avaliação classificação ≥ 9,5 valores.

Bibliografia

ACSM (2021) ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11th edition. Philadelphia: Wolters Kluwer,
Mendes, F.; Pereira, C.; & Bravo, J. (2020). Envelhecer em Segurança no Alentejo. Compreender para agir. (Ed. UÉ). ISBN: 978-989-99122-9-8. Évora, PT. Disponível em: http://hdl.handle.net/10174/29932
Pereira, C.; Rosado, H.; Bravo, J.; Mendes, F.; Veiga, G.; Almeida, G.; Carús, P.; Marmeleira, J.; Reis, G.; Barros, M.L.; Zangão, M.O.; Chora, M.A.; Batalha, N.; Raimundo, A.; Fernandes, J.; Ferreira, A.; Saias, J.; & Mestre, T. (2017). Manual de avaliação funcional para o risco de quedas em pessoas idosas. Évora, Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-1-2. Disponível em: http://hdl.handle.net/10174/21840
Poon, L. W., Chodzko-Zajko, W., & Tomporowski, P. D. (Eds.). (2006). Active living, cognitive functioning, and aging. Champaign, IL: Human Kinetics.
Spirduso, W., Francis, K., & Macrae, P. (2005). Physical Dimensions of Aging (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.



Equipa Docente